Dólar hoje 5,813
31° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Brasil
Postada em 06/04/2018 13:43 | Por Todo Segundo

Programa Melhor em Casa: há 6 anos presta atenção domiciliar em Palmeira dos Índios

Programa foi instituído em junho de 2012, por meio da Portaria nº 2.527, de 27 de outubro de 2011
Programa Melhor em Casa: há 6 anos presta atenção domiciliar em Palmeira dos Índios - Foto: Arquivo / Pessoais
Da Assessoria

O Programa Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair de casa para chegar até uma unidade de saúde. O Programa também é  destinado para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o tratamento. A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evita hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções, além de o paciente estar no aconchego do lar.

Em Palmeira dos Índios, o programa foi instituído em junho de 2012, por meio da Portaria nº 2.527, de 27 de outubro de 2011. Com uma equipe de 13 profissionais o Programa assiste 74 pacientes. O Melhor em Casa também segue a Portaria n° 825, de 25 de abril de 2016, cap. 1, art. 2°, § II que define o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) como serviço complementar aos cuidados realizados na atenção básica e em serviços de urgência, substitutivo ou complementar à internação hospitalar.

O SAD tem como objetivo a redução da demanda por atendimento hospitalar ou do período de permanência de usuários, a desinstitucionalização e a otimização dos recursos financeiros e estruturais da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

A coordenadora do Melhor em Casa Thais Cavalcante salienta a importância das pessoas conhecerem e se informarem acerca do Programa. “É essencial que as pessoas conheçam o Programa e saibam quais os nossos serviços e como é o nosso fluxo de atendimento, pois algumas pessoas pensam que é tipo um home care, que tem a obrigação de atender todo e qualquer paciente. Estamos de portas abertas para esclarecimentos”, pontua Thais.

O Programa visa a oferta de um atendimento qualificado e humanizado da atenção à saúde e a preservação dos vínculos familiares. Desenvolve a ampliação da autonomia dos usuários e familiares para o cuidado à saúde, a redução dos períodos de internação hospitalar e a redução da demanda por atendimento hospitalar.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram