Dólar hoje 5,402
24° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 14/08/2025 06:57 | Por Todo Segundo com Ascom

Tia Júlia participa de encontro com marisqueiras ao lado de Janja em Maceió

Evento no Vergel do Lago reuniu ministros, autoridades e representantes da pesca artesanal
Tia Júlia participou de encontro com marisqueiras ao lado da primeira-dama Janja em Maceió - Foto: Assessoria

A prefeita de Palmeira dos Índios, Tia Júlia (MDB), participou nesta quarta-feira (13) do Encontro com Marisqueiras – Alagoas, promovido pelo Governo Federal no bairro do Vergel do Lago, em Maceió. A agenda contou com a presença da primeira-dama Janja da Silva e reuniu autoridades nacionais, estaduais e municipais para discutir políticas de valorização e apoio às trabalhadoras da pesca artesanal.

Entre as autoridades presentes, estavam os ministros Anielle Franco (Igualdade Racial), André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Renan Filho (Transportes), além do secretário estadual de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, e da vice-prefeita de Palmeira dos Índios, Sheila Duarte (PT). Representantes da Cooperativa de Marisqueiras da capital, como a Copmares – Mulheres Guerreiras, também marcaram presença.

Durante o encontro, a marisqueira Vanessa Santos fez um apelo por mais atenção às demandas da categoria.

“Nós, marisqueiras organizadas na Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras, expressamos o nosso agradecimento pelo olhar e valorização do nosso trabalho tradicional. Reforçamos a necessidade de atenção urgente diante das graves condições que enfrentamos em nossa comunidade e em nossa lagoa, que é fonte de trabalho, moradia, alimento e subsistência”, afirmou.

A primeira-dama Janja da Silva elogiou o trabalho desenvolvido pelas marisqueiras e anunciou esforços para ampliar o alcance das ações.

“Conversei com o ministro André para replicarmos este projeto em outros lugares, pois esses equipamentos são fundamentais para o trabalho de vocês. Vim a Alagoas para dialogar com as mulheres sobre mudanças climáticas e o impacto na vida delas. O trabalho de vocês ocorre em um ambiente cada vez mais degradado, como mangues e lagoas. Vou levar para a COP30, em Belém, a mensagem das mulheres que trabalham com o sururu”, disse.

A prefeita Tia Júlia destacou a importância da pauta para a cultura e a economia de Alagoas.

“Este foi um chamado para valorizar e reconhecer a importância das marisqueiras para os alagoanos. Elas são guardiãs de um saber tradicional e parte fundamental da cultura e da economia local. Precisam ser ouvidas e apoiadas para que possam continuar o seu trabalho com dignidade”, declarou.

O evento fez parte de uma série de iniciativas do Governo Federal voltadas para fortalecer o papel das mulheres na pesca artesanal, com foco na geração de renda, sustentabilidade e preservação dos ecossistemas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram