Em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta de reforma política reúne uma série de pontos polêmicos e que causam divergência entre os partidos políticos.
Nessa semana, a cláusula de barreira tomou de conta das discussões. Partidos menores como PPS, PHS e Psol se posicionaram contrários à medida. A norma restringe a atuação de um partido que não atinja 5% de votos, como por exemplo a proibição de indicar titulares para as comissões, incluindo CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). As legendas também não teriam direito à liderança ou cargos na Mesa Diretora e perderiam recursos do fundo partidário. O texto ainda limita o tempo de propaganda eleitoral em rede nacional de rádio e de TV.
Na prática, a cláusula inviabilizaria a atuação de partidos pequenos e fortaleceria os partidos maiores. E, para especialistas, deixaria o sistema político brasileiro menos democrático.
Em 2006 a cláusula foi rejeitada por unanimidade pelos 11 ministros que compunham o STF (Supremo Tribunal Federal). Um dos ministros foi Marco Aurélio Mello, que na votação classificou a cláusula de barreira como um "massacre das minorias", o que, segundo avaliou, não é bom para a democracia.
— A partir do momento em que se admite que sobrevivam partidos sem funcionamento parlamentar se tem asfixia desses partidos
O ex-ministro, Carlos Ayres Britto, que também participou da votação, afirmou que a lei restringia a criação de novos partidos.
— A cláusula de barreira naquela época foi exagerada. Não é que não deva haver cláusula de barreira, devia haver, sim, cláusula de desempenho eleitoral. Mas me lembro que à época a lei fez tantas exigências que eu achei descabidas porque elas inviabilizavam a formação de novos partidos.
O dispositivo foi aprovado pelo Congresso em 1995 e passaria a valer nas eleições de 2006. No entanto, o STF (Supremo Tribunal Federal), por unanimidade, declarou a medida inconstitucional.
Para o professor de Ciência Política da UnB, Wellington Almeida, é preciso garantir a existência dos partidos pequenos.
— Os partidos pequenos eles têm que ter garantia de funcionamento e não pode ser impedido de crescer por regras casuísticas.
Os líderes partidários de partidos com menor representatividade defendem a sobrevivência dos partidos pequenos. O deputado Marcelo Aro (MG), líder do PHS, explica que não existe como um partido já "nascer" com representatividade.
— Você nasce com zero deputados. Você depois trabalha para ter 1, 5, 10 ai chegar a 60. Então o partido precisa de um tempo para crescer.
O deputado Juscelino Rezende Filho (PRP-MA) completa que mesmo com pequenas bancadas, os partidos menores representam o eleitor brasileiro.
— Se hoje nós tem 28 partidos aqui representados, são representados pelo povo, foi o povo que deu a oportunidade de terem representantes aqui.
Reforma política
Desde que foi criada em fevereiro deste ano na Câmara dos Deputados, a Comissão Especial de Reforma Política tem sido palco de polêmicas em relação às propostas apresentadas. Entre as principais sugestões estão novas regras para os financiamentos de campanhas, o limite para tempo de propaganda dos partidos, o fim das coligações e mudanças no sistema eleitoral.
O parecer do relator, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), deve ser apresentado até o final deste mês. As propostas se tornaram uma queda de braço entre os partidos menores e as legendas com maior representatividade no Congresso Nacional.
Outra proposta polêmica diz respeito ao sistema eleitoral majoritário, o chamado “distritão”. A regra, defendida pelo PMDB, maior bancada da Câmara dos Deputados, acabaria com os chamados “puxadores de voto”, quando um candidato bem votado ajuda a eleger outros candidatos da mesma coligação.
Defendida pelo PT, o financiamento público de campanhas também divide opiniões. O argumento de que a iniciativa poderia inibir casos de corrupção não é consenso. Alguns partidos são favoráveis às doações privadas por acreditarem que legendas recém-criadas dependem das verbas para disputarem eleições.
Professor de Administração da UnB (Universidade de Brasília) e pesquisador do assunto, José Matias-Pereira não é contra as doações de empresas, mas cobra mais transparência nos repasses e um teto para o financiamento.
— Eu acho que a questão hoje é encaminhar possibilidade de continuar havendo financiamento privado mas com determinadas limitações.
O professor de Ciência Política da UnB, Wellington Almeida, é favorável ao financiamento misto, que garanta a sobrevivência de partidos menores. O especialista também defende medidas que garantam representatividade para todas as legendas.
— Uma coisa mais democrática passa pelo financiamento. Um financiamento que tivesse uma parte pública e também com a possibilidade de pessoas físicas contribuírem até um limite. A outra coisa é a questão da propaganda, que não poderia ter uma distribuição muito desigual do tempo para os partidos.
Do R7
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Amigos e familiares, embora queridos, podem ser irritantes hoje, Áries. Todos ao seu redor parecem chateados e incapazes de se comunicar com clareza. Felizmente, seu temperamento tem um pavio longo. Para evitar uma explosão repentina, seria uma boa ideia evitar o lar e as tensões ali existentes. Se você fizer uma pausa em sua rotina normal, provavelmente encontrará pessoas que o deixarão mais calmo. Previsão para 26/11/2024
Toda a insatisfação será abolida hoje, à medida que você enfrentar e resolver sistematicamente todos os pequenos problemas que o incomodam. Seu limite de tolerância é baixo ou inexistente. Fique longe de amigos que têm sido irritantes ultimamente. Seu guarda-roupa melhora drasticamente à medida que você descarta todas aquelas roupas que não cabem ou que não combinam mais com você. Previsão para 26/11/2024
Você raramente fica surpreso ou incomodado com contratempos ocasionais. Hoje, porém, você deve colocar mão firme em qualquer projeto que empreender. Este não é o momento para uma atitude relaxada, especialmente quando se trata de dinheiro. Se adotar uma abordagem sistemática, terá o duplo benefício de conservar energia e ativos. Previsão para 26/11/2024
Espere ficar dividido entre dois impulsos aparentemente paradoxais hoje, Câncer. Parte de você quer passar o dia enrolada em um casulo, brincando com seus brinquedos. Mas um outro lado seu está igualmente comprometido em liderar um grande empreendimento criativo ou social com amigos que compartilham suas ideias revolucionárias. Você se sente exausto de tentar construir o mundo perfeito. Previsão para 26/11/2024
Você costuma ser chamado de “equipe de limpeza”. Seja no lar ou no inconsciente, você gosta de preparar ninhos para todos os tipos de nascimentos, reais e figurativos. Não se surpreenda se você estiver arrumando sua casa, jogando fora coisas inúteis, limpando a mesa ou colocando a correspondência em dia. Existem forças poderosas que obrigam você a se preparar para alguém ou algo novo e diferente. Previsão para 26/11/2024
Aja sem hesitação hoje, Virgem, especialmente se estiver seguindo direções desconhecidas ou explorando novos territórios. Este pode não parecer o melhor conselho, mas este é um dia para dizer um sim inabalável a todos os tipos de propostas que surgirem, mesmo que algumas não sejam claras. Virgem se destaca nesse tipo de teste. Espere estar na frente da turma até o final do dia! Previsão para 26/11/2024
Obviamente você está lutando com algo grande, Libra. Comentários recentes sobre sua irritabilidade são bem fundamentados. Mas não se preocupe. Eles vão te perdoar eventualmente. Enquanto isso, faça o que puder para controlar seu temperamento. Decorre dos seus medos atuais, que parecem estar se multiplicando exponencialmente. Culpe os planetas pela situação e aceite-a como uma lição no caminho da auto-realização. Previsão para 26/11/2024
Espere estar com um clima provocativo hoje, Escorpião. Nos últimos dias, você pode ter procurado uma saída para a energia transbordante que tem tanta sorte de ter. Você terá uma oportunidade hoje, pois é provável que projetos inovadores surjam em seu caminho. Se você enfrentar seus demônios, encontrará uma oportunidade única de se livrar dos medos que carrega consigo há tanto tempo. Previsão para 26/11/2024
Suas paixões têm se agitado como um animal enjaulado nos últimos dias, Sagitário. Agora é a hora de deixá-los sair. Parte do que você expressa pode provocar surpresa ou desaprovação, mas isso não é motivo para ficar em silêncio. Se você não se expressar, poderá ocorrer doença. Seu objetivo deve ser ser fiel ao seu eu interior. Em última análise, essa é a única maneira de ser feliz e saudável. Previsão para 26/11/2024
Que dia estranho, Capricórnio! Você se sente como se tivesse recebido uma passagem só de ida para um lugar distante. A partida é iminente, não lhe dando tempo para fazer as malas ou se despedir. Não há um momento a perder. Você está intrigado com a aventura, mas tem medo de ir. Todos os sinais indicam que será benéfico embarcar naquele avião. Envie um cartão postal aos seus entes queridos assim que chegar ao seu destino. Previsão para 26/11/2024
Quando o dia terminar, você o verá como algo incomum, Aquário. Idéias malucas brotaram em sua cabeça como cogumelos. Você pode ter imaginado partir imediatamente para uma viagem ao redor do mundo, ou traçado planos para uma invenção doméstica, ou visualizado uma abertura inteiramente nova no mundo online. Não descarte essas ideias como irrealistas. Eles não são. Previsão para 26/11/2024
É provável que haja algum tumulto em sua vida emocional neste momento, Peixes. Você pode sentir uma necessidade urgente de ter uma conversa franca com seu parceiro. A tensão pode surgir se você insistir cada vez mais sobre a necessidade de fazê-lo. A raiva ou a alienação podem ser evitadas se você expressar seus sentimentos com clareza e compaixão. Previsão para 26/11/2024