Dólar hoje 5,649
26° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 25/05/2025 22:27 | Por Todo Segundo

Paulo Dantas deve trocar o MDB pelo PSD antes das eleições de 2026

Governador deixará o MDB após décadas, em acordo para reforçar candidatura de Renan Filho ao governo
Luciano Amaral, Kassab e Paulo Dantas na cerimônia de filiação ao PSD em Brasília - Foto: Reprodução / PSD

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), está prestes a fazer um movimento decisivo no xadrez político estadual: sua filiação ao PSD, comandado nacionalmente por Gilberto Kassab, já é tratada como questão de tempo. A mudança de legenda deve ocorrer entre o fim de 2025 e o início de 2026, coroando um processo de aproximação política que ganhou força nos últimos meses.

Apesar de ter uma longa trajetória no MDB, sigla pela qual se elegeu deputado estadual e chegou ao governo, Dantas vem estreitando relações com Kassab desde que o deputado federal Luciano Amaral — seu primo — se filiou ao PSD e assumiu o comando do diretório estadual da legenda em Alagoas.

A entrada de Amaral no partido foi o ponto de inflexão para abrir caminho à migração do governador. A mudança, no entanto, tem sido articulada com cuidado para não causar ruídos dentro do MDB, sobretudo entre as principais lideranças da sigla no estado.

Nos bastidores, a movimentação de Dantas conta com o aval de figuras-chave como o senador Renan Calheiros e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor. Ambos estiveram presentes na cerimônia de filiação de Luciano Amaral, num gesto interpretado como sinal verde para a transição do governador.

Parte fundamental desse acordo é o compromisso assumido por Dantas de não disputar nenhum cargo nas eleições de 2026. Em vez disso, o governador concentrará esforços na articulação da candidatura de Renan Filho (MDB) ao governo do estado, fortalecendo a base governista e contribuindo para a coesão interna entre MDB e PSD.

A ida de Paulo Dantas para o PSD é vista como estratégica. Ao mesmo tempo em que fortalece o partido no estado, mantém sua própria influência política sem provocar rachas com aliados históricos. Já o MDB se concentra na construção da candidatura majoritária e na preservação de sua força institucional.

Com esse reposicionamento, o PSD de Kassab ganha tração em Alagoas, enquanto o MDB preserva o protagonismo no projeto de poder para o próximo ciclo eleitoral. A engenharia política que se desenha entre Kassab, Dantas e Renan Calheiros promete ser um dos fatores centrais para definir os rumos da eleição de 2026 no estado.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram