Dólar hoje 5,312
34° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
André Avlis

Sobre o autor

Radialista, Cronista e Comentarista Esportivo!
Postada em 04/12/2025 16:48 | Atualizada em 04/12/2025 16:49

OPINIÃO: Ano mágico do Flamengo foi a confirmação do brilhante trabalho de Filipe Luís

Técnico rubro-negro assumiu a equipe profissional no dia 30 de setembro de 2024
Filipe Luís, técnico do Flamengo - Foto: Reprodução

  A chancela que o tornou realidade.

O técnico Filipe Luís conseguiu um feito que poucos alcançam em suas carreiras: ser campeão da Taça Libertadores e do Campeonato Brasileiro no mesmo ano. Façanha que seu ex-comandante, Jorge Jesus, havia conseguido comandando o mesmo Flamengo.

Muito mais que isso, em 2025, além destes títulos, o treinador já havia vencido o Campeonato Carioca e a Supercoca do Brasil.

Ainda enquanto jogador, o ex-lateral esquerdo já dava indícios que poderia trilhar os caminhos que o levariam para a área técnica. Inteligente, aplicado taticamente, pensava o jogo de outra maneira e já mostrava ações de comandar o time - mesmo dentro de campo.

Antes mesmo de se aposentar, iniciou todos os processos necessárias para se tornar treinador. No Flamengo, não pulou etapas, tampouco deu passos maiores que suas próprias pernas.

Iniciou seu trabalho nas categorias sub-17 e sub-20 (onde conquistou a Copa Intercontinental de Clubes, em 2024). Fez tipo um estágio, uma fase, que moldou seus conceitos, modelo de jogo, estilo, propriedades, metodologia e DNA.

Assumiu o profissional em setembro de 2024 em meio a um turbilhão de acontecimentos e várias dúvidas, após a saída de Tite.

A partir daí, vimos um novo técnico surgir. Estudioso como poucos, do tipo que não foge de suas convicções. Pelo contrário, mesmo errando tenta corrigi-las sem fugir dos seus princípios e ideias de como enxergar o futebol.

Foi assim que o time rubro-negro tornou-se uma equipe dominante, equilibrada, versátil e eficiente. Por isso, nenhum destes títulos foi acaso. Teve muito trabalho e competência.

É óbvio que Filipe Luís ainda tem muita margem para evolução, aprendizado. Vai errar, acertar, ser contestado. Mas neste momento, não podemos mais - nem se quiséssemos - tratá-lo como uma aposta.

A realidade mudou e o treinador tornou-se a própria realidade a partir de uma chancela que confirma, afirma e coroa seu brilhante trabalho no comando do Flamengo.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram