Dólar hoje 5,117
24° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 01/02/2024 17:02 | Atualizada em 01/02/2024 17:04 | Por Ascom Sesau

Sesau orienta sobre importância de manter Cartão de Vacina atualizado

Medida é fundamental para prevenir e reduzir a disseminação de doenças graves ou fatais como a Covid-19
Sesau orienta a população sobre importância de manter atualizado o Cartão de Vacinação - Foto: Thallysson Alves / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), orienta a população dos 102 municípios alagoanos sobre a importância de manter o Cartão de Vacinação atualizado. A medida é fundamental para prevenir e reduzir a disseminação de doenças graves ou fatais, como a Covid-19, cujo imunizante passou a ser anual a partir deste ano, além de evitar doenças como a poliomielite, febre amarela, tétano, hepatite, papilomavírus humano (HPV) e a gripe.

Para ser imunizada, a população deve procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência e estar portando o Cartão de Vacinação, o Registo Geral (RG), CPF e o Cartão SUS. Já as pessoas que perderam o comprovante, não sabem ou não lembram se tomaram as vacinas precisam atualizar a situação junto à unidade de saúde de seu município.

De acordo com a enfermeira do PNI/AL, Amélia Albuquerque, manter o Cartão de Vacinação atualizado é um ato que protege não apenas quem recebe a dose da vacina, mas também os grupos que não podem ser imunizados, além de garantir uma população menos vulnerável a doenças evitáveis. “Manter o Cartão de Vacinação atualizado é estar prevenido das doenças imunopreveníveis. Então, se temos diversas doenças circulando, não só aqui no Brasil, mas no mundo, e temos vacinas que protegem contra as formas graves da doença, precisamos manter essa atualização, justamente, para evitar que doenças que já foram erradicadas não voltem a circular”, explicou.

O PNI disponibiliza, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do SUS, as vacinas BCG, meningocócica, pentavalente, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, tríplice viral e hepatite A. “A cobertura vacinal em 2023 foi eficiente, tendo um aumento, mas ainda não atingimos as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde e, por isso, temos que reforçar a importância das vacinas”, destacou Amélia Albuquerque.

A enfermeira do PNI/AL enfatizou que as estratégias para ampliar a cobertura vacinal em 2024 irão contar com oficinas de microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), nas Microrregiões de Saúde. “Paralelamente, também promoveremos a capacitação no manejo adequado dos sistemas de informação pertinentes às atividades de vacinação e do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos da Rede de Frio, visando a robustez dos dados administrativos”, destacou.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram