Dólar hoje 5,117
22° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
coronavírus
Postada em 25/04/2023 14:29 | Atualizada em 25/04/2023 14:37 | Por Sesau

Vacina bivalente é liberada em Alagoas para pessoas a partir dos 18 anos

Locais e horários de vacinação seguem cronogramas estabelecidos pelas secretarias municipais de Saúde
Vacina bivalente contra a Covid-19 é liberada em Alagoas para pessoas a partir dos 18 anos - Foto: Sesau

Atendendo determinação do Ministério da Saúde (MS), Alagoas liberou, a partir desta terça-feira (25), a vacina Bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir dos 18 anos. O imunizante é destinado a conferir proteção contra a cepa original do novo coronavírus e as subvariantes da Ômicron, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI).

Para se vacinar, o usuário deve comparecer ao posto de vacinação mais próximo da sua residência, portando o Cartão de Vacinação. Por serem as secretarias municipais de Saúde as responsáveis pela aplicação das vacinas, é necessário acioná-las e se informar sobre os locais e horários em que os imunizantes estão disponíveis.

A assessora do PNI em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, ressalta que a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada para as pessoas que já concluíram o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses ou 120 dias. “A população deve compreender que o esquema vacinal primário compreende, de acordo com o as orientações do Ministério da Saúde, duas doses do imunizante monovalente”, informou.

Médico por formação, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que os alagoanos já autorizados a tomarem a vacina bivalente contra a Covid-19 devem procurar os postos de vacinação para buscar a proteção. O gestor da saúde estadual alertou que muitas vidas foram perdidas em Alagoas por conta do novo coronavírus e que, além das medidas sanitárias preconizadas pelos infectologistas, a vacina é fundamental para assegurar a proteção.

“Todos nós conhecemos um parente, amigo, colega de trabalho ou conhecido que contraiu a Covid-19 ou que perdeu a vida para esta doença pandêmica. Muitas delas não tiveram a chance de se vacinar. Então, não há justificativa para que as pessoas preconizadas possam ignorar a vacinação, porque o Governo Federal está assegurando a oferta da vacina, que é testada e segura. Só quem perdeu uma pessoa conhecida sabe a dor de não tê-la mais aqui. Então, digamos sim à vacina e sejamos responsáveis e zelosos para com a vida, que representa o bem mais precioso que temos”, pontuou Gustavo Pontes de Miranda.

Dados

Desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, Alagoas já registrou 338.627 casos da doença. Deste total, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (25), 7.256 alagoanos perderam a vida, sendo que 2.743 mortes ocorreram em 2020; 3.750 em 2021; 733 em 2022 e 30 este ano.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram