Dólar hoje 5,367
19° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Polícia
Postada em 23/09/2025 09:17 | Atualizada em 23/09/2025 10:01 | Por Todo Segundo

PF desmonta esquema de fraude milionária contra a Caixa em Alagoas

Operação Máscara de Vidro cumpre prisões, busca e apreensão e bloqueia R$ 500 mil
PF deflagra Operação Máscara de Vidro e desarticula fraude milionária contra a Caixa em Alagoas - Foto: PF

A Polícia Federal em Alagoas deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Máscara de Vidro, que desarticulou um esquema de fraude envolvendo estelionato, falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e associação criminosa em cinco municípios do estado: Maceió, Santana do Ipanema, Arapiraca, Porto Calvo e Olho d’Água das Flores.

De acordo com a investigação, os suspeitos utilizavam documentos de identidade falsos para abrir 12 contas em diferentes agências da Caixa Econômica Federal, contratar cartões de crédito, obter empréstimos e utilizar limites de cheques especiais. Os valores eram constantemente transferidos entre contas, inclusive fraudulentas, com o objetivo de ocultar a origem ilícita do dinheiro e direcioná-lo aos envolvidos no esquema.

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Maceió, Atalaia e Boca da Mata. Além disso, aproximadamente R$ 500 mil obtidos de forma ilícita foram sequestrados pela polícia.

Os suspeitos foram indiciados pelos crimes de estelionato majorado contra a Caixa Econômica Federal, falsificação de documentos públicos e particulares, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 27 anos de prisão.

O nome da operação, Máscara de Vidro, faz referência ao modo como os investigados aplicavam a fraude: utilizando fotografias próprias em documentos de identidade de terceiros, enganando a Caixa Econômica Federal. Agora, as verdadeiras faces do esquema foram reveladas pela atuação da Polícia Federal.

A ação reforça o compromisso das autoridades alagoanas no combate a crimes financeiros e destaca a importância da cooperação entre diferentes órgãos de segurança pública para desmantelar esquemas sofisticados de fraude.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram