Dólar hoje 5,147
24° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Política
Postada em 27/09/2020 11:15 | Atualizada em 27/09/2020 20:36 | Por Todo Segundo

Número de candidatos a vereador sobe 48% em 4 anos em Arapiraca

Em 2016, 208 concorreram ao cargo no Legislativo Municipal, contra 308 nas eleições deste ano
Arapiraca tem 308 candidatos na disputa para ocupar as 17 cadeiras da Casa Legislativa - Foto: Divulgação

Arapiraca segundo maior colégio eleitoral de Alagoas registrou aumento de 100 candidatos na disputa por vagas na Câmara de Vereadores nas eleições 2020. Comparado com a quantidade de candidatos que disputaram as eleições em 2016, o número subiu 48% no município.

Na última eleição municipal, eram 208 candidatos concorrendo ao cargo de vereador. Esse ano, caso a Justiça Eleitoral aprove todos os pedidos, Arapiraca vai ter 308 candidatos na disputa para ocupar as 17 cadeiras da Casa Legislativa.

O prazo para o registro das candidaturas terminou às 19h deste sábado (26). Este ano, pela primeira vez, os partidos não puderam realizar coligações para o cargo de vereador. Somente na eleição de prefeito foi possível a junção de partidos. Com isso, o voto para o cargo de vereador é proporcional, ou seja, é preciso observar o desempenho do partido político e não apenas do candidato. O partido precisa atingir o valor do quociente eleitoral para que consiga obter uma cadeira. Portanto, cada vez que atinge esse valor vai ganhando mais cadeiras.

De acordo com o cientista político Bruno Silva, a proibição das coligações para eleger vereadores é o principal motivo para o aumento no número de candidatos. "Isso se deve ao fato de que a proibição das coligações trouxe consigo mudanças nas regras eleitorais. Entre as principais, está o fato de que cada partido político deve sair sozinho e, ao organizar sua lista de candidatos, deve lançá-los, única e exclusivamente, pelo partido. Ou seja, não há mais a possibilidade de juntar várias siglas e tentar aumentar as chances do partido ou da coligação, como era antigamente", explicou.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram