A 16ª edição da pesquisa Observatório Febraban, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), entre os dias 4 e 10 de julho com 3 mil pessoas nas cinco regiões do país, revelou que 88% dos brasileiros são favoráveis à punição dos candidatos que usam ou se beneficiam de notícias falsas durante as eleições.
A punição mais defendida, para 52% das pessoas ouvidas, é a impugnação da candidatura; 14% defendem multa em dinheiro; 12% defendem suspensão da campanha eleitoral por um período; 10% consideram que a propaganda eleitoral deve ser suspensa por completo e 3% indicaram apenas uma repreensão pública. Segundo a pesquisa, as notícias falsas ou Fake News são um dos temas que mais chamam atenção no período eleitoral e 73% da população quer punições severas a quem se aproveitar dessa prática.
A pesquisa, inédita, procurou investigar o pensamento dos brasileiros sobre o grau de envolvimento nas campanhas eleitorais que vão começar dentro duas semanas praticamente. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dia 16 de agosto será dada a largada da propaganda eleitoral geral. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto é passível de multa.
Nessa data, 16 de agosto, também é o último dia para os tribunais regionais eleitorais listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita de candidatas e candidatos de municípios onde não há emissoras de rádio e TV. A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando-se os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno, e em municípios onde haverá 2º turno, a propaganda em rádio e TV ocorrerá de 11 a 25 de outubro.
Considerando o início das campanhas, a pesquisa apontou que o desempenho das candidatas e candidatos na campanha eleitoral e nos debates chega a 17% na escolha dos eleitores. Para 43% dos entrevistados, as propostas apresentadas são determinantes na hora do voto e para 29% a experiência administrativa conta de maneira favorável aos eleitores. Para 29% dos pesquisados, a decisão de voto vai acontecer na reta final da campanha, depois do último debate. Para 9%, isso acontecerá no dia da eleição.
Fake News
A pesquisa apontou que mais da metade da população, ou seja, 59%, já recebeu algum tipo de Fake News e 30% responderam que já se sentiram prejudicados por notícias falsas, enquanto que 25% declararam já ter bloqueado uma pessoa ou ter sido bloqueado em grupos do WhatsApp por causa de conflitos, brigas e discussões relacionados aos candidatos nas últimas eleições. Para também 59% dos entrevistados que vivenciaram bloqueios ou saída de grupos do WhatsApp por discussões políticas acham que isso se repetirá neste ano.
Na semana passada, foi lançada uma cartilha que traz orientações para as pessoas detectarem as notícias falsas das verdadeiras. A cartilha pode ser acessada aqui e, a partir dela, os internautas podem identificar facilmente boatos, Fake News e assim evitar desinformação, fraudes e manipulação de opiniões, muito comum em período de campanha eleitoral.
Eleições de Outubro
A maioria da população considera importante votar para prefeito e vereador nas eleições de outubro. Segundo a pesquisa, 68% da população tem muito interesse; 33% tem interesse. Para 93% da população, a escolha do prefeito é considerada importante e para 79% a eleição dos vereadores, os futuros componentes das Câmaras Municipais, deve ser levada à sério. A escolha dos vereadores é muito importante para 36% dos entrevistas e importante para 43% deles.
Importância da eleição
As eleições majoritárias, para presidente, são consideradas mais importantes para 39% dos brasileiros; 20% para a escolha de prefeitos e 7% para a escolha de governadores. Para 17% da população, não há diferença entre as eleições nas três esferas, a federal, a estadual e a municipal.
Eleição na rotina
Para 63% dos entrevistados, as eleições municipais podem ser consideradas como parte da rotina das pessoas, onde 34% disseram que o tema está muito presente nos ambientes de convívio social; 29% responderam que o tema é citado com relativa frequência e 35% afirmam que "ainda não se fala quase nada" sobre eleição e sobre os candidatos.
Mídias
A pesquisa identificou que a televisão (37%) e as redes sociais (30%) seguem isoladas como os meios mais utilizados para se informar sobre as eleições. Em seguida, as conversas com amigos, parentes, portais, blogs e sites de notícias na internet aparecem com 10% como os meios usados para saber novidades das eleições. Nos números agregados da pesquisa, os meios digitais lideram com 43%; o rádio com 4%, WhatsApp com 3% e jornal impresso com 2%.
A hora da escolha
A pesquisa também identificou as fontes de informação consideradas "mais importantes" para ajudar os eleitores escolherem de maneira correta as candidatas e os candidatos às prefeituras municipais. Para 22% dos entrevistados, assistir aos debates entre os candidatos na televisão é relevante para definir as escolhas; 16% consideram importante acompanhar as informações dos candidatos nas mídias sociais; 14% disseram que é importante acompanhar as notícias no rádio, televisão e jornais. Para 11% dos entrevistados, é importante as conversas com amigos e a família para definir o voto e para apenas 1% é importante receber orientações da igreja, do padre, do pastor ou outro guia espiritual. Para 5% dos entrevistados é importante ouvir os candidatos nos eventos de rua e 4% disseram que é importante acompanhar as notícias dos candidatos pelo WhatsApp.
Quem fica e quem sai
De acordo com as entrevistas realizadas, as pessoas se dividem quando o assunto diz respeito à continuidade ou mudança nas administrações municipais. 33% das pessoas ouvidas disseram preferir votar em um candidato que dê continuidade à forma como a cidade está sendo gerida; 31% disseram que optariam por um candidato "que mude um pouco a forma de administrar, mantendo algumas coisas e mudando outras e 30% responderam que desejam uma candidata ou candidato que "mude totalmente a forma de administrar o município". Para 39% dos entrevistados há preferência de votar naquela candidata ou naquele candidato "que tenha experiência política, mas que ainda não foi prefeita ou prefeito; 24% darão preferência a nomes "novos na política" e 25% votaria em quem já foi prefeito ou prefeita.
Religião e o voto
A pesquisa indicou que 36% das pessoas consideram a religião como fator importante na escolha dos candidatos e para 43% dos evangélicos ou protestantes a religião do candidato é importante, enquanto que para os católicos o percentual é 31%. Entre os evangélicos e protestantes, 28% preferem votar num candidato que seja da mesma religião, e esse percentual cai para 16% entre os católicos.
Problemas
Para 55% dos entrevistados, a saúde pública é a área que deveria ser prioridade para os futuros prefeitos e prefeitas. Em segundo lugar, com 10% das respostas, está o núcleo emprego, renda e educação. Para 9% das pessoas ouvidas, a segurança pública deve ser prioridade. Com 3% das respostas, a prioridade deveria focar no trânsito, no transporte público e combate à corrupção.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você pode estar se sentindo um pouco sobrecarregado com a combinação de obrigações profissionais e sociais. Se você estiver se divertindo esta noite, veja se consegue alguma ajuda extra. Sirva parte do jantar, se possível, ou pelo menos contrate alguém para ajudar com a louça. Já é difícil entreter e manter os convidados felizes. Não tente ser um super-herói. Previsão para 31/12/2025
Você pode estar sentindo o empurrão dos desejos internos versus as demandas externas hoje, Touro. Por mais que você queira ficar na cama hoje, com as cobertas bem apertadas até o queixo, o mundo clama por sua atenção. Seu telefone toca fora do gancho e sua caixa de e-mail é preenchida tão rapidamente quanto você pode esvaziá-la. Só por hoje, você gostaria que todos fossem embora. Infelizmente, não tive essa sorte. Prometa a si mesmo que relaxará um pouco quando chegar em casa. Esperançosamente, ninguém virá bater na porta! Previsão para 31/12/2025
Quando se trata de reforma da casa, há algo a ser dito sobre gratificação imediata. Hoje você pode sair para fazer algumas compras necessárias. Pense cuidadosamente sobre o que realmente melhorará sua casa no longo prazo, Gêmeos. As modas vêm e vão, e segui-las pode ser uma tarefa cara. Seria melhor comprar apenas os itens que correspondam ao seu verdadeiro estilo. Você pode não comprar tanto, mas o que comprar terá um valor duradouro. Previsão para 31/12/2025
Você realmente não precisa provar nada a ninguém, Câncer. Você pode estar se sentindo um pouco pressionado para realizar muito trabalho. Mas alguns projetos, especialmente aqueles que exigem criatividade, simplesmente não podem ser apressados. Você descobrirá que, se dedicar seu tempo e permitir que sua musa faça sua mágica, você produzirá algo de verdadeiro mérito no final. Se, no entanto, você tentar se apressar, provavelmente seu tempo será gasto em vão. Previsão para 31/12/2025
Você tem tantos talentos e tantas habilidades, Leão, que às vezes é difícil saber onde dedicar seus esforços. Hoje, não cometa o erro habitual de tentar fazer tudo. Até você tem seus limites! Seria melhor você dar um passo atrás na situação para priorizar sua enorme lista de tarefas. Concentre-se em apenas uma ou duas tarefas importantes, em vez de misturar tarefas grandes com tarefas pequenas. Previsão para 31/12/2025
Parece que você está pronto para uma grande mudança em sua vida, Virgem. Mas tome cuidado para não implementar mudanças apenas por mudar. Pense cuidadosamente sobre o que você realmente deseja fazer. Alguma introspecção pode revelar que as mudanças que você busca são menores, e não maiores. Você pode simplesmente querer começar a trabalhar um pouco mais na sua saúde. Correr alguns dias por semana e prometer comer saladas no almoço em vez de sanduíches pode trazer um maravilhoso efeito cascata de saúde e bem-estar em sua vida. Previsão para 31/12/2025
Você tem uma mente perspicaz, Libra, e está sempre absorvendo novas informações. O que é incrível é o quanto você consegue reter. Hoje, porém, até mesmo o seu cérebro considerável pode ser sobrecarregado além dos seus limites. No trabalho, você pode se sentir sobrecarregado pela quantidade de informações que precisa analisar. Em casa pode haver livros e revistas empilhados que você está ansioso para ler. Considere tirar uma noite de folga das atividades intelectuais. Há algo a ser dito sobre o entretenimento passivo. Previsão para 31/12/2025
Tome cuidado para não assumir muitas tarefas hoje, Escorpião. Suas intenções são certamente boas e sua motivação pura, mas até você está limitado pelo fato de o dia ter apenas 24 horas. Escolha seus compromissos com cuidado hoje para garantir que você possa realmente fazer o que diz que fará. Você será mais eficaz e terá mais satisfação ao dedicar sua energia a algumas causas justas. Previsão para 31/12/2025
Não aceite nada pelo valor nominal hoje, Sagitário, especialmente se envolver dinheiro. É provável que um amigo ou colega o aborde com um acordo que é bom demais para ser deixado de lado. Não se deixe levar pela promessa de riqueza rápida. Qualquer negócio apresentado como “bom demais para ser verdade” geralmente é. Pegue as informações e revise-as mais tarde. Você descobrirá que as falhas serão reveladas quando as cabeças mais frias prevalecerem. Previsão para 31/12/2025
Você pode ficar sobrecarregado de informações hoje, Capricórnio. Ao meio-dia, tanto sua caixa de correio de voz quanto sua caixa de e-mail podem estar lotadas. Parece que todo mundo precisa de um pedaço de você hoje. Não tente realizar tudo o que as pessoas esperam de você hoje; simplesmente não é possível. Em vez disso, tome suas próprias decisões sobre o que é importante e o que não é. Você pode encontrar alguma resistência dos superiores, mas no final eles verão a sabedoria do seu pensamento. Previsão para 31/12/2025
Mesmo que você precise trabalhar hoje, Aquário, você ainda deve tentar levar as coisas com bastante calma. Você simplesmente não está pronto para abraçar sua carga de trabalho com o vigor habitual. Certifique-se de tomar um café da manhã e almoço saudáveis, pois seu corpo pode estar se rebelando contra algumas indulgências recentes. Sopa e salada são aconselháveis ??ao almoço, acompanhadas de bastante água. No final do dia, você sentirá sua energia começar a retornar. Previsão para 31/12/2025
Você não pode forçar a criatividade. Nem mesmo você, Peixes. Por mais que você queira produzir algo fantástico neste minuto, descobrirá que meros mortais como nós precisam da ajuda de uma musa criativa. E, infelizmente, a musa é um ser inconstante. Você não pode simplesmente estalar o dedo e invocá-lo. Você deve persuadi-lo, lentamente, suavemente. Tudo isso leva tempo, mas o resultado final faz o esforço valer a pena. Por enquanto, você deve sentar e esperar, e confiar que isso chegará até você. Previsão para 31/12/2025