Dólar hoje 5,300
22° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Alagoas
Postada em 13/11/2025 17:42 | Por Todo Segundo com Ascom

Casos de afogamento crescem mais de 8% em Alagoas

Entre janeiro e novembro, 3.516 casos foram registrados — aumento de 8,55% em relação a 2024
Corpo de Bombeiros registra aumento de 8,55% no número de casos de afogamento, em Alagoas - Foto: Ascom

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) registrou um aumento de 8,55% no número de casos de afogamento em Alagoas, com relação ao mesmo período do ano passado. Conforme dados do Fênix, sistema de gestão operacional da corporação, entre 1º de janeiro e 13 de novembro de 2025 foram registrados 3.516 atendimentos relacionados a salvamentos aquáticos, e, em 2024, foram contabilizados 3.239 casos.

Segundo a assessoria, a corporação atribui esse crescimento à ampliação do fluxo de banhistas nas praias do estado e ao comportamento de risco em locais sem supervisão adequada. As estratégias de prevenção são intensificadas pelos bombeiros com a aproximação do verão, e se preparam para o lançamento da Operação Verão 2026, previsto para dezembro.

“A iniciativa visa reforçar as ações de orientação e vigilância nas praias, lagoas e rios, que registram aumento significativo de visitantes entre dezembro e março, período de alta temporada em Alagoas”, informou a assessoria.

A recomendação do Corpo de Bombeiros para evitar afogamentos é que os banhistas priorizem locais com presença de guarda-vidas, evitem entrar no mar após o consumo de bebidas alcoólicas e não se afastem da faixa de areia. Pais e responsáveis devem ter um cuidado especial com as crianças e manter vigilância constante sobre elas. Além disso, é essencial respeitar as sinalizações de perigo e as orientações dos militares. A prevenção continua sendo a principal forma de garantir um verão seguro.

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizaram o resgate de quatro vítimas de afogamento na tarde desta quarta-feira (12), na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, litoral sul de Alagoas. Dois homens, um de 33 e outro de 34 anos, e duas mulheres, de 32, foram socorridos pelos militares e liberados no local após avaliação. Quatro guarda-vidas participaram da ação.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram