Dólar hoje 5,104
21° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Braskem
Postada em 10/12/2023 22:34 | Atualizada em 10/12/2023 22:46 | Por Todo Segundo

Rompimento da mina 18 da Braskem pode ser o início de um colapso

Para especialistas o episódio pode ser o início do rompimento total e a possibilidade de impacto nas outras minas da região
Para especialistas o rompimento da mina 18 da Braskem pode ser o início de um colapso - Foto: Charles Northrup

O rompimento da mina 18 da Braskem registrado na tarde deste domingo (10), no bairro do Mutange, em Maceió, pode ser o começo de um processo em que as consequências ainda não são claras. Para especialistas o episódio pode ser o início do rompimento total.

Para a engenheira geóloga Regla Toujaguez La Rosa Massahud, professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o processo de rompimento é somente o início do eventual colapso da mina, mas afirma que é difícil precisar quando isso pode acontecer.

"Primeiro, tem que romper toda a parte superior, que é o que nós vemos nos vídeos divulgados. O fissuramento faz aquelas bolhas surgirem. Agora, nós temos que aguardar. Estamos monitorando essa situação há semanas e não podemos nos precipitar", explica.

"Acredito que a chuva que tivemos nos últimos dias pode ter gerado mais peso na área, contribuindo para esse rompimento. De toda forma, não acredito em um efeito que faça as próximas minas colapsarem, porque outras já estão preenchidas. Acredito que deve ficar nessa região, felizmente sem pessoas”, complementa Regla Toujaguez.

Dilson Ferreira, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), afirma que a movimentação pode indicar o início do rompimento total da mina e a possibilidade de impacto nas outras minas da região - são 35 ao todo.

"A mina tem 60% de sua área dentro da lagoa; os outros 40% estão no continente. A porção que está dentro da lagoa colapsou e iniciou um processo de rompimento. Nas próximas horas, teremos a noção se ela vai se estabilizar. Se a cratera abrir mais, ela pode atingir as outras minas do lado. Tudo é um processo com algumas etapas. Provavelmente teremos outros desmoronamentos até que ela se estabilize", diz o especialista.

O rompimento foi percebido por volta das 13h15. Vídeo compartilhado pela assessoria de imprensa da prefeitura de Maceió mostrou jatos de água lamacenta emergindo repentinamente num ponto próximo à margem da lagoa.

Não ficou claro o impacto desse rompimento no processo de afundamento da mina 18, que, segundo as autoridades, está sob risco de colapso. Contudo, “a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas”, informou a Defesa Civil.

ENTENDA O CASO

Em 29 de novembro, a Prefeitura de Maceió decretou estado de emergência na cidade por 180 dias. A causa é o risco iminente de colapso de uma mina da Braskem, localizada na região da lagoa Mundaú, no bairro do Mutange. No dia seguinte, o mapa de risco foi ampliado e, com isso, moradores da região do Bom Parto foram incluídos no programa de realocação.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram