Dólar hoje 5,160
22° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Mulher
Postada em 21/12/2015 23:17 | Por Todo Segundo

Shampoo de café: misturar o grão no cosmético não traz benefícios aos cabelos

A cafeína até ajuda na saúde dos cabelos, mas a substância deve ser manipulada sozinha no produto
Shampoo de café: misturar o grão no cosmético não traz benefícios aos cabelos - Foto: Divulgação
Dra. Tatiana Gabbi

O shampoo de café vem se tornando uma moda na internet, prometendo diversos benefícios ao cabelo. A cafeína é um alcaloide, um nutriente que aparece naturalmente no café e no chá e vem sendo cada vez mais utilizado em cosméticos devido a sua alta atividade biológica e a sua capacidade de penetrar a barreira da pele. As formulações cosméticas utilizam cafeína em concentrações que variam de 1 a 5%, dependendo da intenção de uso do produto. O uso da cafeína em formulações para os cabelos decorre do fato de que ela atua na mesma via que a finasterida, inibindo a enzima 5 alfa-redutase que leva à produção do hormônio (DHT) que afina os fios.

Um passo importante para entendermos se a cafeína poderia ou não funcionar nos cabelos seria a capacidade de absorção dessa substância quando usada de forma local. Alguns estudos já comprovaram que a absorção da cafeína através dos fios é alta e rápida. A absorção é a chave para o efeito cosmético da cafeína. O grande problema é que nesses estudos foi utilizada a substância ativa cafeína em concentrações e formulações que facilitam a absorção dessa substância e não o café.

Usar o shampoo de café, em que o grão é diretamente misturado ao produto, não pode ser considerado a mesma coisa, pois a cafeína é apenas um dos componentes do café e, portanto, não há como saber ao certo a real concentração em que ela está nesta mistura. Além disso, as partículas sólidas e muito grandes são provavelmente menos absorvidas em comparação com as partículas que são tratadas quimicamente para se tornarem mais permeáveis. Portanto, se você deseja ter os benefícios dessa substância é preferível usar um produto que já tenha cafeína em sua fórmula do que misturar o seu xampu com café.
E quais seriam esses benefícios?

Os estudos mostram o efeito da cafeína como antioxidante, como indutora da microcirculação e na redução do acúmulo de gordura. Esses mecanismos podem levar a uma maior nutrição dos fios, contribuindo para o seu crescimento. Além disso, estudos in vitro mostraram que mesmo em ambientes com baixíssimas concentrações de cafeína houve um maior crescimento dos fios. É importante dizer que esses estudos foram conduzidos em laboratório e não foram ainda reproduzidos em pessoas.

Conforme dito anteriormente, no couro cabeludo masculino, esse efeito acontece porque a cafeína inibe a enzima 5 alfa-redutase, responsável pela produção de um hormônio que tem a capacidade de induzir o afinamento dos fios de cabelos em indivíduos que sofrem de alopecia androgenética masculina, ou seja: na calvície masculina. Estudos mais recentes mostraram uma ação da cafeína também no couro cabeludo feminino, que seria mais sensível à cafeína do que o masculino, ou seja: funcionaria mesmo em concentrações menores. Nas mulheres, esse estudo mostrou que o mecanismo envolvido é o prolongamento da fase de crescimento dos cabelos.

Portanto, o efeito da cafeína no crescimento dos fios está documentado na literatura e os estudos realmente apontam para um resultado benéfico tanto no couro cabeludo dos homens como no das mulheres.

O maior problema de misturar xampu com café é que não sabemos a real concentração (ou a penetração) da cafeína neste caso. Eu recomendo procurar um dermatologista que vai indicar um xampu ou uma fórmula feita em farmácia de manipulação com a quantidade ideal deste ativo para você. Além disso, pode ser necessário associar vitaminas orais e até mesmo excluir alguma doença do cabelo ou dos fios, que deveria ser tratada de outra maneira.

Finalmente, dependendo do tipo de xampu usado e de como ficar o pH e outras propriedades dessa mistura, pode haver quebra dos fios. Portanto, o ideal é utilizar esse tipo de produto com orientação de um dermatologista de confiança. Cuidado!

Do Minha Vida
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram