Dólar hoje 5,809
28° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 02/02/2015 07:56 | Por Todo Segundo

Renan Calheiros é reeleito presidente do Senado Federal

Candidato oficial do PMDB ao comando do Congresso Nacional, Calheiros venceu Luiz Henrique por 18 votos
Renan Calheiros é reeleito presidente do Senado Federal - Foto: Último Segundo
Do Todo Último Segundo

Candidato oficial do PMDB ao comando do Senado Federal, o senador Renan Calheiros venceu o adversário Luiz Henrique na eleição realizada neste domingo (1º), em Brasília, e foi reeleito para continuar presidindo a Casa e, consequentemente, do Congresso Nacional.

Apesar de ser o candidato de seu partido e favorito máximo a vencer o pleito, Calheiros teve uma vitória relativamente apertada, em uma Casa em que normalmente as disputas acabam com resultados mais folgados.

Antes da votação, Calheiros contabilizava contar com o apoio de 55 colegas. No total, entretanto, o legislador alagoano teve apenas 49 votos, seis a menos do que o esperado. Luiz Henrique, que contava com 38, recebeu 31. Apenas um voto foi nulo.

É a quarta vez que o político alagoano, no Congresso Nacional desde 1983 – quando foi deputado federal por seu Estado – assume a presidência do Senado. "Comprometo-me aqui no Plenário a triplicar o trabalho, quadruplicar a vontade e qualificar o crédito concebido por senadores e senadoras para me reeleger a esta função tão nobre", discursou Calheiros em discurso após a confirmação de sua vitória. Assim como na na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, o voto para o Senado é secreto.

"A disputa agora, Luiz Henrique, é passado. E todos nós ansiamos pelo futuro. Serei presidente de todos os senadores. Desejo renovar meu firme compromisso pela autonomia do Senado Federal. Por sua transparência."

Calheiros disputou o pleito com Henrique, colega de partido que lançou sua candidatura na semana passada, gerando um racha no PMDB. Em seu discurso antes da votação, o catarinense citou "a aguda crise" que o Brasil enfrenta e apelou para os protestos de 2013 para ressaltar a necessidade de mudanças pelas quais o País precisa passar. 

"O sentimento que vem das ruas ecoa no Congresso. Vejo de colegas uma vontade de fazer nesta instituição todas as mudanças esperadas pelo povo brasileiro. Mudanças políticas, econômicas, sociais", discursou Henrique. 

A pedido de alguns senadores, a escolha dos integrantes da Mesa Diretora, responsável  por comandar os trabalhos da Casa, foi adiada para a manhã desta terça-feira (3). Além do presidente do Senado, a Mesa é composta pelo primeiro e segundo vice-presidentes e por quatro secretários. Também são indicados quatro titulares para substituir os titulares caso necessário.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram