Dólar hoje 5,117
26° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Justiça
Postada em 01/03/2024 17:53 | Atualizada em 02/03/2024 11:37 | Por Assessoria - TJ/AL

Tribunal de Justiça regulariza quase imóveis em Palmeira dos Índios

Títulos de propriedade foram entregues por meio do programa Moradia Legal
Representantes do Tribunal de Justiça e da Prefeitura entregaram títulos de propriedade em Palmeira dos Índios - Foto: TJ/AL

O título de propriedade foi entregue em ação do Moradia Legal, programa de regularização fundiária do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A iniciativa tem apoio de Prefeituras e da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL). Ao todo, 271 imóveis foram regularizados em Palmeira dos Índios.

O aposentado Abdias Patrício, de 70 anos, foi outro beneficiado. "Esse título é uma grande coisa porque a gente não tem condição. Nosso salário não dá pra tudo, tem que dividir com remédio, escola dos filhos. Pra mim é uma bênção de Deus", contou.

A aposentada Maria de Lourdes, de 62 anos, era só felicidade segurando o documento da casa. Ela mora no imóvel há 24 anos. "Não tive condição de pagar a escritura porque adoeci e deixei de trabalhar. Agora estou muito feliz. Esse documento é uma bênção".

O presidente do TJAL, Fernando Tourinho, participou da solenidade de entrega dos títulos, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifal), em Palmeira.

"Estou e estarei sempre muito emocionado de participar deste importante programa que é o Moradia Legal", disse o desembargador, ressaltando que o TJAL está trabalhando para beneficiar cada vez mais pessoas com o documento de suas casas. "Queremos voltar a Palmeira no final do ano para atender outras famílias", afirmou.

Esta foi a terceira vez que o Moradia Legal atendeu famílias de baixa renda em Palmeira dos Índios. De acordo com o prefeito Júlio Cezar, de cada dez imóveis, pelo menos quatro não são regularizados no município.

"As pessoas não regularizam porque não têm condições. Os custos são altos. Então, o Moradia Legal corrige isso socialmente".

O prefeito enalteceu o olhar social do Judiciário. "Esse é um programa incrível, com um alcance social muito grande, chegando na ponta para as pessoas que mais precisam. Quando a gente dá as mãos com o Poder Judiciário, a gente consegue alcançar um resultado melhor".

Benefícios

O coordenador do programa, desembargador Carlos Cavalcanti, afirmou que o título de propriedade não é um documento qualquer. "Não é um simples papel. Costumo dizer que é o documento mais importante de qualquer cidadão depois de seus documentos pessoais".

O desembargador reforçou que, com o título, a pessoa passa a ser, de fato, dona do imóvel. Carlos Cavalcanti destacou outros benefícios do programa.

"Ele traz segurança jurídica. Proporciona ainda aumento no valor nominal do imóvel, de aproximadamente 30%. A pessoa pode também transferir o bem em vida ou em razão de morte para os sucessores".

Participaram da solenidade os juízes Nelson Tenório e Ricardo Cavalcante, além de servidores do TJAL, vereadores, advogados e representantes do Executivo e do Legislativo municipal.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram