Dólar hoje 5,799
23° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Brasil
Postada em 06/07/2017 22:38 | Atualizada em 06/07/2017 23:06 | Por Todo Segundo

Projeto para implantar Teste Rápido de HIV em Palmeira vence prêmio nacional

Mostra promovida pelo Ministério da Saúde prestigia profissionais que atuam no SUS
Projeto para implantar Teste Rápido de HIV em Palmeira vence prêmio nacional - Foto: Divulgação
Por João Victor Barroso

O Projeto para Implantação do Teste Rápido de HIV e Sífilis na Unidade de Saúde da Família (USF) do povoado Boa Vista, em Palmeira dos Índios, foi o vencedor da 15ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi).

As enfermeiras que estiveram à frente da iniciativa, Cristiane Ferreira e Christiane Balbino, receberam o prêmio em Brasília, na categoria Vigilância, Prevenção e Controle das IST/HIV/Aids e hepatites virais.

A implantação do projeto ocorreu em 2015, após a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promover uma capacitação no município. Durante a ação, foram treinados 100% dos profissionais de Enfermagem das USFs de Palmeira dos Índios, para que passassem a utilizar os testes rápidos de HIV e Sífilis.

“Apenas duas USFs faziam a testagem e, com a capacitação, todas as unidades passaram a ofertar os exames de triagem, possibilitando que todos os moradores de Palmeira dos Índios tenham acesso aos testes rápidos. Isso porque, antes, era necessário solicitar e fazer a marcação para os testes na Secretaria Municipal de Saúde. Somente depois, o cidadão voltaria com o resultado para a consulta, o que dificultava a procura pelos exames, além de todo o estigma social, envolvendo as doenças”, contou Cristiane Ferreira.

Ainda de acordo com a enfermeira, os moradores aderiram ao projeto porque o teste rápido está disponível de forma sigilosa, segura e com resultado em menos de 30 minutos. “Foram feitos 250 testes de HIV e Sífilis em adolescentes, adultos e idosos e não houve nenhum caso positivo para HIV. Os pacientes detectados com sífilis estão sendo acompanhados pela equipe da USF Boa Visita e pelo médico infectologista da cidade”, explicou.



Programa IST/Aids em Alagoas

Em Alagoas a Sesau já capacitou 96 municípios, totalizando 689 Unidades Básicas de Saúde (USF) aptas para a realização dos Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

De acordo com Mona Lisa Santos, técnica do Programa Estadual de IST/Aids, Palmeira dos Índios foi escolhido como o município prioritário para receber recursos que resultem em ações de controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids.

“Com os recursos garantidos pelo órgão estadual, o município, seguindo as diretrizes da Sesau, desenvolveu ações de prevenção, priorizando as ações de diagnóstico nas Unidades Básicas de Saúde. Por isso, conseguiu ganhar destaque nacional, tornando-se referência em diagnóstico e tratamento de ISTs para a comunidade”, afirmou a técnica da Sesau, ao acrescentar que, além da distribuição dos testes rápidos, a Sesau envia também medicamentos para o tratamento dos pacientes infectados no município de Palmeira dos Índios.

O secretário de Estado da Saúde Christian Teixeira, parabenizou o trabalho inovador que vem sendo desenvolvido pelas enfermeiras Cristiane Ferreira e Christiane Balbino e pelos demais servidores da Unidade de Saúde da Família Boa Vista.

“É um enorme prazer termos profissionais de saúde engajados, trazendo melhorias para o serviço público em nosso Estado. E quando falamos em tornar mais acessível o Teste Rápido de HIV e Sífilis, estamos possibilitando o diagnóstico precoce das ISTs e Aids, garantindo melhor qualidade de vida para o cidadão”, exaltou Christian Teixeira.

Premiação Nacional

A Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) foi promovida pela Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, visando prestigiar os servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).

A 15ª edição da Expoepi teve cerca de três mil participantes, com a apresentação de 782 trabalhos e experiências. A Mostra Nacional foi dividida em três modalidades, que abordaram as experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS, trabalhos científicos desenvolvidos por profissionais do SUS e intervenções sociais que fortaleceram as ações de prevenção e controle das doenças de interesse de saúde pública.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram