Dólar hoje 5,802
37° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoano 2019
Postada em 30/11/2015 20:48 | Atualizada em 30/11/2015 20:55 | Por Todo Segundo

Artilheiro do Ano: Zé Carlos, goleador da Série B, faz um e sobe para quinto

Com 23 gols no ano e 19 na Segundona, atacante fica com a artilharia. Lucas Pratto, Daniel Morais, Tozin, Erik e Gabriel também marcam na semana e pulam uma posição
Artilheiro do Ano: Zé Carlos, goleador da Série B, faz um e sobe para quinto - Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas
O artilheiro da Série B do Brasileiro não poderia deixar passar o último jogo da competição no ano em branco. Zé Carlos, goleador da Segundona, com 19 gols, deixou o dele e chegou a 23 tentos no ano, empatando com Robert, do Vitória, na quinta colocação. O atacante fez o único do clube alagoano na derrota para o Criciúma por 2 a 1, fora de casa. Outros também marcaram no fim de semana pela Segunda Divisão nacional: Daniel Morais fez um na vitória do Náutico por 2 a 0, fora de casa, contra o Bragantino, e Tozin, que balançou a rede uma vez no triunfo por 2 a 0 em cima do Mogi Mirim.

Na Série A, apenas dois jogadores dos oito que estão na lista fizeram gols, os dois de pênalti. Lucas Pratto marcou dessa forma na derrota do Atlético-MG para o Grêmio, por 2 a 1, e Erik fez o primeiro do Goiás na vitória fora de casa por 3 a 1 em cima da Chapecoense, que manteve viva as esperanças do Esmeraldino de permanecer na Primeira Divisão.

Pela Copa do Brasil, o atacante Gabriel marcou o gol da vitória do Santos sobre o Palmeiras por 1 a 0, no jogo de ida da final. Com a rede balançada, o jogador empatou com Valdívia, do Internacional, e Erik, todos com 15 gols.

Tabela Artilheiro do Ano 30 de novembro (Foto: Arte GloboEsporte.com)O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GloboEsporte.com. E a disputa pelo troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols
2013 - Hernane (Flamengo), com 36 gols
2014 - Magno Alves (Ceará), com 37 gols

Do Globo Esporte
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram