Dólar hoje 5,816
28° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 26/03/2015 22:12 | Por Todo Segundo

"É preciso acabar com a farra de criação de partidos patrocinados pelo governo", diz Renan

PL, de Gilberto Kassab, foi criado dias antes de sanção de lei que dificulta geração de partidos
"É preciso acabar com a farra de criação de partidos patrocinados pelo governo", diz Renan - Foto: Divulgação

Reuters

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quinta-feira que é preciso acabar com a “farra” da criação de novos partidos com o apoio do governo, um recado claro de que desaprova a tentativa de criação do PL.

O pedido de registro do PL (Partido Liberal), apoiado pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, ocorreu na última segunda-feira, dois dias antes de a presidente Dilma Rousseff sancionar, com um veto parcial, a lei aprovada pelo Congresso que dificulta a fusão entre legendas.

A jornalistas, Renan disse que é preciso acabar com a farra na criação de partidos para agregar aliados ao governo.

— Precisamos acabar com a farra da criação de partidos políticos, principalmente de partidos patrocinados pelo governo, que pretende fazer a fusão para levar aliados.

A movimentação para a criação da nova sigla, com a intenção fundi-la com o PSD de Kassab e criar bancadas de peso na Câmara e no Senado, já vinha provocando rusgas desde o ano passado na relação entre o governo e o PMDB, que teme perder espaço.

— Como pode o governo patrocinar uma coisa que objetiva diminuir o tamanho do aliado? Do ponto de vista da articulação política do governo no último mês, essa foi a pior criação. [...] Uma coisa é criar um partido na forma da lei. Outra coisa é criar um partido sob o Ministério das Cidades e o Ministério da Educação.

O ex-ministro da Educação Cid Gomes, que deixou o posto na semana passada depois de pesada sessão na Câmara após troca de farpas com deputados e com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), havia mencionado a intenção, no fim do ano passado, de criar uma frente de partidos mais à esquerda para facilitar a governabilidade da presidente no Congresso.

Na quarta-feira, Cunha disse estranhar que o pedido de criação do PL tenha ocorrido dias antes da sanção da lei.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram