Dólar hoje 5,216
28° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Religião
Postada em 26/08/2015 18:24 | Atualizada em 26/08/2015 18:32 | Por Todo Segundo

Sistema Prisional de Alagoas acolhe imagem de Nossa Senhora Aparecida

Reeducandos dos presídios Baldomero Cavalcanti e Santa Luzia receberam a benção do padre Lídio Torres; iniciativa da Seris está amparada na Lei de Execução Penal
Sistema Prisional de Alagoas acolhe imagem de Nossa Senhora Aparecida - Foto: Ascom Seris
Por Victor Costa / Ascom Seris

Recomeçar, corrigir os erros do passado e viver em harmonia através da fé, essa foi uma experiência que os reeducandos tiveram ao receber a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e a bênção do padre da Catedral, Lídio José Torres. O encontro realizado nos módulos dos presídios Baldomero Cavalcanti e Santa Luzia, nesta quarta-feira (26), foi uma iniciativa da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Agentes penitenciários, diretores e profissionais que prestam assistência nas unidades estiveram engajados na ação de fé que contou com o apoio da Pastoral Carcerária. De acordo com a advogada Alzira Gobcevich, a iniciativa da Seris está amparada na Lei de Execução Penal 7.210/84 Art. 10, que prevê diversas ações de assistência religiosa no sistema prisional. “O objetivo da reclusão não é punir, mas sim a ressocialização”, lembra Alzira Gobcevich.

De acordo com o padre Lídio, a peregrinação de Nossa Senhora Aparecida no Baldomero Cavalcanti e no Santa Luzia representa um momento de renovação. “O grande lugar da liberdade é o nosso coração. Diante de momentos difíceis que atordoam o coração, precisamos ser renovados pela fé, a fim de transformar nossas atitudes em exemplos para aqueles que querem seguir o caminho da verdade e da justiça de Deus”, salienta.

O presidente da Pastoral Carcerária, Veronildo Dantas, explica que o trabalho voluntário desenvolvido pelo grupo segue as diretrizes da Igreja Católica, prestando assistência religiosa e humanitária aos reeducandos. “Temos um bom retorno. Os homens e mulheres encarcerados buscam carinho, conforto e oportunidade para recomeçar, enquanto nós mostramos que esse sonho é possível seguindo a palavra de Deus”.

“Buscamos conhecer a realidade dos encarcerados para, posteriormente, transmitir uma mensagem de esperança e orientá-los na prática do bem ao próximo. Perante Deus, todos nós somos reeducandos, pois cometemos pecados”, conclui Veronildo Dantas.

A reeducanda Andreza Santos falou da honra em receber a benção do padre Lídio diante da imagem da Padroeira do Brasil, dentro do sistema prisional. “Estamos nos reeducando diariamente para enfrentar um grande desafio: corrigir nossos erros e sermos reintegrados no futuro. Para isso precisamos alimentar nossa fé diariamente. Esse momento renovador nos fortalece espiritualmente”, comenta.

A Pastoral Carcerária, criada em 1977, surgiu a partir da necessidade de mudar a visão em relação ao reeducando, proporcionando esperança e conforto para aqueles que estão encarcerados e perderam a fé. Há uma necessidade de resgatar os sonhos no sistema prisional e, consequentemente, melhorar a saúde e auto-estima, além de garantir mais segurança por meio de ações lúdicas e voltadas à qualificação profissional.

Todas as segundas-feiras são realizadas reuniões da Pastoral Carcerária. Na ocasião, os participantes recebem orientações e instruções, tiram dúvidas sobre a missão e elaboram uma agenda de ações, inclusive com visitas aos parentes dos reeducandos para prestar apoio e orientação religiosa. Aqueles que tiverem interesse em colaborar com os trabalhos da Pastoral devem entrar em contato pelos telefones: (82) 9 8876-8708 e (82) 33336-1757.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram