Dólar hoje 5,292
25° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Polícia
Postada em 05/03/2026 16:41 | Atualizada em 05/03/2026 17:56 | Por Todo Segundo

Criminosos criaram “feirão de dados” com registros de ministros do STF; diz PF

Grupo é suspeito de invasão de bancos de dados oficiais e lavagem de dinheiro
PF investiga rede que vendia dados de ministros do STF e cumpre mandados em Alagoas - Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (5) a Operação Dataleaks, que revelou um esquema de venda de dados pessoais e sensíveis de ministros do Supremo Tribunal Federal. Entre os alvos das informações estava o ministro Alexandre de Moraes, cujos contatos, registros e endereço foram disponibilizados em uma plataforma aberta utilizada pelos criminosos.

Segundo a investigação da Divisão de Operações de Inteligência Cibernética (DOIC), subordinada à Diretoria de Inteligência da PF, os suspeitos criaram uma espécie de “feirão de dados”, onde informações obtidas de forma ilegal em bancos de dados oficiais eram oferecidas para venda. A plataforma funcionava de maneira pública, permitindo acesso a informações de autoridades e cidadãos.

De acordo com a PF, a organização criminosa era especializada na obtenção, adulteração, comercialização e disseminação de dados provenientes de bases governamentais e privadas, representando grave risco à segurança institucional e à privacidade.

A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária, expedidos pelo STF, nos estados de São Paulo, Tocantins e Alagoas. Os investigados poderão responder por organização criminosa, invasão de dispositivo informático, furto qualificado mediante fraude, corrupção de dados e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal destacou que as investigações continuam e que novas medidas poderão ser adotadas para identificar outros envolvidos no esquema, reforçando o compromisso com a proteção de dados e a segurança das autoridades em todo o país.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram