Dólar hoje 5,117
22° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
coronavírus
Postada em 26/02/2023 10:07 | Atualizada em 26/02/2023 10:08 | Por Todo Segundo com Ascom

2ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid começa nesta segunda (27) em Palmeira

O esquema vacinal para os grupos prioritários será para pessoas que apresentarem, pelo menos, o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes
2ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 começa nesta segunda (27) - Foto: Assessoria

 Nesta segunda-feira (27) inicia a 2ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A campanha será dividida em cinco fases e tem a finalidade de impedir uma nova onda de morbimortalidade agressiva, como aconteceu há dois anos. As vacinas bivalentes são recomendadas para pessoas com 12 anos ou mais e que se enquadrem nos grupos prioritários. O local de vacinação, em Palmeira dos Índios, será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para tomar a dose da vacina é necessário apresentar documento com foto, cartão de vacinação Covid-19, cartão SUS e comprovante de residência.

O esquema vacinal para os grupos prioritários será para pessoas que apresentarem, pelo menos, o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes, ou seja, esquema básico completo. Pessoas não vacinadas ou com esquema básico incompleto devem iniciar ou completar esquema antes de receber o reforço com a vacina bivalente. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose (D2) do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes. Indivíduos que receberem a dose de reforço com vacina bivalente terão seu esquema de vacinação concluído.

Pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou que não completaram o seu esquema básico com 03 doses da vacina Covid-19 estão aptas a receber uma dose da vacina bivalente após a segunda dose da vacina monovalente.

CONTRAINDICAÇÕE E PRECAUÇÕES

As contraindicações são para pessoas com hipersensibilidade ao princípio ativo ou qualquer dos excipientes da vacina e para os que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior da vacina.

Doenças febris agudas: recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Pessoas com suspeita de Covid-19: orienta-se o adiamento para evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. Adiar até a recuperação clínica total e pelo menos 4 semanas após os sintomas.

Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas: o paciente deve ser vacinado estando com a doença controlada ou em remissão, como também em baixo grau de imunossupressão ou sem imunossupressão. A recomendação para vacinação deve ser feita por médico especialista.

Pacientes oncológicos, transplantados e demais imunocomprometidos: recomenda-se que a avaliação de risco X benefício e a decisão referente à vacinação seja realizada pelo paciente em conjunto com o médico assistente.

Confira as datas de vacinação e os grupos prioritários:

Fase 1 – 27/02 a 03/03

Grupo prioritário:

Pessoas ≥ 70 anos;
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI) a partir de 12 anos, e os trabalhadores dessas instituições;
Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos;
Comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas a partir de 12 anos.

Fase 2 – 06/03 a 17/03

Grupo prioritário:

Pessoas de 60 a 69 anos de idade.

Fase 3 – 20/03 a 14/04

Grupo prioritário:

Gestantes e puérperas.
Fase 4 e 5 – 17/04

Grupo prioritário:

Trabalhadores da saúde;

Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos;

População privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, a partir de 12 anos;

Funcionários do sistema de privação de liberdade.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram