Dólar hoje 5,130
25° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Justiça
Postada em 10/04/2024 15:58 | Por Assessoria - TJ/AL

TJAL realiza curso para facilitadores de construção de paz em Arapiraca

Conciliadores e mediadores, servidores e voluntários de unidades parceiras que desenvolvem atividades junto a Justiça Restaurativa participam do encontro
25 pessoas participam do curso de formação de facilitadores de construção de paz em Arapiraca - Foto: Assessoria

Mediadores e conciliadores de Arapiraca participaram, nos dias 08 e 09 de abril, do curso de formação de facilitadores de círculo de construção de paz nos moldes de Kay Pranis. Servidores do Poder Judiciário alagoano e voluntários de unidades parceiras que desenvolvem atividades junto a Justiça Restaurativa participaram do encontro.

Professores do curso de psicologia e de direito da Faculdade Cesmac do Agreste, representantes da OAB de Arapiraca e um grupo de professores da Escola Estadual de tempo Integral Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), participaram do curso.

A turma é composta por 25 pessoas que ainda terão dois encontros nos dias 18 e 26 de abril, além de aula pratica.

Cultura de paz nas escolas

Valkiria Malta, coordenadora do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos de Arapiraca (Cejuscs) e coordenadora do curso, explicou que o projeto começará a ser desenvolvido na comunidade escolar.

“A Justiça Restaurativa aplicada na ambiência escolar visa não apenas à transformação de conflitos, mas, primordialmente, o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento do senso de pertencimento e de autorresponsabilização de todos os integrantes da comunidade", disse

A servidora completa que “essas técnicas de círculos restaurativos também serão trabalhadas no presídio do Agreste e para algumas unidades criminais de Arapiraca”.

O curso foi ministrado pela servidora Moacyra Rocha, Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Moacira enfatizou que o curso vem "para promover a cultura de paz nas escolas em Arapiraca e, por via de consequência, diminuir a violência, principalmente a estrutural".

O juiz José Miranda, coordenador do Cejusc de Arapiraca e Coordenador da Justiça Restaurativa, esteve presente na abertura do curso.

Este curso é de iniciativa do Nupemec seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça em busca promover a pacificação da sociedade através de métodos adequados de resolução do conflitos.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram