Dólar hoje 5,160
22° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Saúde
Postada em 26/09/2019 16:09 | Atualizada em 26/09/2019 16:10 | Por Davi Salsa

Sesau alinha planos para doações de órgãos no Agreste

Coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, esteve reunida, nesta quinta-feira (26), em Arapiraca
Sesau alinha planos para doações de órgãos no Agreste - Foto: Davi Salsa

O mês de setembro é dedicado à sensibilização das pessoas acerca da importância da doação de órgãos como um gesto simples que pode salvar muitas vidas.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.esteve reunida, nesta quinta-feira (26), em Arapiraca, com a gerente-geral do Hospital de Emergência Daniel Houly, médica Regiluce Santos, para alinhar os procedimentos e etapas para dar início aos  trabalhos acerca da doação de órgãos e tecidos para transplantes.  

Em janeiro deste ano, o HE do Agreste criou a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), por meio da Portaria 001/2019. Coordenada pela enfermeira Gleidmar Bezerra, a comissão é formada por uma equipe multiprofissional e viabilizada com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Desde então, os médicos e outros profissionais de saúde do Hospital de Emergência do Agreste têm participado de várias capacitações e atualizações  acerca dos procedimentos técnicos e das normas para a doação de órgãos.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, considerou muito proveitoso o encontro com a direção e os integrantes da CIHDOTT. “A comissão foi ampliada, fizemos uma avaliação conjunta das ações e agradecemos o apoio da gerente Regiluce Santos e equipe nessa etapa de ajustes de alguns fluxogramas, para que, em breve, o hospital já inicie os trabalhos em toda a região”, salientou.  

A reunião também contou com a participação efetiva da equipe do Serviço de Organização de Procura de Órgãos (OPO), que tem como propósito a identificação de potenciais doadores, a manutenção e captação de órgãos e tecidos para transplantes.  

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital de Emergência Daniel Houly tem, entre outras atribuições, detectar possíveis doadores e viabilizar o diagnóstico preciso de morte encefálica.

A equipe multiprofissional também será responsável por adotar todos os procedimentos para o transplante em articulação com a Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Central de Transplantes de Alagoas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram