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Postada em 30/06/2015 23:54 | Por Todo Segundo

Delegado crê que estouro de pneu causou acidente de Cristiano Araújo

Ele baseia informação em depoimentos, mas apura relação com velocidade
Delegado crê que estouro de pneu causou acidente de Cristiano Araújo - Foto: Táliton Andrade/G1
O delegado Fabiano Jacomelis disse nesta terça-feira (30) que o acidente de carro que matou o cantor Cristiano Araújo, de 29 anos, e a namorada dele, Allana Moraes, de 19, foi causado por  um pneu estourado do veículo. Ele afirmou que baseia essa constatação nos depoimentos que já colheu em relação ao caso, inclusive dos ocupantes do automóvel.

"Já se sabe que a causa técnica do acidente, o fato do motorista ter perdido o controle do veículo e ter saído da pista, foi ocasionado por um pneu furado, conforme informações prestadas pelas pessoas que estavam no carro. A gente viu que havia furos no pneu. A conclusão  que a gente quer chegar agora é o que provocou isso", explica.

O acidente aconteceu na madrugada do último dia 24, quando o sertanejo voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado. Além de Ronaldo e de Cristiano, estavam no carro Allana Moraes, namorada do músico, e Victor Leonardo, um dos empresários dele. A jovem de 19 anos morreu no local. Já Ronaldo e Victor se feriram, foram atendidos no hospital, mas já receberam alta.

Questionado se a alta velocidade que o carro estava, fato já confirmado por Ronaldo durante depoimento à polícia, também teria contribuído para o acidente, o delgado foi cauteloso. "A gente espera chegar à conclusão de qual velocidade o carro estava no momento do acidente com base nos laudos para saber se ela contribuiu ou não para o resultado", pondera.

Rodas
A polícia também investiga se uma alteração feita nas rodas do veículo pode ter ligação com o acidente. Segundo as apurações, elas não eram originais. Nesta tarde, o delegado ouviu o ex-jogador de futebol Tiago Ferreira dos Santos, de 29 anos, que deu as rodas não originais de presente para Ronaldo. Simão, como é conhecido, confirmou à polícia o que já tinha dito em entrevista exclusiva ao G1 e a TV Anhanguera: que já havia feito reparos nos equipamentos.

As rodas aro 22 foram retiradas do Range Rover de Simão porque ele tinha a intenção de vender o carro e, para isso, resolveu colocar as rodas originais. Ele revelou que o próprio veículo acusou uma falha nas peças.

"Ele percebeu (a falha) pelo painel do carro, que é do mesmo fabricante (do carro do Cristiano). Esse carro tem uma indicação que demonstra, por exemplo, se o pneu está murcho. Diante disso, ele levou o veículo para verificação e foi informado que a roda estava amassada e havia necessidade de um reparo", conta.

O investigador explicou que Ronaldo, em seu depoimento, disse que não percebeu no painel do carro de Cristiano nenhuma avaria ou problema técnico no período em que o veículo estava com as rodas não originais.

Conforme explica o delegado, a colocação de rodas com aros maiores é uma "questão de estética", feita para "deixar o carro mais bonito”. No entanto, conforme nota enviada ao G1, a Jaguar Land Rover, fabricante dos carros tanto de Simão como de Cristiano Araújo, eslcarece que "não recomenda em nenhuma circunstância o uso de peças e acessórios não originais em seus veículos".

A Polícia Civil espera ouvir nesta semana, mas sem data definida, pelo menos mais três pessoas, entre amigos e integrantes da produção do cantor Cristiano Araújo. As testemunhas estavam em dois carros que seguiam logo atrás do veículo que o cantor estava quando se acidentou e morreu.

Análise do carro
Técnicos da montadora Land Rover realizaram na segunda-feira (29) uma perícia no carro do cantor Cristiano Araújo. Junto com membros da Polícia Civil, eles analisaram o veículo por quase duas horas e retiraram um aparelho que poderá revelar qual era a velocidade do Range Rover Sport, ano 2015, no momento em que saiu da pista.

"[O aparelho é] uma espécie de tacógrafo, até como eles [técnicos] comentaram, uma espécie de “caixa-preta” com todos os dados que a gente precisa para tentar esclarecer o fato", disse Jacomelis.

O investigador afirmou, ainda, que o equipamento é bastante simples, mas também pode revelar se os airbags e os freios funcionavam. O tempo de espera pelo resultado vai depender de onde a peça será analisada. "Os técnicos vão levar esse módulo para São Paulo. Se esclarecer lá vai ser mais rápido. Mas, segundo informações deles, se não der resultado, eles vão encaminhar a peça para a Inglaterra. Aí vamos ter que ter um pouco mais de paciência", explicou.

Do G1 GO
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