Por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o uso do voto impresso nas urnas eletrônicas nas eleições de outubro deste ano. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (6) a partir de uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a impressão, sob a alegação de violação do sigilo do voto.
A impressão do voto foi criada em 2015, pela minirreforma eleitoral, com objetivo de garantir meios para embasar auditorias nas urnas eletrônicas. Mesmo com a garantia da Justiça Eleitoral de que o sistema de votação é seguro, questionamentos de alguns eleitores levaram o Congresso Nacional a criar o voto impresso.
Apesar de ser chamado de voto impresso, o mecanismo serve somente para auditoria das urnas eletrônicas, e o eleitor não fica com o comprovante da votação.
Ao entrar na cabine, o eleitor digitaria o número de seu candidato na urna eletrônica. Em seguida, um comprovante para conferência apareceria no visor da urna. Se a opção estivesse correta, o eleitor confirmaria o voto, e a impressão seria direcionada para uma caixa lacrada, a ser analisada posteriormente pela Justiça Eleitoral. A fiscalização confirmaria, então, se os votos computados batem com os impressos.
No início do ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegou a fazer uma licitação para instalar impressoras em 30 mil urnas eletrônicas, o que representaria 5% do total, mas a compra foi suspensa. O contrato seria de aproximadamente R$ 60 milhões. Com a decisão, o presidente do TSE e ministro do STF, Luiz Fux, informou que a licitação será revogada. Fux estava impedido de participar do julgamento.
Julgamento
Relator da ação da PGR, Gilmar Mendes votou pela manutenção do voto impresso, mas entendeu que a impressão deve ser implementada pela Justiça Eleitoral conforme a disponibilidade de recursos. Em seu voto, o ministro também criticou pessoas que contestam a segurança e confiabilidade das urnas eletrônicas. O entendimento foi acompanhado por Dias Toffoli.
“Há uma ideia de que a votação, toda ela, no Brasil, é fraudada, e que o eleitor vai ter o voto impresso e vai levar para casa. Vai colocar no bolso e levar para casa. Daqui a pouco, farão uma apuração particular. Vende-se um tipo de ilusão. Beira ou já ultrapassou os limites do ridículo”,afirmou.
A divergência foi aberta pelo ministro Alexandre de Moraes, que votou contra a norma que criou o voto impresso por entender que a medida compromete a confidencialidade do voto. Segundo Moraeso, a impressão permite a possibilidade de identificação do eleitor, podendo causar pressão indevida para que o cidadão vote em favor de alguém.
"Se será impresso alguma coisa para fazer a conferência, alguém vai ter que colocar esse voto impresso em algum lugar, vai poder ter conhecimento desse voto impresso.", argumentou Moraes.
Luís Roberto Barroso, que também votou contra a impressão, disse que não há evidência de fraude que justifique a implantação do voto impresso. Barroso argumentou que também inviabilizam o voto impresso o alto custo de implementação, de aproximadamente de R$ 2 bilhões, e o risco da quebra de sigilo.
"Os controles atualmente existentes são suficientes, não envolvem custos elevados. Nada documenta que tenha ocorrido quebra da segurança ou que tenha ocorrido fraude", acrescentou Barroso.
A presidente do STF, Cármen Lúcia, também reforçou que não há indícios de fraude que justifiquem o uso do voto impresso, que poderia quebrar o sigilo. "É preciso que a gente aprenda a confiar nas instituições brasileiras, especialmente nas que dão certo, e a Justiça Eleitoral tem dado certo. O processo de voto eletrônico e da urna eletrônica tem dado certo”, afirmou.
O entendimento contra a impressão também foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin, Rosa Weber, Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.
Suspeitas de fraude
O advogado Alberto Emanuel Malta, representante do Sindicato dos Nacional dos Peritos Criminais Federais, defendeu, durante o julgamento, o uso do voto do impresso para aprimorar a segurança da votação. Durante sua sustentação, Malta disse que peritos que participaram de testes de segurança promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2017 conseguiram violar o programa da urna eletrônica.
"Esses profissionais conseguiram encontrar diversos vícios, diversas falhas, no sistema eletrônico de votação. A título de exemplo, conseguiram esses profissionais gerar boletim de urna falso, conseguiram obter a chave criptográfica da urna. Conseguiram ainda, o que é mais grave, alterar a ordem do RDV, que é o registro digital do voto, o que garante o sigilo do voto e, portanto, conseguiram identificar quem era o primeiro, o segundo e o terceiro voto de cada um dos eleitores", afirmou Malta.
A afirmação causou desconforto aos ministros Luiz Fux, atual presidente do TSE, e Ricardo Lewandowski e Cármen Lucia, que já presidiram a Corte Eleitoral. "Essa é uma imputação muito séria", afirmou Lewandowski. Em seguida, Cármen Lúcia emendou: “Muito séria. E da maior gravidade."
Procuradoria
Ao se manifestar no julgamento, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, reforçou a tese de que o voto impresso é um mecanismo de impressão automatizada somente para fins de fiscalização, que não contribui para efetivar a vontade do eleitor, porque o voto não é preenchido por ele, como nas antigas urnas de lona.
Segundo a procuradora, a norma também não previu as consequências em caso da constatação de divergência entre o voto computado e o impresso, como a eventual anulação do voto. "Essas ponderações me levaram a trazer ao plenário desta Corte considerações sobre a persistência de riscos à segurança jurídica, à confiabilidade do voto eletrônico, à prevenção de fraude na transmissão do voto eletrônico, que será verdadeiramente computado", afirmou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Saia e mexa-se, Áries! Se você conseguir tirar o dia de folga, este seria um bom momento para liberar um pouco de energia. Você costumava gostar de competição quando era pequeno. Lembra como foi emocionante ser o primeiro a chegar ao topo da colina? Você descobrirá que sua vida será muito enriquecida se encontrar uma maneira de reacender sentimentos semelhantes. Previsão para 25/11/2024
Dedique o dia aos seus filhos ou parceiro, Touro. Você pode protestar dizendo que é muito difícil encontrar tempo para dar-lhes a atenção que merecem. Você não tem tempo para si mesmo, muito menos para qualquer outra pessoa. De qualquer forma, você provavelmente se sentirá dividido entre o que se espera de você e o que você sente que pode dar de forma realista. Se quiser dissipar a tensão interior, tome cuidado nas escolhas que fizer nas próximas semanas. Previsão para 25/11/2024
Um amigo ou membro da família está envenenando lentamente seu relacionamento, Gêmeos. Um mal-entendido entre vocês dois acabará sendo benéfico no longo prazo. Por que? Faz você perceber o quanto se sente desconfortável com relacionamentos vagos e mal definidos. Hoje seria um bom dia para escrever uma carta para a pessoa em questão. É provável que você ache os resultados gratificantes. Previsão para 25/11/2024
Você tem sido uma borboleta social ultimamente, Câncer! A fase sociável em que você se encontra exige muita energia. Você se sente atraído por alguns de seus novos conhecidos, mas irritado por outros. Um em particular lhe causa verdadeira ansiedade hoje. Você tem duas opções. Abandone totalmente o seu novo grupo de amigos ou expulse a pessoa que está causando problemas. Previsão para 25/11/2024
Sua pele fina parece ainda mais fina do que o normal hoje, Leo. Se acontecer de você testemunhar uma explosão violenta na rua, no trabalho ou na televisão, de repente você se conscientizará de sua vulnerabilidade. Não deixe que isso o assuste e o faça se esconder. Como um dos poucos guardiões restantes das reservas cada vez menores de bondade do mundo, você tem uma responsabilidade. Previsão para 25/11/2024
Às vezes, as pessoas dizem que você é um pouco agressivo em sua abordagem, Virgem. Mas hoje você se sente um pouco cansado de liderar o ataque no campo de batalha. Você pode aprender muito com seus amigos, que podem ensiná-lo a pensar nas coisas em termos relativos, sem se permitir envolver-se emocionalmente em todas as situações. Tente relaxar para variar! Previsão para 25/11/2024
Você pode estar um pouco sensível demais hoje, Libra. É possível que você fique irritado e em conflito ao começar a suspeitar que projetos de longo prazo podem não ser concluídos. Chegou a hora de fazer um balanço. Provavelmente há um bom motivo para você não ter conseguido concluir o projeto que empreendeu há vários meses. Os conselhos de outras pessoas devem orientá-lo na direção certa. Previsão para 25/11/2024
Não adianta tentar entender o dia de hoje, Escorpião. Muito do que acontece ocorre num nível inconsciente e desafia qualquer explicação racional. Você pode ter tido um sonho ontem à noite digno de interpretação profissional. Se você conseguir desligar seu intelecto, este pode ser um dia muito lucrativo para você. Previsão para 25/11/2024
Este é um período confuso para todos nós, Sagitário. Mas sem dúvida você já percebeu isso. Nessas circunstâncias, algumas pessoas tornam-se mais rígidas do que nunca porque resistem a mudanças dramáticas. Eles tentam manter a tradição. Sua sensibilidade sagitariana o torna muito receptivo ao passado, mas as condições atuais devem inspirá-lo a abandonar algumas de suas convicções. Previsão para 25/11/2024
O que você tem a perder, Capricórnio? Os planetas estão sacudindo vocês na esperança de livrá-los de seus antigos objetivos para abrir caminho para um novo crescimento. Você sente dúvidas onde antes só havia certeza. Quando você considera o pior que pode acontecer, pode ajudá-lo a perceber que aquilo a que você está se apegando realmente não é tão importante. É hora de deixar ir e começar de novo. Previsão para 25/11/2024
Você não é o único que pode resolver seus problemas, Aquário. Confie que existem outros que são capazes de compreender. Quem quer te ajudar é motivado apenas pelo amor, sem segundas intenções. É da sua natureza ser cético, mas essas pessoas existem. E adivinhe? Você poderia se comunicar com um deles hoje! Previsão para 25/11/2024
Você notou como os atrasos parecem ocorrer com mais frequência, Peixes? Hoje não será exceção. Algo que você estava esperando foi adiado mais uma vez. Pode ser que o formulário de pedido tenha se perdido ou tenha havido algum atraso imprevisível no envio para você. Mesmo com seu temperamento gentil de Peixes, você está começando a ficar um pouco irritado! Sente-se bem. Tudo será resolvido em breve. Previsão para 25/11/2024