Dólar hoje 5,117
25° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Municípios
Postada em 31/08/2023 22:20 | Por Assessoria

AMA alerta municípios para continuidade Operação Carro Pipa

Os municípios precisam fazer novo decretos de emergência até 05 de setembro para continuidade da Operação
AMA alerta os municípios afetados pela estiagem para continuidade Operação Carro Pipa - Foto: Divulgação

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está empenhada em assegurar a continuidade da Operação Carro Pipa, que é vital para fornecer água às regiões afetadas pela estiagem no Semiárido e Agreste. Para garantir esse fornecimento essencial, é imprescindível que os municípios façam novos decretos de emergência até o dia 05 de setembro, data em que os atuais decretos perderão a validade.

A AMA está trabalhando em colaboração com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil do Semiárido e Agreste, orientando-os a renovar seus decretos de emergência. Caso não sejam feitos os novos decretos, a Operação Carro Pipa, realizada pelo Exército, poderá ser interrompida, comprometendo o abastecimento de água nessas regiões.

De acordo com informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Monitor de Secas reafirma a persistente condição de “escassez hídrica” na região. Embora esses municípios não tenham sido incluídos no mapa de monitoramento de secas de julho de 2023 devido à presença de água em seus reservatórios, é crucial ressaltar que a qualidade da água disponível para consumo humano está em grave risco. Essa situação impacta não somente o consumo humano, mas também afeta a disponibilidade de água para animais, especialmente nas comunidades rurais.

Os municípios afetados por essa situação são: Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Girau do Ponciano, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Ouro Branco e Traipú.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram