Dólar hoje 5,799
21° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 31/01/2016 08:22 | Atualizada em 31/01/2016 08:31 | Por Todo Segundo

Eleição em Arapiraca terá a participação de 25 partidos políticos

Este ano a novidade é o aumento de eleitores jovens no pleito com sentimento de mudança
Eleição em Arapiraca terá a participação de 25 partidos políticos - Foto: Todo Segundo
Por Roberto Gonçalves

Este ano a eleição no segundo colégio eleitoral do Estado, Arapiraca terá a participação de 25 partidos políticos que estão legalizados com seus respectivos diretórios municipais e provisórios na Justiça Eleitoral.

Um fato novo no processo eleitoral 2016 será a participação forte dos eleitores jovens. Essa participação foi incentivada através de um projeto da Justiça Eleitoral ampliando a participação deles no pleito eleitoral 2016 em todo o Estado.

Essa juventude é mais esclarecida e tem um sentimento de renovação, de mudança em nível da eleição majoritária e proporcional. É importante ressaltar que os jovens de 17 anos que completarão 18, até o dia 02 de outubro data marcada para a realização do primeiro turno das eleições 2016, são obrigados a votar. Após a semana do alistamento do Jovem Eleitor os interessados a votar terão até o dia 04 de maio deste ano para procurar os cartórios eleitorais.

Afastamento por dois meses
Em Arapiraca foi anunciado pela assessoria de comunicação da prefeita Célia Rocha (PTB) que a gestora deve se afastar por um período de 60 dias para descanso e tratamento de saúde. Essa decisão movimenta os bastidores políticos no segundo colégio eleitoral do Estado, diante da possibilidade da prefeita Célia Rocha não disputar a reeleição e o grupo político situacionista viabilizar um Plano B, que seria viabilizar a pré-candidatura do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB).

Outro nome com densidade eleitoral no grupo político PMDB/PTB, seria do deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) inclusive com maior densidade eleitoral, no entanto, essa indicação teria sido descartada pela prefeita Célia Rocha. Enquanto isso o grupo oposicionista liderado pelo primeiro suplente de deputado federal, Rogério Teófilo (PSDB) viabiliza uma frente de oposição forte contando com a participação do deputado estadual Tarcizo Freire (PSD) para enfrentar o grupo situacionista no poder há quase 20 anos.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram