Estudo publicado na Revista Cancer Medicine indicou que cada 12 meses de aleitamento materno pode reduzir em 4,3% a possibilidade de desenvolver câncer de mama. “E isso é cumulativo: a cada nascimento, esse risco reduz 7%”, disse à Agência Brasil a coordenadora de Assistência do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), Maíra Domingues.
Segundo a pesquisa, isso acontece em mulheres de diferentes países, rendas, idades, entrada na menopausa, grupos étnicos e idade do primeiro parto em todo o mundo. “O que a gente tem são diversas evidências robustas que revelam esse dado de redução do câncer de mama”, explicou Maíra.
Ela informou que o Banco de Leite Humano sempre recomenda o aleitamento materno, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante seis meses, de forma exclusiva e, após seis meses, até dois anos ou mais, de forma continuada.
“São justamente [com] esses dois anos ou mais [que se] ganha a proteção para o câncer de mama. Muitas famílias perguntam por que é preciso amamentar por dois anos ou mais se o bebê está fazendo alimentação em casa. Porque amamentar vai muito além de alimentar a criança. Amamentar é proteção não só para a criança, mas também para a mulher. Esses benefícios se estendem para ela”.
A coordenadora sustentou que a recomendação do IFF/Fiocruz é esta: que a criança pode ser amamentada por dois anos ou mais também para proteger contra o câncer de mama.
Ela reforçou que amamentar traz outros benefícios a curto, médio e longo prazos para mãe e a criança. Além do laço afetivo com o filho, a mulher se beneficia pela redução do risco de câncer de ovário, de ter diabetes e algumas doenças cardiovasculares.
Para as crianças, ela destacou a proteção contra doenças diarreicas e infecções respiratórias, como pneumonia; melhor formação e desenvolvimento da região orofacial; desenvolvimento da linguagem; redução do risco de má oclusão dentária; redução de doenças mais à frente, como obesidade e diabetes, entre outras.
Há, ainda, estudos que mostram que o leite humano tem células-tronco que trazem outra dimensão, inclusive, terapêutica. “O fato de o leite humano ter células-tronco mostra o quanto esse alimento tem um potencial enorme, que vai muito além da alimentação da criança”.
Risco relativo
Além de contribuir para o desenvolvimento do vínculo afetivo entre mãe e filho, amamentar gera diversos benefícios para a saúde infantil e materna, entre os quais está a diminuição do risco de ter câncer de mama.
O mastologista do Hospital do Coração, Afonso Nazário, esclareceu, entretanto, que esse não é um risco absoluto e individual, mas relativo para uma população. “Suponha que o risco de certa população, para ter câncer de mama, é de 100 casos para cada 100 mil mulheres. Quando o risco relativo diminui 4%, essa redução é sobre a população geral. Se o risco relativo de câncer de mama aumenta 20%, não é que ela, a pessoa, vai ter 20% mais de risco. É em relação à população geral. Se determinada população tem 100 casos de câncer para 100 mil mulheres, quando o risco aumenta 20%, vai ter 120 mulheres – 20 a mais – para cada 100 mil”, explicou.
Nazário esclareceu que mulheres que amamentam pelo menos um ano têm 4% menos risco em relação à população em geral. Se agregar um novo parto, essa dimensão aumenta mais 7%. Isso resultaria em 11%, mas não é um risco absoluto daquela mulher, mas em relação à população geral. O mastologista destacou que esse efeito protetor é quando a mulher está em idade jovem, abaixo de 35 anos e, principalmente, abaixo de 25 anos, porque o epitélio mamário é mais suscetível ao câncer nessa fase da vida. O especialista frisou que “tudo que aumenta o risco, quanto mais jovem a mulher, maior o impacto”, afirmou. Acima de 35 anos, o efeito protetor da amamentação deixa de existir.
Ao se tornar mãe antes dos 25 anos, o risco relativo de câncer de mama na pós-menopausa reduz em 35% em comparação com as mulheres que nunca tiveram filhos. Depois disso, as chances de desenvolver a doença passam a aumentar.
Afonso afirmou, contudo, que o efeito protetor da amamentação durante mais de um ano ocorre, inclusive, em formas agressivas de câncer de mama (caso de tumores triplo-negativos, quando detectados precocemente). O risco pode diminuir em cerca de 20%.
Nas mulheres com câncer de mama que apresentam mutações hereditárias, chamadas mutações BRCA1, a amamentação também reduz a manifestação da doença em cerca de 22% a 50%. “Mesmo nascendo com uma mutação agressiva, tem como diminuir esse risco”, disse. Amamentação e estilo de vida são fatores que contribuem para isso.
O médico do Hcor citou estudo feito pelas universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Amazonas (Ufam), no ano passado, com populações ribeirinhas e de Manaus. A pesquisa revelou que não existe taxa de mortalidade de câncer de mama nas populações indígenas.
Foram analisados vários dados, incluindo idade, gestação, parto e amamentação. “A única coisa que a gente achou como efeito protetor foi a amamentação”, afirmou.
Os dados das mulheres indígenas foram comparados aos das mulheres de Manaus e o único fato diferente é que as indígenas amamentam durante cinco ou seis anos, em média. “Isso é muito maior do que a população não indígena. É um efeito protetor absurdo”, opinou. Mulheres da capital amazonense também amamentam os filhos, mas não chegam a esse número. Mesmo as indígenas que vão morar em Manaus mantêm a cultura de amamentar os filhos muito tempo e não têm câncer de mama.
Teorias
Membro da Comissão de Mastologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o médico Guilherme Novita disse que as mulheres que amamentam têm menos câncer de mama do que as que não amamentam. Acredita-se que isso acontece por duas coisas. “Durante o período da amamentação, o ovário da mulher fica em uma fase de dormência em que não produz os hormônios do ciclo menstrual. Normalmente, quando a mulher está amamentando, não tem menstruação. A gente sabe que os hormônios do ciclo menstrual causam alterações nas células mamárias, do tipo proliferação de células e posterior descamação. E isso favorece que surja um câncer ali no meio”, opinou.
Outra teoria diz que, quando a mulher amamenta, em especial em uma fase mais jovem, ocorrem algumas modificações no nível das células mamárias que tornariam essa célula mais estável e menos suscetível a agentes ambientais oncológicos. Essa teoria é menos aceita, segundo Novita.
A grande questão, segundo o médico, é que não se estudou mulheres que tiveram gravidez a termo e amamentaram. “Geralmente, eles separam o muito do muito pouco. Comparam mulheres que tenham tido vários filhos, acima de três, principalmente de comunidades rurais onde o acesso à prevenção de gravidez é mais difícil, que têm idade do primeiro parto mais cedo, com mulheres de cidades grandes, que têm mais acesso a métodos anticoncepcionais que, geralmente, não têm filhos em idade muito jovem e têm número menor de filhos ou que nunca tiveram filhos. Quando se faz essa comparação, você vê que as mulheres que tiveram mais filhos têm menos câncer de mama. A gravidez previne câncer de mama e a amamentação também previne. Quanto, a gente não sabe”, acentuou.
Benefícios
O médico estimou que estudos sobre benefícios da amamentação das mulheres têm que ser vistos com cuidado porque, muitas vezes, estão comparando mães de populações rurais, com hábitos e expectativas de vida diferentes, com populações urbanas.
“Se pegar um país em desenvolvimento, encontrará predomínio maior de uma população rural, gestações mais precoces, mais gestações, mais amamentação. E as pessoas não têm expectativa de vida longa por questões de falta de cuidados básicos, como saneamento, e acabam tendo menos câncer de mama”, frisou.
Na avaliação de Novita, ninguém defende que a mulher amamente exclusivamente para se prevenir de câncer de mama. “Não amamentar também não é um risco tão alto. O fato de não terem filhos ou não terem amamentado não muda tanto, principalmente se os filhos [vieram] após os 35 anos de idade. O maior benefício da amamentação é, realmente, a nutrição da criança, ainda mais em um país como o Brasil em que, em alguns lugares, há dificuldade de alimentar. É fundamental para o desenvolvimento e diminuição da mortalidade infantil”, acentuou.
Um benefício adicional da amamentação acaba sendo a redução do câncer de mama. Destacou, entretanto, que “é um benefício não tão fundamental assim. Não precisa você indicar amamentação para prevenção de câncer”. O especialista concordou, entretanto, que amamentar reduz o risco de câncer de mama, “mas transformar isso em números é muito difícil de ser feito. A gente sempre recomenda a amamentação”, finalizou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você está em uma boa posição para fazer um grande avanço. Sua sensibilidade funciona a seu favor. Dá a você uma visão sobre coisas que os outros não percebem. A boa notícia é que isso vem com uma força extra de ancoragem que o ajuda a ser mais prático em suas decisões e racional em suas ações. Esta maravilhosa combinação ajuda você a alcançar o sucesso e a boa sorte que merece. Previsão para 07/12/2025
Não fique muito viciado no espírito livre que pode dominar as horas da manhã. Divirta-se nesse momento, mas todas as coisas boas devem acabar em algum momento. Você pode ser chamado para um trabalho mais sério ao anoitecer. Em vez de seguir em frente e trabalhar para fazer as coisas da maneira que deseja, seja mais sensível aos outros e mais fundamentado em sua abordagem. Previsão para 07/12/2025
Você pode sentir que está chegando a um clímax emocional dramático em relação a um assunto que leva para o lado pessoal. Há uma força forte despertando seus sentimentos, mas isso não significa que você precise perder o controle. Enquanto essa emoção cresce dentro de você, há uma força sólida e estável que o ajuda a manter os pés no chão. Essa tábua de salvação está sempre disponível quando você precisa dela, então confie nela. Previsão para 07/12/2025
Tenha cuidado para não deixar sua natureza errática e obstinada dominar a cena. Siga o fluxo e seja mais sensível às pessoas ao seu redor. Mantenha-se ancorado, focado e consciente de suas emoções. Pode ser mais fácil falar do que fazer, mas esse tipo de comportamento é fundamental para aproveitar ao máximo o dia de hoje. Há oportunidade de fazer as coisas de uma maneira um pouco diferente da que você tem feito. Previsão para 07/12/2025
Você pode ser repreendido por algo que não cuidou adequadamente. Há uma sensação maravilhosamente expansiva no dia que você deve aproveitar. Não se preocupe muito com as pequenas coisas. Não fique sobrecarregado com o que você fez de errado. Há tantas outras coisas maravilhosas para comemorar. Por que estragá-los com detalhes minuciosos? Previsão para 07/12/2025
O início do dia pode começar turbulento e descontraído. O objetivo do jogo para você será se divertir. Com o passar do dia, você sentirá que precisa se organizar mais. Você tem que começar a planejar com antecedência e se concentrar em quais tarefas você precisa realizar e quando. Previsão para 07/12/2025
Você pode sentir um pouco de tensão e resistência com alguém no início do dia, mas as coisas vão melhorar à medida que a noite se aproxima. As pessoas serão mais flexíveis com o passar do dia e mais receptivas à sua perspectiva. Quanto mais organizado e fundamentado você estiver, mais espaço haverá para expansão e crescimento em todas as diferentes partes do seu mundo. Previsão para 07/12/2025
Você pode ser pego em um dilema difícil. Sua atenção às necessidades de outras pessoas pode levá-lo a dramas dos quais você não deseja participar. Como resultado, você pode ficar indeciso e sem saber como proceder. Você deve encontrar o equilíbrio entre cuidar de suas necessidades e ter consideração pelos outros. Você terá certeza de sua decisão depois de tomá-la. Previsão para 07/12/2025
Depois de controlar seus sentimentos, você poderá ser mais expansivo em outras partes de sua vida. Você pode diversificar, alcançar outras pessoas e fazer conexões importantes que o ajudarão a avançar em direção ao sucesso e à boa sorte. Há oportunidades disponíveis para você hoje, então não estrague tudo deixando suas emoções tomarem conta de você! Previsão para 07/12/2025
Em vez de direcionar toda a sua energia para fora e dominar a conversa com suas ideias, considere ouvir. Deixe as ideias fluírem do seu jeito. Seja receptivo a opiniões e ideias. Uma maravilhosa expansão mental e emocional ocorre quando você recebe, em vez de ficar tão preocupado em projetar. Esteja mais focado no que está acontecendo internamente, em vez de tão preocupado com os acontecimentos externos. Previsão para 07/12/2025
As coisas estarão mais a seu favor com o passar do dia. Uma energia descontraída e sensível domina a atmosfera. Será mais fácil para você ser você mesmo. Suas qualidades amorosas e nutridoras são acentuadas. Você pode sentir vontade de comprar mantimentos e preparar uma refeição maravilhosa para você e outras pessoas. Você fica feliz em abrir sua casa e oferecer sua hospitalidade. Previsão para 07/12/2025
Você pode sentir que está girando hoje, especialmente à medida que o fim do dia se aproxima. Nada parece estar indo do seu jeito. As coisas não são tão ruins quanto você pensa. Muito provavelmente, parte do seu desconforto tem a ver com a antecipação dos próximos eventos. Podem ocorrer tensões difíceis quando você fica irritado sem motivo. Não torne a situação pior do que o necessário. Previsão para 07/12/2025