Dólar hoje 5,115
30° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Brasil
Postada em 16/01/2021 23:17 | Atualizada em 16/01/2021 23:18 | Por R7

Justiça nega novo pedido da Defensoria e mantém Enem

DPU argumentou que Inep não forneceu as informações corretas de biossegurança contra covid para aplicação do exame
Justiça nega pedido de adiamento do Enem e segue o calendário de provas - Foto: Divulgação

A Justiça Federal da 3ª Região negou neste sábado (16) novo pedido da DPU (Defensoria Pública da União) para adiar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), programado para ser realizado neste domingo (17) e no próximo (24).

De acordo com a decisão, as informações fornecidas pelo órgão são "insuficientes" para demonstrar que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) não teria como garantir o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à covid-19.

No texto, o juiz federal Leonardo Henrique Soares afirma que a DPU não conseguiu demonstrar nos autos "incompatibilidade entre o número de alunos inscritos em cada cidade e a quantidade de lugares disponíveis nos locais reservados para a aplicação dos exames, segundo a capacidade de cada uma das salas de aula, a revelar tenha ocorrido clara alteração da verdade dos fatos que justifique a suspensão da realização presencial do Enem nas datas já agendadas."

A senteção segue as decisões da Justiça Federal em São Paulo e do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) garantem a realização do exame. O juiz, no entanto, não descartou a possibilidade de comprovação das informações no decorrer da realização do Exame Nacional do Ensino Médio.

Na quinta-feira (14), o TRF-3 manteve a decisão da Justiça Federal de São Paulo e as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) devem ser realizadas nas datas previstas — dias 17 e 24 (versão impressa) deste mês.

De acordo com decisão, "a suspensão do exame levará à desestabilização da educação básica e do ensino superior, em prejuízo das deliberações tomadas, do planejamento de realização da prova, dos programas de governo, de cunho assistencial e afirmativo (Sisu, Prouni, Fies e cotas sociais e raciais), e da vontade de parte significativa do corpo discente".

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram