Dólar hoje 5,802
28° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Política
Postada em 11/03/2017 22:36 | Atualizada em 11/03/2017 22:44 | Por Todo Segundo

Secretários de Rogério Teófilo entram em rota de colisão em Arapiraca

Adoniran Guerra chegou a ameaçar entregar o cargo diante da pretensão de Aurélia Fernandes
Secretários de Rogério Teófilo entram em rota de colisão em Arapiraca - Foto: Divulgação
Por Roberto Gonçalves

Com pouco mais de dois meses e meio da gestão do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) dois secretários  municipais entraram em rota de colisão. Os protagonistas foram a vereadora licenciada Aurélia Fernandes (PSB) que ocupa a pasta da Saúde  e o responsável pelo setor de compras e licitação o mega empresário Adoniran Guerra.

O motivo da discórdia, a disputa do jogo de interesses no setor de compras e licitação que Aurélia pretendia ter total controle de forma soberana e independente com o controle direto da compra e lcitação de medicamentos que abastecem postos de saúde e unidades básicas do município.

 Até uma sala foi organizada com funcionários da pasta da saúde para organizar o esquema que seria controlado na propria pasta, tudo internammente e diretamente contralado pela titular da saúde, que já ocupou a pasta por cinco anos nas gestões de Célia Rocha (PSL)  e Luciano Barbosa (PMDB).

Na pasta na gestão de Barbosa, Aurélia consegui se eleger vereadora pela primeira vez sendo a mais votada da eleição de 2012. Contrariado nos seus interesses,  Adoniran Guerra ameaçou entregar o cargo ao prefeito Rogério Teófilo caso a pretensão de Aurélia fosse mantida. Para evitar problemas e um escândalo nesses  dois meses e meio de governo, o gestor tomou uma  decisão sensata e tirou os poderes a mais de Aurélia Fernandes que retornou a pasta com muita sede para ir ao pote.  

Encontro do PMDB
A executiva estadual do PMDB segue no dia a dia realizando diversos contatos com uma série de ex-prefeitos e ex-deputados na intenção de formar uma chapa extremamente forte contendo nomes já conhecidos para a disputa da Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Conforme informações recebidas por este blog, no dia 25 deste mês terá um grande encontro no Clube dos Fumicultores, no Centro de Arapiraca para discutir o assunto.

Encontro do PMDB 02
O senador Renan Calheiros, o líder do partido em Alagoas, trabalha com a possibilidade de formar uma chapa composta com Ronaldo Lessa (PDT), Régis Cavalcante (PPS), Rosinha da Adefal (PT do B), Givaldo Carimbão (PHS), Nivaldo Albuquerque (PRP), Sérgio Toledo (PSC), Paulão (PT) e até mesmo com Severino Pessoa, caso o deputado troque de legenda e se transfira para o PSD. Neste xadrez do PMDB, algumas posições seguem indefinidas, mas alguns são dados como certos na disputa, a exemplo do ex-prefeito de Palmeira dos Índios James Ribeiro (PMDB).

Encontro do PMDB 03
Outros nomes da reção são o ex-prefeito de São Luiz do Quitunde, Cícero Cavalcante ou sua filha Flávia Cavalcante, o ex-prefeito do Pilar, Carlos Alberto Canuto, o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó, Alay Correa, Silvanio Barbosa, Lula Cabeleira, o cardiologista José Wanderley Neto, Fernando Pereira, entre outros. De acordo com informações chegadas ao blog, todos os nomes citados poderão fazer parte da chapa para estadual. Sobre o encontro que acontecerá em Arapiraca no dia 25 deste mês, será o primeiro de uma série de cinco. Os demais encontros acontecerão em outras regiões do Estado.

Emendas de Biu beneficiam oito cidades de Alagoas

O senador Benedito de Lira (PP) anunciou a liberação de emendas parlamentares de sua autoria no valor total de 1 milhão, 973 mil, 912 reais, que beneficiam Maceió e outros 7 municípios (Igaci, Marechal Deodoro, Tanque D’Arca, Penedo, Junqueiro, Olho D’Água Grande e Barra de São Miguel). Cerca de 45% desses recursos foram liberados pelo Ministério da Integração. O Ministérios das Cidades aportou outros 35% dos recursos e os Ministérios da Saúde e do Turismo, cada um com 10%, completam o lote das liberações.

Emendas de Biu 02
O município de Barra de São Miguel foi quem recebeu a maior parcela: cerca de 593 mil reais. Esse dinheiro foi liberado para o ex aliado prefeito Zezeco(PMDB). Parte desses recursos é resultado de emenda parlamentar de autoria deputado Arthur Lira(PP), lider na Câmara Federal de sua bancada  O segundo da lista em volume de recursos é Marechal Deodoro, com aproximadamente 445 mil reais. Esse dinheiro é destinado a obras viárias no conjunto habitacional Terra da Esperança. Penedo é o terceiro da relação.

Revoado do PMDB
Deputados estaduais do PMDB de Alagoas ignoram as tentativas do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) de demonstrar força e, assim como faz o ministro do Turismo Marx Beltrão, já avaliam a melhor rota de fuga para deixar o partido. A revoada pode acontecer antes da janela partidária de abril de 2018. Na lista dos revoltados que cogitam deixar o PMDB em razão tratamento dispensado pelo ex-presidente do Senado e pelo governador Renan Filho (PMDB) aos aliados. Do grupo de onze parlamentares seis podem tomar novos rumos  são eles: Davi Davino Filho, Jairzinho Lira, Thaíse Guedes, Marquinhos Madeira, Galba Novaes e até mesmo o ex-líder do Governo de Alagoas, Ronaldo Medeiros.

Julgamento das contas de Teo Vilela
No próximo dia 22, o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) vai julgar a prestação de contas do ex-governador Teotonio Vilela Filho, referente ao exercício financeiro de 2011. A solicitação de sessão especial foi do relator, conselheiro Anselmo Brito. O Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL) pede a rejeição das referidas contas por apresentar várias irregularidades como a não aplicação do limite mínimo em educação e saúde.Para o procurador-geral do MP de Contas, Rafael Rodrigues de Alcântara, essas são as irregularidades mais graves num Estado que ostenta o pior desempenho na educação pública no Brasil e presta um péssimo serviço de saúde.

Julgamento das contas 02
“A alocação dos recursos públicos não teve o resultado prático nas melhorias do serviço público essencial como é a educação. O descumprimento formal ocasionou um dano grave à realidade da sociedade alagoana na medida que em alguns casos, foi registrado um retrocesso nas notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em algumas faixas etárias”, ressaltou o Rafael Alcântara. Ao todo, o MP de Contas identificou 19 irregularidades na prestação de contas de 2011 do Governo de Alagoas.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram