Dólar hoje 5,802
23° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Política
Postada em 03/05/2017 22:18 | Por Todo Segundo

Câmara antecipa eleição da Mesa Diretora com “cartas marcadas”

Eleição será realizada em sessão extraordinária na tarde desta quinta-feira (04) com chapa única
Câmara antecipa eleição da Mesa Diretora com “cartas marcadas” - Foto: Divulgação
Por Roberto Gonçalves

A Câmara Municipal de Arapiraca realiza na tarde desta quinta-feira (04) sessão extraordinária para realização de eleição antecipada da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2019/2020. A articulação foi do vereador Moisés Machado (PDT) que está no quinto mandato, e  já presidiu a Casa e no momento é o vice-presidente. Segundo ele, a antecipação é para  evitar o envolvimento de políticos no pleito no próximo ano Os vereadores estariam articulando com a decisão antecipada a manutenção da oposição ao prefeito Rogério Teófilo (PSDB) A modificação na lei foi aprovada durante a sessão desta terça-feira (02).

O estranho é que será apresentada uma chapa única liderada pelo vereador Léo Saturnino PMDB) que está no primeiro mandato. “A nossa eleição estava marcada para o ano que vem, mas resolvemos antecipar para que não tenhamos influência de prefeito, nem de deputado estadual, federal ou até do governador, nem do vice, na indicação de possíveis candidatos", argumentou Moisés Machado.

A candidatura do vereador Léo Saturnino que é sobrinho do ex-vereador e ex-presidente da Casa Adalberto Saturnino, sinaliza que a oposição a Teófilo será radical nos próximos anos; O candidato é um forte aliado do vice-governador, Luciano Barbosa (PMDB).

Questionado se a modificação no regimento estaria amparada pela lei, o vereador disse que a Câmara pode fazer alterações sem causar problemas judiciais. “Está corretíssimo, fizemos a mudança no nosso Regimento Interno, alterações necessárias e daí podemos antecipar ou prorrogar um pouco a eleição, no entanto, que seja realizada antes do biênio”, explicou Moisés Machado.

De acordo com o projeto de resolução apresentado pelo vereador Léo Saturnino, a alteração se deu com o acréscimo do paragrafo terceiro ao artigo 15 – da eleição da Mesa, do Regimento Interno da Câmara que traz a antecipação do pleito do segundo biênio 2019/2020. O novo texto foi aprovado por 16 dos 17 vereadores que formam a Casa Legislativa. A única ausência foi do vereador Fábio Rogério Chaves (Dr. Fábio) (PR).

A Câmara Municipal conta com 17 vereadores e apenas cinco formam no grupo de apoio ao prefeito Rogério Teófilo. O grupo é formado pela presidente da Casa, Graça Lisboa, Melquizedeque Oliveira, Gilvania Barros, Fábio Rogério Chaves e Sinielza Pessoa. Nos bastidores, especulações dão conta de que a eleição antecipada seria uma retaliação dos vereadores ao prefeito Rogério Teófilo, que estaria se negando a abrir um canal de negociações com os vereadores. A negociação seria indicações de cargos comissionados na prefeitura por parte dos vereadores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram