Dólar hoje 5,802
23° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 20/04/2023 19:27 | Por Assessoria

Alagoas registra 3,4 mil acidentes de trabalho em 2022, segundo observatório do MPT

De acordo com levantamento, mais de 600 acidentes teriam sido subnotificados
Alagoas registra 3,4 mil acidentes de trabalho em 2022, segundo observatório do MPT e OIT - Foto: Arquivo / Todo Segundo

Um levantamento do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostra que Alagoas registrou 3.395 acidentes de trabalho no ano de 2022. O número representa um aumento de 5% em relação a 2021, quando foram registrados 3.223 acidentes.

Os dados são referentes a acidentes no ambiente laboral nos quais houve Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Apesar dos números oficiais, a estimativa é de que 672 acidentes de trabalho em Alagoas tenham sido subnotificados em 2022 - uma subnotificação de 19,8%.

O procurador-chefe do MPT em Alagoas, Rafael Gazzaneo, destaca que é fundamental a adoção de medidas para garantir a saúde e a segurança no ambiente laboral e, consequentemente, para reduzir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Uma das medidas é o cumprimento da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) nas empresas, que também passou a ter como atribuição o combate ao assédio no trabalho – através da Lei 14.457/22.

“Uma das preocupações que precisam ser discutidas no ambiente de trabalho é o combate ao assédio, incluindo o assédio sexual, um tema que trata de relações interpessoais e que também tem relação com a saúde no ambiente laboral. Dentro desse contexto, a alteração que definiu como nova função da Cipa combater o assédio sexual e outras formas de violência no trabalho é de suma importância e vai repercutir positivamente na busca por um meio ambiente laboral saudável”, afirmou Gazzaneo.

De acordo com o levantamento do observatório, a fabricação de açúcar em bruto foi o setor econômico com mais notificações de acidentes em Alagoas. Na sequência, aparecem as atividades de atendimento hospitalar; administração pública em geral; comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados; e instalações elétricas.

Dentre as ocupações que registraram mais acidentes em 2022, lidera a lista o trabalhador da cana-de-açúcar. Na sequência, aparecem as profissões de técnico de enfermagem; alimentador de linha de produção; faxineiro; e servente de obras.

Os dados estatísticos completos podem ser acessados no site https://smartlabbr.org/sst e representam o número de acidentes de trabalho notificados para a população com vínculo de emprego regular.

Abril Verde

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições de Alagoas se reuniram novamente, no mês de Abril, para conscientizar trabalhadores, empregadores e a sociedade em geral sobre a importância do movimento Abril Verde e sobre a necessidade de ações que promovam a garantia da saúde e da segurança no ambiente laboral. Durante este mês, dois seminários foram organizados para chamar atenção da população sobre o tema.

As atividades do Abril Verde tiveram início no dia 14, na Casa da Indústria, com um seminário direcionado a gestores convidados. Já no dia 28 de abril, também na Casa da Indústria, o evento será aberto ao público. As inscrições para o seminário são gratuitas e devem ser feitas por meio do e-mail [email protected].

O seminário Abril Verde começará às 14h com a palestra “As implicações do assédio no contexto empresarial”, com a juíza do Trabalho Carolina Bertrand, gestora do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Alagoas. Na sequência, o superintendente adjunto do Senar Alagoas, Anderson Soares, abordará o tema “A NR31 e a aplicação de agrotóxico no contexto do microprodutor rural”. Finalizando a programação, um representante do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Usina Caeté explanará sobre “Gestão de Riscos em acidentes ampliados: um estudo de caso sobre prevenção de perda.” O seminário ainda contará com uma apresentação do grupo de Teatro do Sesi, intitulada “A maldição das Doenças Ocupacionais”.

A campanha Abril Verde em Alagoas é resultado da parceria entre a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi); Grupo Prevencionistas; Ministério Público do Trabalho (MPT); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Social do Comércio (Sesc); Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon); Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal); Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL); Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) e Uninassau.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram