Dólar hoje 5,117
31° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Oportunidade
Postada em 21/01/2024 11:57 | Por Assessoria

Ufal adere ao Sisu em fase única com mais de 5,4 mil vagas em 109 cursos

Candidatos podem se inscrever no Sisu 2024.1 a partir do dia 22 até o dia 25 de janeiro com a nota do Enem
Universidade Federal de Alagoas adere ao Sisu em fase única com mais de 5,4 mil vagas em 109 cursos - Foto: Divulgação

Começam à meia noite desta segunda-feira (22) as inscrições para ingresso nos 109 cursos de graduação presenciais da Ufal por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC 2024.1). O edital divulgado pela Copeve oferta 5.423 vagas para os 1º e 2º semestres do ano letivo de 2024 em fase única. Os candidatos devem se inscrever no sistema até 23h59 do dia 25 de janeiro.

A seleção da Ufal será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) e para concorrer, os candidatos devem ter participado dos dois dias do Enem, não ter zerado a Redação, não ser treineiro e possuir certificado de conclusão do Ensino Médio ou documento equivalente.

Todas as vagas disponibilizadas serão divididas em dois grandes grupos: ampla concorrência e Reserva de Vagas/Cota. Os 50% das cotas serão subdivididos em oito demandas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e atendam a critérios específicos sobre renda familiar, deficiência e raça.

A novidade do edital é que a renda familiar para comprovação passou de até 1,5 salário mínimo para apenas um salário mínimo per capita. Outra mudança foi a inserção da demanda especifica para candidatos que sejam autodeclarados quilombolas, atendendo à atualização da Lei de Cotas.

De acordo com o edital, “o percentual de vagas da demanda de PcD, excepcionalmente para esta edição do SiSU 2024.1, será baseado em dados do Censo do IBGE de 2010, correspondente ao percentual de 10,88%, e também será considerada a Linha de Corte do Grupo de Washington, em consonância com o disposto no art. 2º do Estatuto da Pessoa com Deficiência”.

Os alagoanos que optarem por estudar na Ufal podem ser contemplados com algumas bonificações na nota final. Isso vale para os candidatos da ampla concorrência. De acordo com resoluções aprovadas pelo Conselho Universitário (Consuni) é possível ter bônus de 10% na nota pelo critério de Inclusão Regional em alguns cursos dos campi Ceca, Arapiraca e do Sertão, além de 3% no curso de Medicina do Campus A.C. Simões.

Todas as informações sobre a lista de cursos/turnos, demandas e vagas a serem ofertadas pela Ufal por meio do Sisu 2024.1 estão disponíveis no Termo de Adesão.

Resultados e datas importantes

Como a seleção da Ufal será em fase única, ou seja, todas as vagas estão sendo ofertadas de uma vez, independente se o curso tem 1ª ou 2ª entradas, os interessados devem se inscrever no Sisu 2024.1 dentro do prazo que encerra no dia 25 de janeiro.

A Chamada Regular do Processo Seletivo do SiSU 2024.1 terá resultado previsto para divulgação no dia 30 de janeiro. Logo em seguida, a Ufal publicará Edital de Convocação para a Pré-matrícula contendo os procedimentos, dias, locais e horários para o envio de documentação.

Serão considerados desistentes os candidatos convocados na Primeira Chamada do Sisu que não efetuarem os procedimentos de envio eletrônico da documentação de Pré-matrícula dentro do prazo previsto e não participarem da Banca de Validação da Autodeclaração Étnico-racial ou Banca de Verificação e Validação de Pessoas com Deficiência, se for o caso da demanda.

Depois dessa etapa o estudante precisa fazer a confirmação da matrícula por meio de Ata, presencialmente, no início das aulas.

Lista de espera

As vagas eventualmente não ocupadas ao fim da Chamada Regular serão preenchidas pelos candidatos inscritos na Lista de Espera. Para participar dessa lista é preciso manifestar interesse por meio do Portal do SiSU, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro e acompanhar as convocações da Ufal.

É possível concorrer aos cursos das 1 ou 2 opção informados no período de inscrição do Sisu 2024.1. E a partir das chamadas da Lista de Espera todos os candidatos das demandas da Reserva de Vagas passam a concorrer na demanda de Ampla Concorrência.

O pró-reitor de Graduação da Ufal, Amauri Barros, comentou sobre o período importante para quem deseja uma vaga na maior instituição pública de ensino superior do estado de Alagoas: “Estamos otimistas. O número de inscrições do Enem 2023 cresceu nacionalmente e Alagoas foi um dos estados que mais cresceu. Tivemos 32% a mais e nas escolas públicas tivemos mais de 22 mil inscritos, então temos expectativas boas de preencher praticamente todas as vagas, isso vem crescendo, principalmente para as turmas do primeiro semestre, nós aguardamos ansiosamente nossos estudantes e recomendamos fortemente a leitura do edital, dos documentos, ver o ponto de corte, a nota de corte do ano passado, e se orientar sobre os critérios”.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram