Dólar hoje 5,400
26ºC em Arapiraca, AL Tempestades isoladas
Oportunidades
Postada em 23/01/2020 16:45 | Atualizada em 23/01/2020 16:46 | Por R7
Confira algumas estratégias que podem te ajudar na inscrição do SISU
Todos os dias, o SISU atualiza a nota de corte para os cursos com base nas inscrições que cada um está recebendo
Reflita bastante sobre suas opções de cursos e opções de universidades - Foto: R7

Depois de um ano intenso de estudos, chegou a grande hora de pegar a nota do ENEM e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) que ocorrerá nos dias 21, 22, 23, 24, 25 e 26. Pensando nisso, nós do QG elaboramos uma matéria com algumas estratégias que podem te ajudar na hora da inscrição do SISU. Confira!

ACOMPANHE

Todos os dias, o SISU atualiza a nota de corte para os cursos com base nas inscrições que cada um está recebendo. Por isso, mesmo depois de inscrito, sempre visite o site do SISU para acompanhar qual é a nota de corte, pois ela que dita se você está dentro da zona de classificação ou não. Dessa forma, estar sempre atento a isso é uma ótima arma na hora de montar estratégias.

2. PRIMEIRA E SEGUNDA OPÇÕES

Reflita bastante sobre suas opções de cursos e opções de universidades. Caso você não seja classificado em nenhuma das duas, você terá que escolher apenas UMA opção para ir para a lista de espera, então estude a zona de classificação e em qual delas você terá mais chance de ser convocado. Além disso, vale lembrar, que se você tiver nota para passar nas suas duas opções, a que você será chamado é a PRIMEIRA.

3. SE INFORME

É muito importante antes de nos inscrevermos, procurarmos informações sobre o curso e a universidade. Quais são os horários oferecidos? Tem noturno ou é só integral? Quanto tempo usarei para me deslocar até a faculdade? Como é a grade curricular? O que aprenderei? Tudo isso são fatores relevantes na hora da inscrição, e servem para refletir se nossas opções são viáveis e possíveis.

4. ESPERE

Não adianta se inscrever para qualquer curso no SISU, só para ingressar logo na universidade, pois você pode se desmotivar e ficar até 6 meses fazendo algo que não gosta. Primeiro veja as reclassificações dos anos anteriores, e se sua nota está próxima do corte ou não. Com isso, você pode entrar em alguma reclassificação, já que em muitos cursos há até 5 chamadas da lista de espera, e de quebra você ainda espera menos tempo para fazer o que gosta!

5. ALTERAÇÕES

Prefira fazer alterações nos primeiros dias e evite fazer no último dia. Isso porque quando chega no último dia, as inscrições já estão mais estabilizadas e fazer qualquer alteração pode ser um tiro no escuro. Então programe-se para estar com suas inscrições acertadas até o dia anterior ao término do prazo.

Por fim, tenha muita tranquilidade, planejamento e suas próprias estratégias para o SISU, pois eles serão seus maiores aliados!

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.