Em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta de reforma política reúne uma série de pontos polêmicos e que causam divergência entre os partidos políticos.
Nessa semana, a cláusula de barreira tomou de conta das discussões. Partidos menores como PPS, PHS e Psol se posicionaram contrários à medida. A norma restringe a atuação de um partido que não atinja 5% de votos, como por exemplo a proibição de indicar titulares para as comissões, incluindo CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). As legendas também não teriam direito à liderança ou cargos na Mesa Diretora e perderiam recursos do fundo partidário. O texto ainda limita o tempo de propaganda eleitoral em rede nacional de rádio e de TV.
Na prática, a cláusula inviabilizaria a atuação de partidos pequenos e fortaleceria os partidos maiores. E, para especialistas, deixaria o sistema político brasileiro menos democrático.
Em 2006 a cláusula foi rejeitada por unanimidade pelos 11 ministros que compunham o STF (Supremo Tribunal Federal). Um dos ministros foi Marco Aurélio Mello, que na votação classificou a cláusula de barreira como um "massacre das minorias", o que, segundo avaliou, não é bom para a democracia.
— A partir do momento em que se admite que sobrevivam partidos sem funcionamento parlamentar se tem asfixia desses partidos
O ex-ministro, Carlos Ayres Britto, que também participou da votação, afirmou que a lei restringia a criação de novos partidos.
— A cláusula de barreira naquela época foi exagerada. Não é que não deva haver cláusula de barreira, devia haver, sim, cláusula de desempenho eleitoral. Mas me lembro que à época a lei fez tantas exigências que eu achei descabidas porque elas inviabilizavam a formação de novos partidos.
O dispositivo foi aprovado pelo Congresso em 1995 e passaria a valer nas eleições de 2006. No entanto, o STF (Supremo Tribunal Federal), por unanimidade, declarou a medida inconstitucional.
Para o professor de Ciência Política da UnB, Wellington Almeida, é preciso garantir a existência dos partidos pequenos.
— Os partidos pequenos eles têm que ter garantia de funcionamento e não pode ser impedido de crescer por regras casuísticas.
Os líderes partidários de partidos com menor representatividade defendem a sobrevivência dos partidos pequenos. O deputado Marcelo Aro (MG), líder do PHS, explica que não existe como um partido já "nascer" com representatividade.
— Você nasce com zero deputados. Você depois trabalha para ter 1, 5, 10 ai chegar a 60. Então o partido precisa de um tempo para crescer.
O deputado Juscelino Rezende Filho (PRP-MA) completa que mesmo com pequenas bancadas, os partidos menores representam o eleitor brasileiro.
— Se hoje nós tem 28 partidos aqui representados, são representados pelo povo, foi o povo que deu a oportunidade de terem representantes aqui.
Reforma política
Desde que foi criada em fevereiro deste ano na Câmara dos Deputados, a Comissão Especial de Reforma Política tem sido palco de polêmicas em relação às propostas apresentadas. Entre as principais sugestões estão novas regras para os financiamentos de campanhas, o limite para tempo de propaganda dos partidos, o fim das coligações e mudanças no sistema eleitoral.
O parecer do relator, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), deve ser apresentado até o final deste mês. As propostas se tornaram uma queda de braço entre os partidos menores e as legendas com maior representatividade no Congresso Nacional.
Outra proposta polêmica diz respeito ao sistema eleitoral majoritário, o chamado “distritão”. A regra, defendida pelo PMDB, maior bancada da Câmara dos Deputados, acabaria com os chamados “puxadores de voto”, quando um candidato bem votado ajuda a eleger outros candidatos da mesma coligação.
Defendida pelo PT, o financiamento público de campanhas também divide opiniões. O argumento de que a iniciativa poderia inibir casos de corrupção não é consenso. Alguns partidos são favoráveis às doações privadas por acreditarem que legendas recém-criadas dependem das verbas para disputarem eleições.
Professor de Administração da UnB (Universidade de Brasília) e pesquisador do assunto, José Matias-Pereira não é contra as doações de empresas, mas cobra mais transparência nos repasses e um teto para o financiamento.
— Eu acho que a questão hoje é encaminhar possibilidade de continuar havendo financiamento privado mas com determinadas limitações.
O professor de Ciência Política da UnB, Wellington Almeida, é favorável ao financiamento misto, que garanta a sobrevivência de partidos menores. O especialista também defende medidas que garantam representatividade para todas as legendas.
— Uma coisa mais democrática passa pelo financiamento. Um financiamento que tivesse uma parte pública e também com a possibilidade de pessoas físicas contribuírem até um limite. A outra coisa é a questão da propaganda, que não poderia ter uma distribuição muito desigual do tempo para os partidos.
Do R7
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Algo que você sente que precisa desesperadamente agora está faltando, Áries, e está muito bem escondido. Você pode procurar na casa e ficar louco no processo. Você realmente precisa disso tão mal? Nesse caso, sente -se por um momento e tente coletar seus pensamentos. Se você não puder, deixe por enquanto. Você pode encontrá -lo por acaso ou através de uma visão repentina. Relaxe e aguente lá! Previsão para 01/05/2025
Não ouça fofocas hoje, Touro. Quaisquer rumores que estão se espalhando provavelmente se basearão em suposições falsas e totalmente fora do campo da realidade. No entanto, alguém que gosta de conversar é muito convincente! Pegue qualquer coisa que ouça que não pode verificar imediatamente com um grão de sal, se não todo o agitador. Definitivamente, há algo estranho acontecendo. Evite! Previsão para 01/05/2025
Um luxo que você está desejando pode parecer muito tentador hoje, Gêmeos. Certifique -se de que você está realmente pronto, disposto e capaz de gastar o dinheiro para obtê -lo. Pense nisso com cuidado antes de retirar seu cartão de crédito. Você realmente quer isso? A despesa é viável agora? Nesse caso, vá em frente. Os luxos nem sempre são um desperdício de dinheiro. Eles podem fazer maravilhas para sua auto-estima! Previsão para 01/05/2025
A turbulência emocional pode sobrecarregar sua objetividade usual e bom senso hoje, câncer. Problemas familiares podem pesar em sua mente, pois a comunicação entre você e os membros da família pode estar faltando. Você pode não se sentir em contato com o que está acontecendo. Tente incentivá -los a falar com você. Se eles não vão, siga em frente. Às vezes, as pessoas querem lidar com seus problemas por conta própria. É a escolha deles. Previsão para 01/05/2025
Sua imaginação deve voar alto hoje, Leo. Se você gosta de escrever, música ou dança, aproveite ao máximo sua inspiração criativa. Caso contrário, suas idéias podem desaparecer assim que aparecerem. Se você estiver muito ocupado, pelo menos reserve um tempo para anotar suas idéias e quaisquer possibilidades para desenvolvê -las. Então você terá um registro para o qual poderá retornar em uma data futura. Previsão para 01/05/2025
Dúvidas sobre um amigo pode afetá -lo hoje, Virgem. Essa pessoa pegou dinheiro emprestado? Prometa fazer um favor a você? Você pode depender dessa pessoa? A melhor maneira de julgar é pelo seu histórico. Se eles não eram confiáveis ??no passado, é provável que sejam novamente. Pode ser melhor você recorrer a outra pessoa. Hoje, pelo menos, é melhor deixar seu amigo nas nuvens. Previsão para 01/05/2025
A confusão pode atrapalhar qualquer coisa que você espera realizar hoje, Libra. Você pode sentir que está andando atordoado, incerto de suas ações. Tente manter o foco e ser o seu eu prático e objetivo habitual. Pode não vir tão facilmente para você quanto normalmente, mas você pode fazê -lo. Tome um pouco de café e faça uma lista do que precisa ser feito. Às vezes é tudo o que é preciso. Previsão para 01/05/2025
Os conceitos espirituais e metafísicos podem parecer obscuros para você hoje, Escorpião. As idéias que os amigos aceitam como assuntos, é claro, podem parecer estranhos. Não entre em uma discussão. Pergunte sobre livros, sites ou revistas que você pode consultar para obter mais informações e, esperançosamente, clareza. Descubra sobre futuras palestras sobre o assunto. Tudo deve se unir eventualmente. Você só precisa ser paciente! Previsão para 01/05/2025
Um sentimento estranho e incômodo pode afetá -lo hoje, Sagitário, como se você não se lembre de algo que precisa fazer. Não fique louco por isso. Provavelmente, você não esqueceu nada, mas teve um sonho bastante irritante. Se você não consegue abalar a ideia, tente pedir ao seu subconsciente para puxar o sonho. Anote. Depois de saber do que se trata, você provavelmente se sentirá livre novamente. Previsão para 01/05/2025
Um parceiro romântico está tendo problemas para se comunicar com a família, Capricórnio? Nesse caso, esteja preparado para ouvir sobre isso hoje. Seja um bom ouvinte. Sua compreensão e objetividade serão muito apreciadas. Seu amado provavelmente não está vendo os fatos reais e precisa de uma parte externa para apontar isso. No entanto, evite a tentação de patrocinar. Você pode acabar na mesma casa de cachorro! Previsão para 01/05/2025
Ouça com cuidado quando você receber instruções hoje, Aquário. Sua mente pode não ser tão nítida como sempre. Se você não for cuidadoso, poderá pegar a pista errada e acabar tendo que começar tudo de novo. Não seja muito tímido ou vergonha de fazer perguntas. É sempre melhor fazer uma pergunta do que cometer um erro desnecessário. Prossiga lenta e metodicamente e você passará o dia! Previsão para 01/05/2025
Um senso elevado de romance idealizado pode atingir você hoje, Peixes. Se você não estiver envolvido atualmente, cuidado! Essa nova pessoa maravilhosa que você acabou de conhecer pode ter um lado bem escondido. Se você está envolvido atualmente, espere um alto simultâneo da alegria e insegurança romântica de que talvez seu amado não te ame mais. De qualquer maneira, tente esquecer. Você será mais objetivo amanhã. Previsão para 01/05/2025