Estudo publicado na Revista Cancer Medicine indicou que cada 12 meses de aleitamento materno pode reduzir em 4,3% a possibilidade de desenvolver câncer de mama. “E isso é cumulativo: a cada nascimento, esse risco reduz 7%”, disse à Agência Brasil a coordenadora de Assistência do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), Maíra Domingues.
Segundo a pesquisa, isso acontece em mulheres de diferentes países, rendas, idades, entrada na menopausa, grupos étnicos e idade do primeiro parto em todo o mundo. “O que a gente tem são diversas evidências robustas que revelam esse dado de redução do câncer de mama”, explicou Maíra.
Ela informou que o Banco de Leite Humano sempre recomenda o aleitamento materno, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante seis meses, de forma exclusiva e, após seis meses, até dois anos ou mais, de forma continuada.
“São justamente [com] esses dois anos ou mais [que se] ganha a proteção para o câncer de mama. Muitas famílias perguntam por que é preciso amamentar por dois anos ou mais se o bebê está fazendo alimentação em casa. Porque amamentar vai muito além de alimentar a criança. Amamentar é proteção não só para a criança, mas também para a mulher. Esses benefícios se estendem para ela”.
A coordenadora sustentou que a recomendação do IFF/Fiocruz é esta: que a criança pode ser amamentada por dois anos ou mais também para proteger contra o câncer de mama.
Ela reforçou que amamentar traz outros benefícios a curto, médio e longo prazos para mãe e a criança. Além do laço afetivo com o filho, a mulher se beneficia pela redução do risco de câncer de ovário, de ter diabetes e algumas doenças cardiovasculares.
Para as crianças, ela destacou a proteção contra doenças diarreicas e infecções respiratórias, como pneumonia; melhor formação e desenvolvimento da região orofacial; desenvolvimento da linguagem; redução do risco de má oclusão dentária; redução de doenças mais à frente, como obesidade e diabetes, entre outras.
Há, ainda, estudos que mostram que o leite humano tem células-tronco que trazem outra dimensão, inclusive, terapêutica. “O fato de o leite humano ter células-tronco mostra o quanto esse alimento tem um potencial enorme, que vai muito além da alimentação da criança”.
Risco relativo
Além de contribuir para o desenvolvimento do vínculo afetivo entre mãe e filho, amamentar gera diversos benefícios para a saúde infantil e materna, entre os quais está a diminuição do risco de ter câncer de mama.
O mastologista do Hospital do Coração, Afonso Nazário, esclareceu, entretanto, que esse não é um risco absoluto e individual, mas relativo para uma população. “Suponha que o risco de certa população, para ter câncer de mama, é de 100 casos para cada 100 mil mulheres. Quando o risco relativo diminui 4%, essa redução é sobre a população geral. Se o risco relativo de câncer de mama aumenta 20%, não é que ela, a pessoa, vai ter 20% mais de risco. É em relação à população geral. Se determinada população tem 100 casos de câncer para 100 mil mulheres, quando o risco aumenta 20%, vai ter 120 mulheres – 20 a mais – para cada 100 mil”, explicou.
Nazário esclareceu que mulheres que amamentam pelo menos um ano têm 4% menos risco em relação à população em geral. Se agregar um novo parto, essa dimensão aumenta mais 7%. Isso resultaria em 11%, mas não é um risco absoluto daquela mulher, mas em relação à população geral. O mastologista destacou que esse efeito protetor é quando a mulher está em idade jovem, abaixo de 35 anos e, principalmente, abaixo de 25 anos, porque o epitélio mamário é mais suscetível ao câncer nessa fase da vida. O especialista frisou que “tudo que aumenta o risco, quanto mais jovem a mulher, maior o impacto”, afirmou. Acima de 35 anos, o efeito protetor da amamentação deixa de existir.
Ao se tornar mãe antes dos 25 anos, o risco relativo de câncer de mama na pós-menopausa reduz em 35% em comparação com as mulheres que nunca tiveram filhos. Depois disso, as chances de desenvolver a doença passam a aumentar.
Afonso afirmou, contudo, que o efeito protetor da amamentação durante mais de um ano ocorre, inclusive, em formas agressivas de câncer de mama (caso de tumores triplo-negativos, quando detectados precocemente). O risco pode diminuir em cerca de 20%.
Nas mulheres com câncer de mama que apresentam mutações hereditárias, chamadas mutações BRCA1, a amamentação também reduz a manifestação da doença em cerca de 22% a 50%. “Mesmo nascendo com uma mutação agressiva, tem como diminuir esse risco”, disse. Amamentação e estilo de vida são fatores que contribuem para isso.
O médico do Hcor citou estudo feito pelas universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Amazonas (Ufam), no ano passado, com populações ribeirinhas e de Manaus. A pesquisa revelou que não existe taxa de mortalidade de câncer de mama nas populações indígenas.
Foram analisados vários dados, incluindo idade, gestação, parto e amamentação. “A única coisa que a gente achou como efeito protetor foi a amamentação”, afirmou.
Os dados das mulheres indígenas foram comparados aos das mulheres de Manaus e o único fato diferente é que as indígenas amamentam durante cinco ou seis anos, em média. “Isso é muito maior do que a população não indígena. É um efeito protetor absurdo”, opinou. Mulheres da capital amazonense também amamentam os filhos, mas não chegam a esse número. Mesmo as indígenas que vão morar em Manaus mantêm a cultura de amamentar os filhos muito tempo e não têm câncer de mama.
Teorias
Membro da Comissão de Mastologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o médico Guilherme Novita disse que as mulheres que amamentam têm menos câncer de mama do que as que não amamentam. Acredita-se que isso acontece por duas coisas. “Durante o período da amamentação, o ovário da mulher fica em uma fase de dormência em que não produz os hormônios do ciclo menstrual. Normalmente, quando a mulher está amamentando, não tem menstruação. A gente sabe que os hormônios do ciclo menstrual causam alterações nas células mamárias, do tipo proliferação de células e posterior descamação. E isso favorece que surja um câncer ali no meio”, opinou.
Outra teoria diz que, quando a mulher amamenta, em especial em uma fase mais jovem, ocorrem algumas modificações no nível das células mamárias que tornariam essa célula mais estável e menos suscetível a agentes ambientais oncológicos. Essa teoria é menos aceita, segundo Novita.
A grande questão, segundo o médico, é que não se estudou mulheres que tiveram gravidez a termo e amamentaram. “Geralmente, eles separam o muito do muito pouco. Comparam mulheres que tenham tido vários filhos, acima de três, principalmente de comunidades rurais onde o acesso à prevenção de gravidez é mais difícil, que têm idade do primeiro parto mais cedo, com mulheres de cidades grandes, que têm mais acesso a métodos anticoncepcionais que, geralmente, não têm filhos em idade muito jovem e têm número menor de filhos ou que nunca tiveram filhos. Quando se faz essa comparação, você vê que as mulheres que tiveram mais filhos têm menos câncer de mama. A gravidez previne câncer de mama e a amamentação também previne. Quanto, a gente não sabe”, acentuou.
Benefícios
O médico estimou que estudos sobre benefícios da amamentação das mulheres têm que ser vistos com cuidado porque, muitas vezes, estão comparando mães de populações rurais, com hábitos e expectativas de vida diferentes, com populações urbanas.
“Se pegar um país em desenvolvimento, encontrará predomínio maior de uma população rural, gestações mais precoces, mais gestações, mais amamentação. E as pessoas não têm expectativa de vida longa por questões de falta de cuidados básicos, como saneamento, e acabam tendo menos câncer de mama”, frisou.
Na avaliação de Novita, ninguém defende que a mulher amamente exclusivamente para se prevenir de câncer de mama. “Não amamentar também não é um risco tão alto. O fato de não terem filhos ou não terem amamentado não muda tanto, principalmente se os filhos [vieram] após os 35 anos de idade. O maior benefício da amamentação é, realmente, a nutrição da criança, ainda mais em um país como o Brasil em que, em alguns lugares, há dificuldade de alimentar. É fundamental para o desenvolvimento e diminuição da mortalidade infantil”, acentuou.
Um benefício adicional da amamentação acaba sendo a redução do câncer de mama. Destacou, entretanto, que “é um benefício não tão fundamental assim. Não precisa você indicar amamentação para prevenção de câncer”. O especialista concordou, entretanto, que amamentar reduz o risco de câncer de mama, “mas transformar isso em números é muito difícil de ser feito. A gente sempre recomenda a amamentação”, finalizou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Será como se você estivesse em um mundo novo e esperançoso hoje, Áries. As pessoas que você conhecer serão cordiais e atenciosas, e o futuro parecerá um lugar brilhante e atraente para se viver. Em outras palavras, é como um sonho fabuloso, e o despertador certamente o acordará em breve. É verdade que a sensação gloriosa não durará muito, então aproveite o dia. A realidade às vezes é doce. Previsão para 05/12/2024
Porque você tende a pensar em tudo agora, Touro, um dia como este só pode ser benéfico. Ultimamente tem sido difícil para você encontrar satisfação no reino do mundo conhecido, mas hoje lhe oferece uma jornada para outra percepção, que é intangível e irreal. Você pode achar isso gratificante, especialmente se tentar alguma atividade artística, esotérica ou religiosa. Previsão para 05/12/2024
Há dias em que você se sente maravilhoso sem poder atribuir a sensação a nenhum acontecimento real. É claro que sua mente racional procurará uma razão para sua felicidade. Mas se você contar o número de vezes que faz coisas contra a sua vontade, fica óbvio que a lógica e a razão nem sempre se aplicam a este mundo. Nem tente entender. Apenas aproveite! Previsão para 05/12/2024
O dia seguinte deve ser excelente, Câncer. Nos últimos dias você tem procurado um sentido para a vida. Houve mudanças em sua ocupação principal, novos relacionamentos, ambições explosivas. Hoje você pode deixar de lado todo esse exame de consciência. É provável que você prepare uma grande mistura de toda a experiência e seja grato pela vida emocionante que leva agora! Previsão para 05/12/2024
Você provavelmente estará perfeitamente sintonizado com o dia seguinte, Leo. Claro, é tentador fugir da realidade e das dificuldades do momento. Mas outras vezes, quando você é tão compassivo e acha fácil ouvir, como hoje, a vida é realmente gratificante. As pessoas acham sua companhia reconfortante e agradável e provavelmente agradecerão por isso. Dias assim não são ótimos? Previsão para 05/12/2024
Não tente controlar o que acontece hoje, Virgem, porque você não conseguirá entender o que está acontecendo. Como poderia ser de outra forma quando as correntes coletivas estão interferindo na sua vida? Você pode fazer um exame de consciência porque pode sentir que é apenas um grão de areia em um vasto universo. Não perca muito tempo olhando para o umbigo. Procure ao seu redor algumas das respostas. Previsão para 05/12/2024
Esse tipo de dia estranho não acontece com frequência, Libra. Vai parecer que você não sabe mais o que quer. Você tem vontade de decolar para o outro lado do globo? As pessoas não vão te entender e você vai pensar que explicar-se é inútil. A melhor coisa a fazer pode ser desconectar-se de suas atividades habituais e dar um passeio. Você não tem nada a perder. Previsão para 05/12/2024
Outros países representam verdadeiras aberturas para você? Esta é uma pergunta que você terá que responder em breve. Isso pode ser verdade, mas também pode ser uma ilusão que lhe dá uma explicação simplista para a insatisfação que você sente agora na sua vida profissional. Pense nisso porque algumas decisões importantes que você está prestes a tomar dependem disso. Você também não é o único a considerar. Previsão para 05/12/2024
Você vai pensar que este é um período estranho. Não é, Sagitário. É que hoje não será como os outros. Olhe ao redor e você verá que as pessoas estão deprimidas ou tentando manter uma boa fachada. É como se muitas pessoas – você em particular – estivessem sendo confrontadas com seus sonhos sem serem capazes de agir de acordo com eles. Esta não é uma situação fácil de se estar. Previsão para 05/12/2024
Hoje, Capricórnio, você pode ter a chance de fazer uma viagem ao redor do mundo para visitar palácios fabulosos e vivenciar um amor atemporal, e tudo - veja só - totalmente grátis! Isso poderia ser chamado de teste de sensibilidade ao universo de Walt Disney. Deus sabe que você não é um estranho total nisso! Até agora, você aprendeu com a experiência que a terra da fantasia é para Mickey Mouse. Previsão para 05/12/2024
Você vai flutuar hoje, Aquário. Você não falará, ficará com sono e seu humor não será dos melhores. OK, perfeito! Volte ao seu romance, faça várias sestas e faça o mínimo possível, porque é isso que você quer fazer. Não se preocupe, castor ocupado, esse período vai passar. E você sabe o que? Você não está sozinho aqui. Acontece com todo mundo de vez em quando. Flua com isso. Previsão para 05/12/2024
Você certamente está com um humor estranho hoje, Peixes. É verdade que as coisas têm corrido bem nos últimos dias, mas tome cuidado para não se deixar enganar. O orgulho vem antes da queda, como dizem. Hoje você deve ter cuidado com seu comportamento em relação ao seu amante. A atitude do seu parceiro pode desanimá-lo, mas foi você quem se desviou da realidade. Fique longe de qualquer ponto de gatilho que possa explodir em uma discussão. Previsão para 05/12/2024