Dólar hoje 5,296
33° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Polícia
Postada em 04/12/2025 11:40 | Por Todo Segundo

Operação Litoral Sul prende 12 e mira facção que atuava em Coruripe

Ação cumpriu 23 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão contra grupo ligado a tráfico, homicídios e exploração infantil
SSP deflagra megaoperação e cumpre 58 mandados contra grupo criminoso no litoral sul - Foto: SSP/AL

Uma operação integrada das forças de segurança de Alagoas resultou na prisão de 12 pessoas na manhã desta quinta-feira (4), durante a Operação Litoral Sul, deflagrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A ação cumpre 23 mandados de prisão e 35 mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa com atuação predominante em Coruripe, no litoral sul do estado. As ordens judiciais foram expedidas pela 17ª Vara Criminal da Capital.

De acordo com a SSP, a operação é resultado de cerca de 10 meses de investigação conduzidos pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) da Polícia Civil, em parceria com a 9ª Companhia Independente da Polícia Militar. O grupo é apontado por envolvimento em tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubos, desmanche de motocicletas, exploração sexual infantil, homicídios e pela prática de “Tribunal do Crime” contra seus próprios integrantes.

Embora Coruripe concentrasse a maior parte das atividades criminosas, foram registrados crimes associados à facção em Jequiá da Praia, São Sebastião e em outras localidades do município de Coruripe, como Barreiras, Poxim, Alagoinhas e o distrito de Pindorama.

A operação integra a Renorcrim, estratégia nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que articula ações nos estados para o enfrentamento de facções criminosas. O nome “Litoral Sul” faz referência à área geográfica onde Coruripe está localizada, região turística marcada por praias, piscinas naturais e pela presença do tradicional farol da cidade.

A ação mobilizou cerca de 220 profissionais das forças de segurança. Pela Polícia Militar, participam equipes da 9ª CIA, 11º BPM, 1ª CIA, 10ª CIA, 1º BPM, 3º BPM, 10º BPM, ROTAM, BPTRAN, BPRv, CHOQUE, BOPE, COPES, RAIO e Canil. Já pela Polícia Civil, estão envolvidos agentes da NI/DRACCO, CORE/TIGRE, Capturas e Deic. O Departamento Estadual de Aviação (DEA) também presta apoio aéreo às equipes em solo.

A SSP reforçou que informações repassadas pela população são fundamentais para o avanço das investigações e para o combate às organizações criminosas no estado. Denúncias anônimas sobre tráfico de drogas, homicídios, roubos e outros crimes podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram