Dólar hoje 5,159
31° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Internacional
Postada em 17/08/2018 07:19 | Por R7

Ameaças de bomba afetam 8 voos e prejudicam 400 passageiros no Chile

Quatro chamadas anônimas causaram desvios, retornos e cancelamentos de voos de duas empresas aéreas; polícia diz que ameaças eram falsas
Voos da Latam foram os mais afetados pelos desvios - Foto: Nacho Doce/Reuters

A tarde desta quinta-feira (16) foi de confusão no Chile. Quatro ligações anônimas ao longo do dia relatando ameaças de bomba — todas falsas, segundo as autoridades — fizeram com que oito voos fossem desviados ou parados para inspeção, prejudicando cerca de 400 passageiros.

A primeira chamada aconteceu por volta das 13h20. Um homem telefonou para a central da empresa aérea Sky e afirmou que havia uma bomba em um avião que ia de Mendoza, na Argentina, para Santiago, capital do Chile. A aeronave já estava quase no destino, o desembarque ocorreu normalmente e, após uma inspeção, ficou claro que era um alarme falso.

Cinco minutos depois, outra ligação avisava que haveria uma bomba em outro voo da Sky, que ia de Santiago para Antofagasta, no norte do Chile. A aeronave foi orientada a voltar à capital, os 102 passageiros foram desembarcados e, mais uma vez, não havia nenhum explosivo a bordo.

O terceiro voo afetado no dia, desta vez da Latam, estava no meio do caminho entre Santiago a Lima, capital do Peru. No fim da tarde, ele foi desviado para a cidade peruana de Pisco. Novamente, a aeronave foi esvaziada e nada foi encontrado.

Por volta das 18h, o call center da Latam na Colômbia recebeu mais uma ligação, desta vez avisando que cinco voos da empresa estariam com bombas a bordo. Policiais foram deslocados para os aeroportos de Santiago, Antofagasta e Lima. Mais de 200 passageiros precisaram esperar as inspeções de suas aeronaves e novamente nada foi encontrado.

Segundo o major Diego Rojas, porta-voz dos Carabineros, a polícia chilena, os responsáveis pelos alarmes falsos poderão ser processados e a pena mínima seria de 60 dias de prisão.]

"Isto não é normal, queremos avisar às pessoas que estão fazendo essas coisas de mau gosto que segurança aérea não é uma brincadeira", disse Rojas à imprensa chilena.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram