Dólar hoje 5,802
28° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Política
Postada em 07/03/2017 23:14 | Atualizada em 07/03/2017 23:35 | Por Todo Segundo

Vereadores criticam composição de Comissões da Câmara

Edis afirmam que Regimento Interno não foi respeitado e existem disputas de egos e de poder por parte de alguns colegas
Vereadores criticam composição de Comissões da Câmara - Foto: Reprodução/TSE
Por Roberta Sampaio / F5 Alagoas

A Composição das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios para o biênio 2017/2018 foi definida. Para falar sobre o assunto o Portal F5 Alagoas entrevistou os vereadores palmeirenses Cristiano Ramos (PDT) e Agenor Leôncio (PSB) e os mesmos se disseram insatisfeitos com a forma como foi feito o processo para definir os nomes dos componentes das quatro comissões que fazem parte da Casa de Leis.

De acordo com o vereador Cristiano Ramos, um dos motivos principais da sua crítica, que ele fez questão de colocar nesse caso como construtiva, foi alguns dos colegas não terem respeitado o Regimento Interno da Casa, onde é dito que cada partido tem direito de ter um representante em uma das Comissões Formadas na Câmara de Vereadores.

“O meu partido não terá representatividade em nenhuma das Comissões. Ficaram de fora também o Partido de Agenor (PSB) e ainda o partido do vereador Maxuel (PMN). São quatro Comissões, cada uma com o seu presidente e mais dois membros. Isso significa dizer que teríamos como fazer as composições com ao menos um representante de cada partido. Mas infelizmente isso não aconteceu”, disse Cristiano Ramos.

Ainda de acordo com o vereador pedetista, ao contrário do seu partido e dos outros dois citados anteriormente, houve partido, a exemplo do PMDB, que teve três representantes escolhidos para compor as Comissões. Foram eles: Adelaide França (PMDB), Joelma Toledo (PMDB) e Pedrinho Gaia (PMDB).

Presidência
Outro ponto levantado pelo vereador Cristiano, foi o fato de que as presidências das comissões foram compostas pelos vereadores do “G8” (abreviação utilizada para definir o número de participantes), que agora passou a ser “G9, G10”). Enfim, O fato é que, desde o início da legislatura se comenta sobre uma certa “divisão” entre os vereadores. Mesmo com todo o empenho de alguns edis em negar e tentar passar a harmonia tão almejada.

“As presidências das Comissões estão com o grupo deles. Ora, sabemos que este é o cargo de destaque e força, já que, na maioria das vezes os componentes acompanham o voto do presidente da Comissão. Então, o que vejo é um tipo de articulação que não desejamos ter na Câmara. Queremos a união sim, mas nunca podemos subestimar a inteligência do outro. Somos vereadores e temos os mesmos direitos e deveres”, destaca Cristiano Ramos.

Ao ser indagado se o mesmo foi informado sobre a composição das Comissões, Cristiano respondeu que: “Fomos informados sim. Mas não tivemos oportunidade de opinar. Quando cheguei à Câmara já estava tudo definido. Então, não fomos consultados. Fomos simplesmente informados. E, penso que essa não seja a maneira mais correta de se tratar os colegas que são iguais. Não quis tumultuar, nem tão pouco me indispor com alguns dos vereadores. Por isso, tomei a decisão de aceitar as decisões e me manter fora das Comissões”, comentou.

Disputas internas
Outro vereador entrevistado foi Agenor Leôncio (PSB), que confirmou tudo o que foi dito por Cristiano Ramos (PDT), acrescentando o seguinte: “O que estamos vendo é uma disputa de poderes e egos. Teve vereador que “bateu o pé” e disse que não aceitaria ficar de fora das Comissões. Não vejo necessidade para tanto. Até porque estar de fora das Comissões não irá atrapalhar meu trabalho em prol dos palmeirenses. Ratifico que, meu compromisso é com o povo de Palmeira dos Índios e com o prefeito Júlio Cezar. O povo sabe disso. O prefeito tem absoluta certeza disso”, garante Agenor.

Múltiplos cargos
Os vereadores destacaram também o fato de que apenas um vereador - Fabiano Gomes (PSC) ter sido escolhido para compor duas Comissões: Finanças e Orçamento e Obras e Serviços Públicos. Lembrando que o vereador Fabiano ainda faz parte da mesa diretora com o cargo de 1º Secretário.

As comissões
As Comissões Permanentes realizam de estudos, investigações e a apresentam de proposições. Além de realizarem audiências públicas e análises de aprovação ou rejeição de projetos. Ao todo, são quatro Comissões Permanentes, onde cada uma possui presidente e dois membros.

Veja abaixo o nome e os cargos:

Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final:
• Presidente – Madson Monteiro (PHS)
• Membro – Adelaide França (PMDB)
• Membro – Ronaldo Raimundo (PROS)

Comissão de Finanças e Orçamento:

• Presidente – Toninho Garrote (PP)
• Membro – Fabiano Gomes (PSC)
• Membro – Joelma Toledo (PMDB)

Comissão de Obras e Serviços Públicos

• Presidente – Abraão Paulino (PRTB)
• Membro – Fabiano Gomes (PSC)
• Membro – Fábio Targino (PEN)

Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social

• Presidente – Pedrinho Gaia (PMDB)
• Membro – Dindor (PRTB)
• Membro – Val Enfermeiro (PMN)
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram