Dólar hoje 5,815
30° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 25/10/2016 07:13 | Atualizada em 25/10/2016 07:19 | Por Todo Segundo

James não entrou na disputa, mas ficou desgastado em 2016

Apesar desse desgaste político de Ribeiro, o governador Renan Filho tem um débito com o atual prefeito
James não entrou na disputa, mas ficou desgastado em 2016 - Foto: Divulgação
Por Berg Morais

O atual prefeito de Palmeira dos Índios não disputou esse pleito, mas saiu bastante arranhado caso pretenda entrar em algum embate político no futuro. Sem manter diálogo com servidores e não atender a imprensa local durante seus dois mandatos, o resultado das urnas revelaram que James Ribeiro não é mais benquisto politicamente no município.

Novo secretário?
Apesar desse desgaste político de James Ribeiro, o governador Renan Filho tem um débito com o atual prefeito. Acontece que na eleição de Renanzinho para deputado federal, James “deu a carga”, “a custo zero”. Isso pode custar uma secretaria de Estado, ou não. Comenta-se que James pretende ser deputado. Será?

Voltando à realidade
Com a saída de James da Prefeitura muitos “pavões” – apadrinhados do gestor que se achavam os donos da prefeitura – irão ficar desamparados e voltarão à vida real, alguns até desempregados. Muitos comissionados que humilhavam e perseguiam boa parte da população, voltarão a ser “meros mortais”.

Na capital
Faltam dois meses para o julgamento dos envolvidos no assassinato do advogado e agropecuarista Reinery Canales, morto de forma brutal em sua propriedade no dia 16 de agosto de 2012. Será no próximo dia 15 de dezembro que os acusados sentarão no banco dos réus, no Tribunal do Júri, que ocorrerá em Maceió.

Troca de governo
Foi iniciado na última semana o processo de transição entre o atual e o novo governo em Palmeira. O prefeito eleito enviou ao atual gestor os nomes da equipe que ficará responsável pela coleta das informações administrativas e financeiras. Os advogados Klenaldo Oliveira e Augusto Bonfim; os engenheiros José Marcelo e Jesimiel Cavalcante; e o contador Carlos Roberto foram as indicações de Júlio Cezar.

Favorito
O prefeito eleito de Cacimbinhas Hugo Wanderley terá o apoio do governador Renan Filho para disputar a presidência da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA. Wanderley, que administrou por dois anos a União dos Vereadores (UVEAL), é o preferido na disputa.

De olho!
Além de Hugo Wanderley, os prefeitos eleitos de Quebrangulo e Cajueiro, Marcelo Lima e Palmery Neto, respectivamente, também querem a cadeira de presidente da AMA. Por outro lado, três mulheres se uniram para entrar nesse embate. As prefeitas Pauline Pereira, de Campo Alegre; Jeannyne Beltrão, de Jequiá da Praia; e Rosiana Beltrão, de Feliz Deserto, estarão juntas na eleição que ocorrerá em janeiro de 2017.

Mais poder
Tradicional no sertão alagoano por administrar o município de Estrela de Alagoas há décadas, a família Garrote aumentou o seu poder político nesse último pleito expandindo suas bases para Palmeira, terceiro maior colégio eleitoral de Alagoas. A eleição de Toninho Garrote (PP) para o cargo de vereador pela terra Xucuru-Kariri e a reeleição de Arlindo Garrote (PP) para a prefeitura de Estrela fortaleceu o nome da família em todo o Estado.

Ficou na história
A votação conquistada pelo prefeito eleito de Palmeira, Júlio César (PSB), ficou marcada como a maior dos últimos 127 anos do município e o credenciou ao posto de novo cacique da política palmeirense. O “filho da verdureira” acabou se estabelecendo naturalmente como nova liderança de Alagoas, e sua votação impôs respeito diante de famílias tradicionais, como Calheiros e Beltrão.

Ficou na história 2
Mas esse voo mais alto não passa pelos planos do novo prefeito de Palmeira, pelo menos por enquanto. “Vou exercer o cargo que a população me confiou, com os pés no chão e humildade. Além disso, os comentários não passam de especulações”, garantiu Júlio César.

Crime eleitoral

Pelo menos dois prefeitos eleitos correm o risco de não assumir mandato por crime eleitoral. Nos municípios de Pão de Açúcar e Maragogi, os prefeitos eleitos Sérgio Lira e Dr Flavinho, respectivamente, são acusados de terem se beneficiado com o “Bolsa Voto”, estratégia que consistia em prometer aos portadores de cartões o acesso a uma espécie de Programa Bolsa Família municipal.

“Consumo de drogas”
O advogado, professor universitário, escritor e vereador palmeirense, França Júnior, lançou recentemente, o seu quinto livro, intitulado “Consumo de Drogas”, que traz a temática sobre a descriminalização das drogas. Lançado pela renomada editora Lumen Juris, o livro já está disponível em todas as livrarias de Alagoas.

Delmiro participativa
Prefeito eleito de Delmiro Gouveia com uma diferença de quatro mil votos, Padre Eraldo irá anunciar seu secretariado no dia 28 de dezembro. Enquanto isso, o futuro prefeito está buscando parcerias ao lado do deputado estadual Ronaldo Medeiros para fazer uma gestão participativa.

[email protected]
1 Comentário
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.

Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram