Dólar hoje 5,811
24° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 18/12/2014 10:48 | Atualizada em 18/12/2014 10:53 | Por Todo Segundo

Célia vai decidir eleição da Mesa Diretora na Câmara de Arapiraca

Mesmo enfrentando crise de gestão prefeita mantém base de apoio de todos os 15 vereadores
Célia vai decidir eleição da Mesa Diretora na Câmara de Arapiraca - Foto: Divulgação
Por Roberto Gonçalves

A eleição para a composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca para o biênio 2015/2016 será realizada neste sábado, dia 20 as 9 h no plenário da Casa. Mesmo enfrentando sérios e graves problemas na sua gestão a frente do município mais importante do interior do Estado, a prefeita Célia Rocha (PTB) será o fiel da balança na decisão da escolha.

O município enfrenta uma crise econômica em razão da suposta queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), provocando problemas na área da Saúde com falta de médicos, medicamentos nos postos e unidades básicas de saúde falta de merenda nas escolas, além de péssimo serviço prestado na área da iluminação pública e limpeza pública esses problemas não ressoam ou mesmo são defendidos pelos vereadores na Câmara de Arapiraca em defesa da população.  Josias Albuquerque entra na disputa.

O deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) aliado da prefeita, é favorável a candidatura do seu irmão, o vereador Rogério Nezinho (PMDB. A vereadora Fabiana Pessoa (PPS) esposa do deputado estadual Severino Pessoa (PPS) não concorrer ao cargo. Ambos os parlamentares fazem parte do grupo de apoio a Célia Rocha. O nome da parlamentar chegou a ser citado como provável postulante ao cargo. Dias após a divulgação, o parlamentar, afirmou que sua esposa votará no candidato a presidência da Mesa que a prefeita indicar.

Os demais candidatos ao cargo são; os vereadores, Moisés Machado (PSD) que já comandou a Mesa Diretora e Ronald Vital Rios (Pros) que também já presidiu o Legislativo. Recentemente, surgiu outro candidato ao cargo, o vereador Josias Albuquerque (PSD) que assumiu o mandato na vaga do deputado estadual eleito, Tarcizo Freire (PSD) que renunciou ao cargo. No entanto, devem ocorrer negociações e esses pretensos postulantes podem integrar cargos na Mesa e vir a apoiar Rogério Nezinho. O oxigênio financeiro e a prefeita Célia Rocha devem falar mais alto.

As eleições para o comando da Mesa Diretora do legislativo de Arapiraca são sempre acirradas e tem duas razões. O repasse mensal do duodécimo para a Casa através da prefeitura é superior a R$ 720 mil mensais e a folha de pagamento mensal é superior a R$ 240 mil mensais. Esse valor será reajustado de acordo com o Orçamento previsto para 2016. O presidente terá a gerencia de um valor considerável por um período de dois anos.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram