Dólar hoje 5,118
22° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Alagoas
Postada em 22/02/2024 17:59 | Atualizada em 22/02/2024 18:13 | Por Todo Segundo

Tornado assusta moradores e deixa rastro de destruição em Estrela de Alagoas

Pelo menos três casas tiveram os telhados arrancados e ficaram destruídas na zona rural
Casas tiveram os telhados arrancados e ficaram destruídas na zona rural de Estrela de Alagoas - Foto: Internauta

Moradores do Sítio Lajeiro dos Nicácios, zona rural de Estrela de Alagoas, Sertão do Estado, se depararam com uma cena impressionante na tarde desta quinta-feira (22), uma espécie de redemoinho passou pelo local e deixou um rastro de destruição. Ninguém ficou ferido.

De acordo com informações apuradas pelo Portal Todo Segundo, junto a pessoas da região, pelo menos três casas da comunidade tiveram os telhados arrancados e ficaram destruídas. Os moradores conseguiram deixar os imóveis há tempo e se refugiaram nas casas dos vizinhos.

As imagens feitas por moradores mostram o funil tocando no chão e se trata de um tornado, segundo a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e que pode está ligado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente.

"O fenômeno que aconteceu nesta tarde em Estrela de Alagoas pode ser uma célula funil que acontece em nuvens muito convectivas, também chamadas de super células. O que define o tornado é a intensidade dos ventos e o raio de destruição na área atingida. No caso, o fenômeno pode estar associado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente, devido ao posicionamento do VCAN sobre o Oceano Atlântico.

O que é um VCAN? Vortice Ciclonico em Altos Níveis, basicamente um centro de baixa pressão que se forma nos altos níveis e pode se estender para níveis mais baixos da atmosfera", explicou a meteorologista da Semarh, Anna Bárbara Coutinho.

Até a publicação desta reportagem, a prefeitura de Estrela de Alagoas não havia se pronunciado sobre a questão de assistências as famílias que ficaram desabrigadas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram