Dólar hoje 5,147
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Esportes
Postada em 26/03/2020 22:19 | Por Blog do PVC Globo Esporte

Adiamento de redução salarial e desejo de manutenção de pontos corridos

Reunião define medidas concretas que clubes vão tomar em tempos de crise
Maracanã - Flamengo x Portuguesa - Foto: André Durão

Houve um momento na reunião da Comissão Nacional de Clubes com proposta posta na mesa para que os direitos de imagem só fossem pagos no final do ano e que já se colocasse em prática a redução salarial de 25%. Diferentemente dos clubes da Série B, liderados pelo presidente Paulo Carneiro, do Vitória, a Série A entende que não havia segurança jurídica para tirar direitos de imagem.

Esta foi uma das razões de os vinte clubes mais importantes do país, neste momento, terem alcançado o consenso de dar férias coletivas ao futebol brasileiro entre 1 e 20 de abril, com possibilidade de prorrogação deste período por mais dez dias.

Se a curva da epidemia tiver diminuído até lá, pode não ser necessário reduzir salários. Parece uma solução de bom senso, evita o confronto com os jogadores, que rejeitavam a proposta inicial de diminuição salarial e joga o problema para quando houver mais chance de analisar a crise. Não dá para saber se em 20 de abril vai haver chance de retomar o calendário, ou não. Justamente por isso, não dá para propor agora que os salários sejam já reduzidos.

Outra boa notícia da reunião foi a participação da CBF, como um poder moderador. Os clubes pediram a manutenção do formato do Campeonato Brasileiro em turno e returno por pontos corridos. Outra grande notícia. Mas Bahia, Fortaleza, Ceará e Sport querem a continuidade da Copa do Nordeste. Também dos estaduais. Pode não haver tempo para isso.

A posição inicial segue sendo a de que, quando a crise acabar, vai se olhar para a quantidade de datas restantes e tentar terminar todos os torneios paralisados. Esta ideia pode cair de caduca, porque muitos clubes não terão condição de colocar times completos em campo. Nesta quinta-feira (26), o técnico da Inter de Limeira disse ser favorável a que o Campeonato Paulista termine como está. Em outras palavras, que o resultado seja nulo, sem campeão nem rebaixamento.

Pode ser que não dê para terminar os estaduais, porque não existam clubes com elencos mantidos para jogar. Neste caso, se for possível voltar aos campeonatos em junho, pode dar tempo de disputar o Brasileirão em pontos corridos até janeiro.

O impasse pode voltar no dia 20 de abril. Mas a decisão desta quinta-feira pareceu a mais sábia dentro do possível.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram