Dólar hoje 5,799
24° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Alagoas
Postada em 02/02/2022 18:43 | Atualizada em 02/02/2022 18:44 | Por Todo Segundo com Ascom

Novo Centro de Reabilitação levará nome de dona Vidinha Cavalcanti

A segunda homenageada será Edilene Torres de Melo, que terá o nome da Sala de Atendimento do Novo Centro
Novo Centro de Reabilitação levará nome de dona Vidinha Cavalcanti e Sala de Atendimento Edilene Torres - Foto: Arquivo / Pessoal

Novo Centro de Reabilitação de Palmeira dos Índios será inaugurado na segunda-feira (7) e a Prefeitura de Palmeira dos Índios homenageará duas importantes mulheres, de diferentes gerações, e que estão ligadas, de alguma forma, ao Centro, que fica no bairro de Vila Nova. A primeira homenageada é Antônia Cavalcanti Fernandes, a dona Vidinha, como era conhecida por todos, que dará nome ao local.

Ela nasceu no dia 18 de março de 1926, na Serra da Mandioca e era Filha primogênita de Josefa Tenório Cavalcanti de Albuquerque e Ulisses Tenório Cavalcanti. Teve 9 irmãos e viveu, mesmo depois de casada, na “casa grande”, no bairro de Vila Nova, onde também ainda mora uma parte dos 8 filhos que teve com o senhor Amarílio Fernandes: José Amarílio, Graça, Luiz, Mônica, Lourdes, Geraldo,
Sandra e Francisco. Dona Vidinha, assim como diz o nome, gostava da vida e tinha um imenso amor pelos netos, filhos, genros, noras, parentes e amigos, que também moravam no bairro. Dona Vidinha faleceu em setembro de 2016, aos 90 anos, e deixou um grande legado de amor e generosidade para quem conviveu com ela.

A segunda homenageada será Edilene Torres de Melo, que terá o nome da Sala de Atendimento do Novo Centro. Edilene era cadeirante e lutou muito pelas pessoas com deficiência e para que todos tivessem assistência adequada, humanizada e de qualidade. Edilene nasceu em 1974 e aos 12 anos foi submetida a uma cirurgia, devido a problemas de coluna, mas ficou de cadeira de rodas. Por causa do problema que tinha e, tantas outras pessoas, foi uma das primeiras fundadoras e associadas do núcleo de deficientes físicos em Palmeira dos Índios, a Adefal. O amor e empenho que tinha pelo núcleo eram tão grandes que, em pouco tempo, passou a exercer o cargo de coordenação e mesmo sem remuneração lutou para que novos serviços chegassem à Adefal/Palmeira, como alfabetização, bordado, costura, entre outros.

Edilene faleceu em abril de 1999, aos 25 anos, vítima de leucemia. Mas apenas anos depois, no governo Alberto Cordeiro, é que foi criado o primeiro Centro de Reabilitação de Palmeira. 23 anos após o falecimento de Edilene, no Governo Júlio Cezar, a prefeitura entregará à população o Novo Centro de Reabilitação Vidinha Cavalcanti que, certamente, será da maneira que ela sempre sonhou para atender com dignidade às demandas das pessoas com deficiência física.

O prefeito Júlio Cezar destacou a importância de homenagear dona Vidinha e Edilene. “Essas duas mulheres, dona Vidinha e Edilene, foram importantes para Palmeira e merecem esta homenagem da prefeitura, que reconhece a grandeza e os serviços prestados por duas mulheres que foram ícones do seu tempo e que lutavam pelo povo mais simples dessa comunidade. Por isso, estamos homenageando a dona Vidinha e a Edilene. O Novo Centro de Reabilitação, certamente, ficará eternizado pela memória dessas duas grandes guerreiras palmeirenses”, disse o prefeito Júlio Cezar.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram