Dólar hoje 5,815
30° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 31/10/2016 13:24 | Atualizada em 31/10/2016 22:48 | Por Todo Segundo

Vitória de Rui Palmeira o credencia a disputar governo em 2018

Reeleição a prefeito de Maceió fortalece possível candidatura ao governo do estado nas próximas eleições
Vitória de Rui Palmeira o credencia a disputar governo em 2018 - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Do Todo Segundo

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB) não conseguiu eleger prefeitos na capital Maceió, maior colégio eleitoral seguido pela cidade de Arapiraca, Rio Largo, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia, ou seja, as principais cidades do Estado. Com isso, o governador perde musculatura política e sai desfortalecido do pleito para 2018.

A reeleição do candidato Rui Palmeira (PSDB) que confirmou a vitória em 2º turno no último domingo (30), a prefeito de Maceió para os próximos quatro anos, o credencia a uma possível candidatura a governador nas próximas eleições, quando deve enfrentar nas urnas o atual governador, Renan Filho, filho do presidente do Senado.

O representante tucano teve 241.977 votos, o que corresponde a 60,27% dos votos válidos, contra 159.542 de Cícero Almeida (PMDB), com 39,73%. O resultado das eleições na capital alagoana confirmou as pesquisas de intenção de votos que já apontavam a reeleição do candidato Rui Palmeira.

A última pesquisa Ibope o mostrava com 64% dos votos válidos, enquanto Cícero Almeida tinha 36%. Os números estão dentro da margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou menos.

Assim como aconteceu no cenário nacional, o PSDB de Alagoas saiu fortalecido com o resultado das eleições no estado. O presidente do PSDB e possível candidato do partido ao Planalto em 2018, o senador Aécio Neves afirmou neste domingo que os tucanos saíram dessa eleição fortalecidos para concorrer à Presidência. "Se tem um partido que sai fortalecido dessa eleição, esse partido é o PSDB", afirmou o parlamentar.

Na condição de prefeito reeleito, Palmeira deve seguir com promessa de campanha de redução de custos a partir de mudanças na estrutura administrativa. “Temos uma consultoria contratada que está trabalhando nesse sentido. Nós queremos enxugar a máquina para dar mais eficiência. Isso já está sendo feito”, destacou.

Antes mesmo do resultado das eleições o nome de Rui Palmeira era especulado como o candidato do PSDB para o governo do estado de Alagoas nas eleições que acontecem em 2018. O prefeito reeleito desconversa sobre o assunto e segundo ele sua preocupação nesse momento é governar Maceió.

Na disputa para senador, sobram pré-candidatos, o que pode dificultar renovação do mandato de Renan Calheiros. São citados como possíveis candidatos os ex-governadores Teotônio Vilela (PSDB) e Ronaldo Lessa (PDT), o senador Benedito de Lira (PP), o ministro dos Transportes, Maurício Quintela (PR), e o ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB).
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram