Dólar hoje 5,117
21° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Municípios
Postada em 20/11/2023 14:36 | Por Assessoria

Consciência Negra: Palmeira tem dois prefeitos declarados negros que fizeram história

Albérico Cordeiros e Júlio Cezar, são símbolos de lutas não só em defesa dos negros, mas também das classes menos favorecidas
Albérico Cordeiros e Júlio Cezar, são símbolos de lutas não só em defesa dos negros - Foto: Assessoria

20 de Novembro é o Dia da Consciência Negra. A data, oficializada por uma lei de 2011, foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares que morreu neste dia, em 1695. Ele é considerado por membros do Movimentos Negro como um símbolo de luta e resistência dos escravizados no Brasil. Em Palmeira dos Índios, dois prefeitos negros, Albérico Cordeiro e Júlio Cezar, também são símbolos de lutas não só em defesa dos negros, mas também das classes menos favorecidas.

Eles dedicaram dois mandatos seguidos a trabalhar pelo povo, os que sonham com coisas básicas e que podem ser vistas pelos mais abastados como algo banal: drenagem, pavimentação, água nas torneiras de casa, escolas, Postos de Saúde ou uma praça para o lazer dos filhos e da família. Albérico Cordeiro deixou um grande legado e contribuição. Foi eleito em 2000 e reeleito em 2004. Em 2016, foi a vez de Júlio Cezar, que está com o segundo mandato em curso e será finalizado no dia 31 de dezembro de 2024.

Dois homens negros que tiveram uma infância difícil e não se curvaram às dificuldades da vida. Enfrentaram os preconceito e os desafios. “Gostaria que o Cordeiro estivesse vivo para também falar neste dia. Não é fácil ser preto e pobre neste país e, acredito, que em nenhum outro lugar do mundo. Mas asseguro que a cor da nossa pele não reflete o caráter, a dignidade e nem a vontade de estudar e trabalhar, como fizemos eu e o Cordeiro”, disse o prefeito Júlio Cezar.

E continuou. “Ainda falta muito para que a sociedade quebre o preconceito que vive dentro dela. Mas também acho que o preconceito está dentro das pessoas. Basta cada um de nós começar a enxergar o outro como igual e que a cor da nossa pele não tipifica o que somos. O que mostra o que somos é aquilo que fazemos e isso o Cordeiro e tantos outros negros deixaram registrado, assim como o Zumbi. E nada poderá apagar isso da nossa história”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram