Dólar hoje 5,773
20° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 27/10/2024 19:00 | Atualizada em 27/10/2024 22:31 | Por Todo Segundo

Prefeito de Taboão e tio do prefeito de Minador do Negrão perde reeleição

José Aprígio foi baleado em uma possível tentativa de atentado. Ele foi derrotado no 2º turno
Alagoano, prefeito e candidato Taboão da Serra (SP), José Aprígio, foi derrotado no 2º turno - Foto: Instagram

O alagoano, prefeito e candidato à reeleição em Taboão da Serra (SP), José Aprígio (Podemos), foi derrotado no 2º turno deste domingo (27), um dia após receber alta do Hospital Albert Einstein. Ele é natural de Minador do Negão (AL).

Aprígio votou neste domingo, na Escola Estadual Domingos Mignoni, um dia após receber alta do Hospital Albert Einstein. Ele estava internado desde o dia 18 de outubro, quando foi vítima de um atentado no qual seu carro levou cinco tiros.

Segundo nota divulgada pela assessoria do candidato, ele votou sob "grande emoção". "Voltar aqui para votar é mais do que um dever, é uma vitória da fé e da resistência. Agradeço o apoio e a força que recebo de todos vocês e reafirmo meu compromisso com uma Taboão da Serra mais forte e desenvolvida", disse a nota.

Com 100% das urnas apuradas, Aprígio somou 33,73% dos votos válidos (45.492), contra 66,27% (89.386) do Engenheiro Daniel, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No primeiro turno, ocorrido no dia 60 de outubro, Aprígio terminou com 25,93% dos votos válidos. Daniel, teve 48,98% dos votos.

Entenda o caso

Aprígio, atual prefeito de Taboão da Serra, em São Paulo, foi baleado em uma possível tentativa de atentado no último dia 18. Apesar dos tiros, Aprígio foi levado com estado de saúde estável para a UPA Taboão e em seguida transferido para Hospital Albert Einstein. No último sábado (26), ele recebeu alta médica.

Segundo informações preliminares da Polícia, o carro, que tinha blindagem, foi atingido por pelo menos 10 disparos. Um veículo vermelho teria parado ao lado do carro do prefeito e efetuado os tiros. De acordo com informações do Delegado Hélio Bressan, o carro foi atingido por tiros de AK-47.

A Polícia Civil apreendeu mais dois carros que estariam envolvidos no ataque a tiros contra José Aprígio, prefeito de Taboão da Serra (SP). Com o sedã verde e um Citroën, são três veículos apreendidos durante as investigações do crime.

O sedã verde fez a investigação chegar ao primeiro suspeito. O veículo também estava em Osasco. A moradora disse aos policiais que o carro pertencia ao marido, que já morreu, e que frequentemente é usado pelo filho. O homem de 33 anos é investigado. O veículo teria sido usado na fuga.

O terceiro veículo achado é o Citroën, que já passou por perícia. Segundo a investigação, esse carro estava com a namorada de um dos suspeitos e teria sido usado em uma segunda fuga. Ele foi encontrado no sábado e já tinha sido lavado para esconder impressões digitais e outros vestígios de DNA.

Um dos suspeitos de envolvimento no atentado contra o prefeito de Taboão da Serra (SP), José Aprígio, foi preso na última segunda-feira (21). Segundo informações de Marcelo Moreira, ele é suspeito de ser um dos atiradores.

Quem é Aprígio?

O atual prefeito de Taboão tem 72 anos de idade, é natural de Minador do Negrão, em Alagoas, e tio do prefeito do município Josias Aprígio (MDB/AL).

Trabalhador do ramo da construção civil, ele fundou, em 1996, a Cooperativa Habitacional Vida Nova, que atua com apartamentos na cidade de São Paulo.

Sua vida política começou em 2004, quando foi eleito vereador em Taboão pelo então PTB (hoje PRD após fusão com o Patriota). Em 2008, foi reeleito para o cargo pelo PRB (atual Republicanos).

Em 2012, tentou pela primeira vez o cargo de prefeito de Taboão da Serra pelo PSB. Na ocasião, ficou em segundo lugar no primeiro turno, com 34,72% dos válidos, sendo derrotado por Fernando Fernandes (PSDB), que teve 60,05%.

Dois anos depois, concorreu a deputado federal pelo mesmo partido e não foi eleito — teve 41.047 votos.

Na eleição de 2016, tentou novamente ser prefeito de Taboão da Serra, mas foi derrotado outra vez por Fernando Fernandes, reeleito. Na ocasião, Aprígio recebeu 23,63% dos votos válidos, contra 53,77% de Fernandes.

Em 2018, dez anos após sua última vitória eleitoral, Aprígio foi eleito deputado estadual pelo Podemos, seu atual partido. Ele recebeu 43.320 votos para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Em 2020, venceu novamente, desta vez para prefeito de Taboão da Serra. No segundo turno, superou Engenheiro Daniel (então no PSDB) com 50,63% dos votos válidos contra 49,37% de seu adversário. Hoje, concorre novamente contra Daniel, que agora está no União Brasil.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram