Dólar hoje 5,406
24° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Polícia
Postada em 13/08/2025 14:26 | Por Todo Segundo

Operação contra fraude milionária em consórcios falsos tem alvos em Alagoas

Mandados foram cumpridos em Maceió e Marechal Deodoro; grupo movimentou R$ 500 milhões
Operação nacional contra quadrilha que aplicava golpes em nove estados chega a Alagoas - Foto: Reprodução - PC/PR

A Polícia Civil do Paraná deflagrou, na manhã desta quarta-feira (13), a terceira fase de uma operação que desmantela um esquema nacional de golpes do falso consórcio, movimentando cerca de R$ 500 milhões em transações suspeitas. A ação teve impacto direto em Alagoas, com cumprimento de mandados em Maceió e Marechal Deodoro. A ação também acontceu em outros oito estados.

Ao todo, 12 pessoas foram presas e 45 ordens judiciais foram cumpridas — 33 delas de busca e apreensão — com apoio das polícias civis locais. Os alvos estão no Amazonas, Pará, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

A investigação começou em janeiro de 2023, quando, em Curitiba, quatro pessoas foram presas em flagrante e outras 15 conduzidas para prestar esclarecimentos. O grupo oferecia supostas facilidades para compra de imóveis e veículos por meio de anúncios em redes sociais. As vítimas eram atraídas para assinar contratos e efetuar pagamentos, mas os bens nunca eram entregues.

O delegado Tiago Dantas, responsável pelo inquérito, detalhou que o esquema operava com “call centers” clandestinos, metas agressivas de captação e comissionamentos de até 1% sobre os valores negociados. “Em algumas situações, a assinatura e os repasses eram intermediados por funcionários treinados que atuavam sob rigorosa orientação”, afirmou.

A quadrilha utilizava pelo menos cinco empresas de fachada, sistemas digitais e grupos de mensagens para ampliar o alcance. Em Alagoas, as investigações apontam que integrantes tinham a função de intermediar contatos e captar vítimas, reforçando a presença nacional do grupo.

Em março de 2024, a segunda fase da operação já havia resultado na prisão de cinco pessoas no Amazonas e Tocantins, além da identificação dos dois líderes — um homem e uma mulher.

Segundo a Polícia Civil, após um período de atuação, o grupo encerrava as atividades no local, abandonando vítimas sem contato, dinheiro ou os bens prometidos.

As autoridades alertam para que consumidores desconfiem de ofertas com preços muito abaixo do mercado e façam sempre a checagem da idoneidade das empresas antes de qualquer assinatura de contrato.

Cidades onde houve ação nesta quarta-feira (13):

Alagoas: Maceió e Marechal Deodoro

Amazonas: Manaus

Pará: Belém, Santarém e Ananindeua

Sergipe: Itabaiana, Lagarto e Aracaju

Bahia: Salvador

Ceará: Fortaleza e Eusébio

Minas Gerais: Belo Horizonte

São Paulo: São Paulo, Campinas e Diadema

Santa Catarina: Florianópolis

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram