Dólar hoje 5,443
20° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 11/08/2025 15:03 | Por Todo Segundo com Ascom

Festival de Inverno de Palmeira aquece comércio antes mesmo da começar

Empresários e consumidores confirmam alta nas vendas de roupas e calçados para o evento
Festival de Inverno de Palmeira dos Índios aquece comércio antes mesmo da começar - Foto: Assessoria

Reconhecido como um dos eventos culturais mais importantes do Agreste alagoano, o Festival de Inverno de Palmeira dos Índios (FIPI) atrai atenção e movimenta a economia local mesmo antes de começar. De 17 a 20 de agosto, a antiga Estação Ferroviária será o ponto de encontro para quem busca música e diversão, mas também para quem aproveita o aumento no comércio da cidade.

Na loja A Calçadeira, localizada no calçadão central da cidade, o movimento já é percebido. O gerente Pedro Oliveira, que administra o negócio há 27 anos, afirma que o FIPI se consolidou como um marco para a economia local desde sua criação, na gestão do então prefeito Júlio Cezar. “Antes mesmo do início do festival, já sentimos a procura crescer. E não é só gente de Palmeira, mas também moradores de cidades vizinhas, como Igaci, Quebrangulo e Estrela de Alagoas”, relatou. Com 16 colaboradores fixos, a loja mantém os empregos mesmo em períodos de menor movimento, mas o festival, segundo ele, garante um reforço importante no caixa.

Entre os consumidores, a animação é visível. A dona de casa Maria Aparecida Silva decidiu investir em um novo visual para curtir as atrações. A primeira compra foi uma bota. “Resolvi me dar esse luxo porque as atrações deste ano são muito boas”, contou. Ela diz que todos os anos prepara o figurino para si e para as filhas, de 12 e 8 anos, especialmente para o FIPI.

O público masculino também entra na onda. Na For Men, loja especializada em moda masculina no Centro, a vendedora Charliane Torres relata que o anúncio da programação foi o gatilho para o aumento no fluxo de clientes. “Muitas mães vêm comprar roupas para os filhos adolescentes, e as vendas de looks inspirados no cantor Nathanzinho estão em alta”, afirmou.

Na loja Donna’s, o empresário Ítalo Silva confirma que o festival representa uma fatia significativa do faturamento anual. “Começamos a renovar o estoque em julho. Os looks de balada, com brilho e peças em jeans, que estão em alta este ano, são os mais procurados. A expectativa é de que, durante os dias de evento, as vendas cresçam ainda mais”, projetou.

Mais do que um evento cultural, o FIPI se firmou como um impulsionador da economia de Palmeira dos Índios, beneficiando desde lojistas e prestadores de serviços até vendedores ambulantes. E, se depender do clima nas lojas, a festa já começou – pelo menos nas vitrines.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram