Dólar hoje 5,786
28° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 27/10/2015 11:13 | Atualizada em 27/10/2015 11:31 | Por Todo Segundo

Alianças mudam o cenário da sucessão em Palmeira dos Índios

Deputado Francisco Tenório pode compor com o ex-secretário da Paz de Vilela Adalberon Júnior
Alianças mudam o cenário da sucessão em Palmeira dos Índios - Foto: Arquivo/Todo Segundo
Por Roberto Gonçalves

Uma aliança política entre o deputado estadual Francisco Tenório (PMN) que mudou o domicilio eleitoral para Palmeira dos Índios e o ex-secretário estadual da Paz do Governo Teotônio Vilela Filho, Adalberon Sá Júnior é o novo fato político com vistas à sucessão do prefeito James Ribeiro (PSDB) em Palmeira dos Índios em 2016.

De acordo com a aliança, que estaria sendo firmada, o ex-secretário da Paz seria o pré- candidato a vice-prefeito na chapa de Chico Tenório. Está composição estaria sendo orquestrada pelo deputado federal Givaldo Carimbão (Pros).

Outra mudança no cenário da sucessão na terra Xucuru é a desistência da ex-prefeita de Estrela de Alagoas, Ângela Garrote (PP) em razão da desmotivação política do senador Benedito de Lira (PP) que de acordo com pesquisas de avaliação interna perde poder político para o deputado federal Marx Beltrão (PMDB) na disputa pelo Senado em 2018. A preocupação agora do senador, é manter o espaço político do filho, o deputado federal Arthur Lira.

No grupo politico situacionista liderado pelo prefeito James Ribeiro (PSDB) está uma verdadeira “Torre de Babel”. Ninguém fala a mesma língua ou pensam em uma união política em favor de Palmeira dos Índios na formação de uma chapa majoritária para 2016 com a participação do deputado estadual Edval Gaia Filho (PSDB). O prefeito tem preferência em lançar o nome da médica Verônica Medeiros (PSDB). Em outro plano, o parlamentar tem pretensões de indicar o nome do pai, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas Edval Gaia (PMDB) ou o irmão o secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Gaia (PSDB).

Outro pré-candidato a sucessão em Palmeira dos Índios que desistiu da pretensão após verificar pesquisas internas de avaliação foi o advogado Adeilson Bezerra (PRTB) que estaria fazendo uma aliança com o vereador Júlio Cezar (PSB) um dos primeiros a anunciar sua disposição pela sucessão de James Ribeiro ainda quando estava filiado ao PSDB e perdeu espaços políticos com o então aliado prefeito James Ribeiro.

Indiferença de Renan Filho com Palmeira
No mesmo grupo político, o ex-vereador e atual secretário municipal de Articulação Politica, Antônio Fonseca (PMDB) tem pretensões de ir para a disputa pela sucessão de James Ribeiro. Esse projeto politico de Fonseca esbarra na rejeição do governador Renan Filho (PMDB) com Palmeira dos Índios e com o prefeito James Ribeiro. Nesse período de 10 meses de governo Renan Filho não visitou a “Princesa do Sertão”, enquanto esteve em Estrela de Alagoas, quando provocou a insatisfação do prefeito James Ribeiro com o cerimonial do governador. Nesse episódio, Renan Filho teria ficado muito constrangido com James Ribeiro.

Enquanto persiste a indiferença e a rejeição de Renan Filho com Palmeira dos Índios acontece o contrario com Arapiraca, onde o governador tem dado total atenção a prefeito Célia Rocha (PTB) inclusive com a instalação do Governo Presente na Terra de Manoel André e constantes visitas para inspecionar obras, assinar ordem de serviço, a exemplo da duplicação da Al-110 entre Arapiraca e São Sebastião cuja obra está em plena evolução com prazo para a entrega do percurso duplicado ainda este ano.

Júlio Cezar tenta aliança com Petrucio Barbosa
Outro fato político na busca pela sucessão de James Ribeiro, é uma aliança entre o vereador Júlio Cezar e o ex-prefeito de Igaci, Petrucio Barbosa (PTB) que possui forte poder de liderança política e densidade eleitoral em Palmeira dos Índios inclusive disputou a prefeitura com James Ribeiro ficando em segunda colocação com expressiva votação. Nessa composição, Petrucio Barbosa deverá indicar o pré-candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo vereador Júlio Cezar que foi o vereador mais votado em 2014 e como candidato ao governo de Teó Vilela, obteve em todo o Estado votação superior a 110 mil votos.

 
3 Comentários
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.

Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram