Dólar hoje 5,815
23° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Mulher
Postada em 26/11/2014 07:22 | Atualizada em 26/11/2014 07:35 | Por Todo Segundo

Educação financeira para mulher. Conferir nossas dicas

Se você está com problemas financeiros ou não consegue guardar dinheiro de jeito nenhum
Educação financeira para mulher. Conferir nossas dicas - Foto: Mundo Mulheres
É na infância que se deve começar a aprender regras simples como poupar e gastar de forma racional. A mulher que aprende desde cedo a economizar e valorizar o dinheiro como algo inerente à boa qualidade de vida certamente terá mais chances de alcançar uma estabilidade financeira. Entretanto, mesmo quem não passou por esse aprendizado na infância pode aprender a lidar melhor com o dinheiro em qualquer fase da vida.

A educação financeira permite que a pessoa possa compreender melhor as leis que regem o mercado e consequentemente administrar melhor a sua renda.

O que a mulher deve saber sobre educação financeira

Esse tipo de conhecimento consiste em saber ganhar, gastar, poupar e principalmente como realizar investimentos com o capital. Planejamento é a palavra-chave para o sucesso financeiro e para assegurar uma boa qualidade de vida. Estabelecer metas e procurar cumprir cada uma delas é o primeiro passo para alcançar resultados mais compensadores.

Saber empregar o dinheiro ganho é o que faz a diferença e garante estabilidade financeira. Algumas mulheres ganham relativamente bem, mas vivem endividadas e não conseguem poupar um centavo. Outras ganham menos, e vivem tranquilas, conseguindo ter sempre uma reserva extra para as situações emergenciais.

A educação financeira ensina a enumerar prioridades, elaborando planos de controle de gastos. Imagine uma pessoa que não possui casa própria. Quais seriam as prioridades dela? Primeiro, pagar o aluguel, as contas de água e luz, o gás, o telefone, os produtos alimentícios e de higiene pessoal, o plano de saúde e algum gasto extra com lazer.

Mulher sorrindo

O que a mulher deve saber sobre o controle de gastos

Feito isso o que fazer com o dinheiro restante? É sempre aconselhável investir ou poupar, mesmo que a quantia seja pequena. O que não pode é cair em tentação, e torrar as sobras com bugigangas. E acima de tudo ficar longe do cartão de credito e só fazer uso em casos de urgência.

Controlar os gastos mensais, estabelecendo limites em algumas contas também pode ajudar a conseguir reservas financeiras. Gerar mais receitas fazendo um trabalho extra, reduzir despesas ao andar mais a pé que de carro e diminuir o consumo de água e luz também são atitudes ligadas à educação financeira e que fazem a diferença no final do mês.

Controlando os gastos

Benéficos da educação financeira para a mulher

Poupar é como fazer dieta de emagrecimento é preciso muita força de vontade e determinação. Mas vale muito a pena, pois no final das contas sua saúde financeira vai estar em plena forma. Já dizia o velho ditado: “Quem poupa tem”, e é uma grande verdade. Com dinheiro na mão é muito mais fácil pechinchar e conseguir bons preços, e o melhor de tudo isso, é que o pagamento pode ser feito no ato da compra, sem carnês de prestação, boletos ou fatura.

Benefícios da educação financeira

Enfim é poder dormir descansada com as contas em dia e sem preocupações desnecessárias. Na maioria das vezes percebemos que rico não é quem ganha mais e sim quem sabe gastar e também sabe poupar.

Do Mundo Mulheres
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram