Dólar hoje 5,802
38° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Palmeira dos Índios
Postada em 17/08/2018 19:02 | Atualizada em 17/08/2018 19:12 | Por Kelly Marques/Assessoria

Laboratório Remi Maia é reinaugurado em Palmeira dos Índios

Moderno e ágil, unidade terá capacidade para 20 mil exames por mês
Laboratório estava fechado há mais de 2 anos - Foto: Paulo Henrycky/Assessoria

Mais uma conquista para a saúde pública de Palmeira dos Índios. Nesta sexta-feira (17), o prefeito Júlio Cezar e a secretária municipal Kátia Born entregaram o novo Laboratório Municipal Remi Maia. Fechado há mais de dois anos, o laboratório foi revitalizado, totalmente modernizado, conta com novos equipamentos, de última geração e com uma capacidade para realização de 20 mil exames por mês. A entrega do equipamento faz parte das atividades comemorativas dos 129 anos de Emancipação Política de Palmeira dos Índios. A inauguração contou com a presença de vereadores, secretários municipais e do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia Rogério Pinheiro.

O Remi Maia atenderá toda população palmeirense, principalmente o público de diabéticos, hipertensos e gestantes de alto risco. O laboratório também é porta aberta para portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) HIV e hepatites virais, onde o material colhido será encaminhado para o Laboratório Central de Alagoas (Lacen).

A secretária Kátia Born agradeceu a parceria com a coordenadora Telma Amorim, que já coordenou o Lacen/AL, e o empenho da gestão em colocar o laboratório em funcionamento. “Agradeço o empenho e esforços da dra. Telma, que com sua competência tem tocado da reforma aos aparelhos de ponta desse Laboratório. Palmeira agora tem um laboratório municipal de qualidade, onde os exames serão entregues em pouco tempo, além da coleta domiciliar. Sem o interesse do prefeito Júlio Cezar nada disso seria possível, pois o laboratório estava entregue à ação do tempo”, pontuou Kátia.

Além de exames patológicos o laboratório também fará análises para arboviroses, principalmente para o zika vírus, leishmaniose e amostragem de qualidade da água. Como novidade, a unidade terá uma extensão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde o paciente que chegar com quadro febril, terá os exames feitos na própria unidade e o resultado deverá auxiliar em um diagnóstico mais preciso.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, o laboratório foi reaberto em respeito à população palmeirense. “Reconheço o grande e trabalho e esforço dos profissionais da área da Saúde. Não é fácil trabalhar em uma área tão difícil e que recebe tantas críticas. Parabenizo o trabalho da dra. Telma, que já foi do Lacen e hoje toca as ações aqui no Remi Maia, e à secretária de Saúde Kátia Born por tudo que tem feito pela saúde, apesar das condições que nem sempre são favoráveis. Palmeira e a população mereciam que o Remi Maia fosse reaberto. O serviço estava fechado, mas com o dinheiro que entra na Saúde dá para mantê-lo funcionando. Vamos colocar nossa demanda e tudo que esse laboratório fizer vai deixar de fazer no privado, que só receberá os nossos exames se aqui eles não puderem ser feitos. A equipe daqui é muito boa, competente e vai fazer um grande trabalho”, garantiu o prefeito Júlio.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram